Práticas informacionais na web social: uma análise espaço-temporal sobre o comportamento do influenciador digital no Youtube
As mídias sociais são plataformas que trabalham potencializando a disseminação e a troca constante de informações entre usuários. Tais estruturas permitem que o indivíduo não apenas receba a mensagem, mas também atue produzindo novos conteúdos, mobilizando e sendo mobilizado por estes. Nesse universo merece destaque a figura dos influenciadores digitais, sujeitos caracterizados pela grande relevância e capacidade de mobilização nesses espaços digitais. O presente trabalho consiste em um estudo sobre as práticas informacionais e o comportamento do influenciador na plataforma YouTube por meio de um olhar da Ciência da Informação, no qual busca contribuições conceituais e teóricas no diálogo interdisciplinar que o contexto estudado exige. Propõe-se um estudo exploratório pautado nos estudos de mediação com aporte dos estudos métricos de mídias sociais a fim de verificar empiricamente a atuação e desempenho de um grupo de Youtubers brasileiros e assim compreender os fatores que interferem na sua performance ao longo do tempo.
Práticas informacionais; influenciadores digitais; YouTube; Ciência da Informação.