ÉTICA NO USO DO GERENCIAMENTO ELETRÔNICO DE DOCUMENTOS DO DETRAN/AL
Ética da Informação; Gerenciamento Eletrônico de Documentos; Cidadania Digital
A busca por informações confiáveis e o uso ético da informação é fundamental no mundo globalizado, todos os usuários da informação precisam agir com ética e o governo precisa dar acesso igualitário as pessoas de forma consciente nos variados órgãos públicos brasileiros em todas as esferas. Para cuidar da organização e segurança destes documentos, iniciaram-se os estudos em relação ao Gerenciamento Eletrônico de Documentos (GED) e a ética no uso das mais variadas tecnologias digitais e produtos que visam o gerenciamento de informações de forma eletrônica, fechando o ciclo completo, desde sua criação até o seu arquivamento, assim, este trabalho tem como objetivo geral compreender a questão ética do gerenciamento eletrônico pautado na implementação e agregação dos documentos do Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (DETRAN/AL) e para atingir esse objetivo traçou-se os específicos: a) verificar como funciona o Gerenciamento eletrônico de Documentos, por meio dos softwares disponíveis; b) identificar qual a metodologia aplicada no site do DETRAN/AL no que tange ao Gerenciamento Eletrônico de Documentos; c) identificar os procedimentos técnicos adotados no DETRAN/AL quando do uso do GED e; d) analisar as questões éticas no uso do GED no DETRAN/AL. A pesquisa se caracteriza como descritiva, exploratória, qualitativa, fazendo uso do levantamento bibliográfico e documental, com acesso ao site do DETRAN/AL. Espera-se que o resultado seja positivo quanto as questões de cunho ético, uma vez que iremos analisar um órgão público, onde os cidadãos necessitam de informações precisas e confiáveis.