ACOLHIMENTO EM UMA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE DE UM MUNICÍPIO DE SERGIPE
Acolhimento. Acesso aos Serviços de Saúde. Unidade Básica de Saúde. Estratégia de Saúde da Família. Atenção Primária à Saúde.
As dificuldades de acesso da população aos serviços de saúde na Atenção Primária à Saúde são apontadas como grande entrave para sua consolidação como ordenadora da Rede de Atenção à Saúde no Sistema Único de Saúde. O acolhimento é visto como mecanismo que possibilita ampliação do acesso ao usuário e efetivação da missão da Atenção Básica como principal porta de entrada do sistema. Esse estudo teve como objetivo conhecer a compreensão dos profissionais e usuários sobre a organização e realização do acolhimento no processo de trabalho em uma Unidade Básica de Saúde do município de Neópolis, Sergipe. Trata-se de um estudo qualitativo, observacional. Os participantes da pesquisa foram 13 profissionais de saúde e 10 usuários de uma Unidade Básica de Saúde da zona urbana do referido município. Os dados foram coletados por meio de entrevistas individuais, as quais foram gravadas. A análise de dados foi embasada na teoria de análise de conteúdo, em quatro fases, conforme recomendações de Malheiros. A partir da análise dos dados foram estabelecidas duas categorias, a primeira categoria “Percepção do acolhimento” e subcategorias “nas relações”, “na qualidade do atendimento”, “na rotina de trabalho” e “na qualificação profissional” e a segunda categoria “Acolhimento no processo de trabalho” com as subcategorias “dificuldades e barreiras de acesso” e “fluxo dos usuários na Unidade Básica de Saúde”. Os resultados evidenciaram que tanto os profissionais quanto os usuários correlacionaram acolhimento ao campo das relações entre ambos, sendo reconhecido em todos os espaços. Também foi possível identificar a necessidade de melhor gerenciamento da agenda, condutas e posturas como barreiras de acesso e déficit de materiais e medicamentos que podem contribuir como obstáculos. A falta de preparo profissional foi outro ponto o qual pode sugerir deficiência por parte da gestão. O acolhimento é identificado como ferramenta de qualidade no SUS e reflexões quanto ao fluxo dos usuários na unidade devem ser realizadas, avaliando a prática profissional de modo articulado entre os profissionais e com envolvimento dos gestores locais para sua efetivação. Deste modo, esta pesquisa gerou como produto uma capacitação onde serão realizadas oficinas pedagógicas, com o objetivo de capacitar os profissionais para estruturação da prática do acolhimento na organização do processo de trabalho.