Práticas informacionais na web social: uma análise espaço-temporal sobre o comportamento do influenciador digital no Youtube
Influenciadores digitais. Práticas informacionais. Mediação da Informação. Youtube.
As práticas informacionais em contextos digitais trazem novos olhares acerca das diversas formas de
interações na web social e das possibilidades destas para reflexões acerca da influência social e da
identificação do usuário enquanto sujeito informacional e agente influenciador. Caracterizados como
indivíduos que influenciam e, ao mesmo tempo, são influenciados pelo mundo, tais atores estão
constantemente sujeitos a fatores internos e externos que contribuem para mudanças em suas ações e
comportamentos. A cultura dos influenciadores digitais tem sido investigada por diversas interpretações, visto
que esses indivíduos, além da relação direta que mantêm com as plataformas nas quais atuam, carregam
consigo elementos de ordem psicológica, social, cultural e econômica. Esta pesquisa consiste em analisar os
influenciadores digitais na plataforma YouTube sob a perspectiva das práticas informacionais, buscando
compreender o seu desempenho perante o público ao longo do tempo. Para tanto, reflete a influência social a
partir do diálogo interdisciplinar entre a Ciência da Informação e a Comunicação, permitindo visualizar o
influenciador em sua complexidade, bem como os dispositivos de mediação ao seu alcance e sobre métricas
de mídias sociais que permitem a avaliação de sua performance. Utilizando o método descritivo-exploratório,
realiza: (a) uma revisão sistemática de pesquisas brasileiras de pós-graduação sobre os influenciadores digitais
em várias áreas, refletindo sobre a cultura dessas personalidades no âmbito acadêmico; (b) uma análise
empírica do desempenho dos principais Youtubers brasileiros, a partir de indicadores de um grupo de vídeos
dos seus canais na plataforma. Os canais analisados segundo critérios de popularidade, engajamento e
números elevados foram Felipe Neto, Whindersson Nunes, Felipe Castanhari (“Nostalgia”) e a dupla Lukas
Marques e Daniel Molo (“Você Sabia?”). Na análise do crescimento na plataforma e dos comportamentos
alterados ao longo do tempo a partir da criação de linhas temporais, os resultados indicam um melhor
desempenho em conteúdos de entretenimento e paródia; ciência e curiosidades, e conhecimentos gerais.
Concluiu-se que a influência social promove o surgimento de novos significados que são reformulados de
acordo com o contexto atual. Nesse sentido, os influenciadores sofrem interferências do ambiente digital,
sendo levados a modificarem seus discursos e comportamentos, e por sua vez, suas práticas informacionais, a
fim de obterem aprovação e reconhecimento de seus seguidores.