Pós-verdade, fake news e auditabilidade da informação nos portais de fact-checking brasileiros: análise das notícias veiculadas nas eleições presidenciais de 2018
A Internet tem possibilitado acesso a um conjunto diversificado de informações que não se encontram mais limitadas a espaços físicos ou temporais. Entretanto, as informações disponibilizadas nas redes telemáticas podem circular sem monitoramento, possibilitando a disseminação de fake news. Esta prática está diretamente ligada a outro fenômeno, a pós-verdade. Apesar de nomenclaturas rebuscadas, referem-se a ações praticadas há anos, o que difere, porém, é o impacto que as mesmas têm causado na atualidade em virtude a amplitude que a Internet e a tecnologia têm proporcionado à sociedade. Nesta perspectiva, objetiva-se estudar o processo de desinformação e a auditabilidade da informação para que se possa verificar a presença de fake news produzidas no período eleitoral presidencial brasileiro de 2018. Pesquisa classificada como exploratória e descritiva. Exploratória, pois permite aprofundamento teórico da temática em questão, já descritiva pela necessidade de apresentar a metodologia dos fact-checking e, consequentemente, posterior análise. O recorte da pesquisa dar-se-á por meio de quatro agências nacionais que trabalham com auditagem da informação: Agência Lupa, Aos Fatos, Agência Publica e Estadão Verifica. Utilizar-se-á a metodologia de observação sistemática dos sites das agências mencionadas e os dados serão apresentados e analisados considerando as abordagens qualitativa e quantitativa.
Auditabilidade da Informação. Fact-checking. Fake News. Pós-verdade.