PROFSAUDE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO PROFISSIONAL EM SAÚDE DA FAMÍLIA FACULDADE DE MEDICINA Telefone/Ramal: (82) 3214-1157

Banca de DEFESA: MEIREANE FIRMINO PEREIRA

DISCENTE : MEIREANE FIRMINO PEREIRA
DATA : 27/09/2022
LOCAL: Online Síncrona

CARACTERIZAÇÃO DO PRÉ-NATAL ODONTOLÓGICO EM MUNICÍPIO DO INTERIOR DO NORDESTE BRASILEIRO

gestação; pré-natal odontológico; atenção primária à saúde.

Introdução: O pré-natal visa garantir o desenvolvimento da gestação saudável através de seu acompanhamento clínico, abordagem de aspectos psicossociais e atividades educativas e preventivas. O pré-natal odontológico apresenta-se como parte integrante dele, por meio dos atendimentos clínicos e de atividades de prevenção e promoção de saúde bucal, que garantem a saúde da gestante e do bebê na fase intrauterina, além da continuidade do cuidado pós-natal. Objetivo: Caracterizar o pré-natal Odontológico no Município de Feira Grande, Alagoas, Brasil, com vistas à garantia da integralidade da atenção à saúde da gestante e do bebê. Métodos: Estudo observacional transversal com abordagem quantiqualitativa, realizado na Estratégia Saúde da Família (ESF) do município Feira Grande, Alagoas, Brasil. Foram realizadas entrevistas com os cirurgiões-dentistas e com as gestantes assistidas pelas ESF. Foram analisadas as variáveis sociodemográficas dos cirurgiões-dentistas e das gestantes, caracterização do pré-natal, conhecimento técnico dos cirurgiões-dentistas sobre a atuação no pré-natal odontológico e percepção das gestantes sobre o pré-natal odontológico. Na análise quantitativa as variáveis foram descritas em frequência relativa e absoluta. Na análise qualitativa foi realizada análise textual descritiva simples. Resultados: Na perspectiva dos cirurgiões dentistas, as potencialidades foram: execução do pré-natal odontológico em 100% das ESF, consenso quanto a associação doença periodontal aos riscos na gestação e quanto a escolha do segundo trimestre como melhor período para atendimento das gestantes. Das dificuldades: ausência de formação específica, não conhecimento claro sobre as práticas de cuidado, insegurança na realização das práticas odontológicas, ausência de clareza quanto às condutas clínicas no âmbito odontológico. Na perspectiva das gestantes, potencialidades: 15 das 16 gestantes afirmaram existir atendimento odontológico às grávidas em suas respectivas ESF, todas relataram considerar importante a ida ao cirurgião-dentista, 11 das 16 relataram terem sido agendadas para consulta odontológica antes de solicitarem marcação. Das dificuldades: falta de conhecimento sobre a importância do pré-natal, centralidade no papel da enfermagem na indicação/encaminhamento, ausência de grupos de gestantes com foco no cuidado odontológico, necessidade de organização do cuidado, hesitação/medo. Conclusão: Embora a cobertura do pré-natal odontológico no município apresente-se satisfatória, é relevante melhorar a qualidade do serviço. Recomenda-se que planos de Educação Permanente direcionados aos Cirurgiões-Dentistas sejam implementados, bem como a toda equipe das ESF no município para melhoria e fortalecimento do pré-natal odontológico.

Externo à Instituição - TARCÍSIO FULGÊNCIO ALVES DA SILVA - UPE
Presidente - 1077694 - CARLOS DORNELS FREIRE DE SOUZA
Interno - 1164377 - MICHAEL FERREIRA MACHADO
Notícia cadastrada em: 22/09/2022 11:34