Redes de colaboração científica: avaliação sobre o impacto da produção científica dos docentes de Ciência da Informação no Nordeste
O desenvolvimento das tecnologias digitais tem refletido em alterações significativas no modelo de ciência moderna que conhecemos. Observa-se o surgimento de novos canais de comunicação formais e informais, bem como a inserção de novas etapas no processo de produção e comunicação da ciência. Elaborar estudos de forma colaborativa tornou-se ainda mais propício dada a redução de espaço e tempo entre as comunicações. Estudar o comportamento dos atores nessas redes sociais de colaboração pode corroborar na mensuração do impacto da produção científica dos mesmos, indicando centralidade, densidade, líderes e pontos nodais. O estudo objetiva, portanto, investigar o impacto da produção científica dos docentes dos Programas de Pós-graduação em Ciência da Informação da região Nordeste do Brasil nos últimos cinco anos. Através de um estudo descritivo com enfoque misto, será realizado um estudo cientométrico utilizando o software ScripLattes, uma ferramenta de extração de dados compatível com a Plataforma Lattes. A análise dos dados obtidos na pesquisa será feita a partir de sua estruturação utilizando a técnica de Análise de Redes Sociais (ARS) com o uso de relatórios gerados pelo software ScriptLattes.
Estudos Métricos da Informação. Redes de Colaboração. Produção científica. ScriptLattes.