Banca de DEFESA: PAULO RICARDO SILVA LIMA

DISCENTE : PAULO RICARDO SILVA LIMA
DATA : 24/02/2021
LOCAL: Web conferência

O papel da universidade no incentivo à inovação: proposta de fonte de informação sobre empresas de base tecnológica

Empresa de Base Tecnológica. Fonte de Informação. Inovação. Gestão da Informação. Mediação da informação

As universidades são ambientes propícios para o afloramento das Empresas de Base Tecnológica, munidas de profissionais capacitados para o auxílio da comunidade acadêmica no desenvolvimento de empreendimentos tecnológicos inovadores e iniciativas estratégicas voltadas ao incentivo e à promoção do crescimento e inserção desses negócios no mercado. Entretanto, muitas universidades brasileiras não possuem fontes informacionais eletrônicas especializadas relacionadas a esses tipos de empresas, nascidas em suas dependências, dificultando, assim, a organização e o acesso de informações essenciais acerca de tais instituições para a sociedade, o que contribui a um só tempo para a invisibilidade dos produtos e serviços produzidos mediante o conhecimento científico e os processos tecnológicos do corpo institucional. Nesse sentido, a presente pesquisa tem por objetivo propor a criação de uma fonte de informação eletrônica que sistematize e divulgue as informações geradas pelas empresas de base tecnológica das universidades federais da Região Nordeste. Trata-se de um estudo de caso descritivo, com abordagem qualitativa, nas universidades federais de Alagoas, Pernambuco e Sergipe. Constatou-se que, apesar de as universidades do nordeste apresentarem iniciativas inclinadas para o desenvolvimento de Empresas de Base Tecnológica, a exemplo de incubadoras, polos tecnológicos e centros de empreendedorismo, não possuem uma fonte informacional eletrônica para organizar e mediar informações para a sociedade. Desse modo, a criação de uma fonte de informação promoveria a visibilidade e a gestão desses negócios inovadores, cabendo aos desenvolvedores e gestores priorizarem pela criação de uma interface virtual livre de barreiras, capaz de possibilitar uma boa utilidade, interação, usabilidade, acessibilidade e segurança das informações pelo usuário.

Presidente - 1454996 - LUCIANA PEIXOTO SANTA RITA
Interno - 1775122 - IBSEN MATEUS BITTENCOURT SANTANA PINTO
Interno - 1323823 - EDIVANIO DUARTE DE SOUZA
Externa à Instituição - MARTHA SUZANA CABRAL NUNES - UFS