PERCEPÇÃO DOS DOCENTES DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS EM RELAÇÃO À DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA
divulgação científica; universidade pública federal; pesquisadores; docentes.
Expressivos são os avanços científicos e as contribuições decisivas de cada pesquisa, nas mais diversas áreas de conhecimento, para a melhoria da vida em sociedade. No contexto brasileiro, as universidades públicas federais são expoentes na produção da ciência. Tais instituições e seus docentes pesquisadores, na contemporaneidade, passaram a ser alvos de processos desinformativos, sobretudo, nas redes sociais, por meio de discursos que atentam contra a validade dos estudos acadêmicos realizados nesses ambientes organizacionais. Diante desse cenário, o presente trabalho tem como objetivo geral conhecer qual é a percepção dos docentes da Universidade Federal de Alagoas em relação à divulgação científica, uma vez que essa atividade se evidencia pelo potencial de dialogar com o público acerca da pesquisa produzida em tais espaços epistêmicos. Em seus objetivos específicos, propõem-se verificar o que os pesquisadores entendem por divulgação científica; identificar se participam ou se têm interesse em participar de atividades de divulgação científica, nos meios de comunicação da instituição ou por outros meios; examinar como avaliam a relevância social da atividade. Caracteriza-se como estudo de natureza exploratória, com abordagem qualitativa, valendo-se de referencial teórico e pesquisa documental. Realizar-se-á um levantamento de dados por meio de questionário on-line, cujos dados serão trabalhados por meio dos procedimentos de análise e interpretação. O universo da pesquisa é composto pelo quadro de docentes efetivos da Universidade Federal de Alagoas. A amostra será selecionada a partir do quadro de respondentes.