CHATBOT INCLUSIVO: Estudo Sobre a Relevância dos Agente Conversacionais na Perspectiva da (In)Acessibilidade Informacional Digital
Chatbot inclusivo – aplicabilidade; acessibilidade em chatbots; agentes conversacionais acessíveis; Acessibilidade Informacional Digital; Revisão Sistemática da Literaturas.
Os chatbots e os voicebots são a nova fronteira da interação que desafiam os limites tecnológicos sobre as possibilidades para a comunicação e o atendimento ao cliente e aos usuários da informação. A pesquisa sobre esses agentes é peremptória para avaliar seus impacto e desafios. Logo, a questão problema é: “Dada a importância do Chatbot como Ator-Rede na Mediação da Informação, esses agentes conversacionais são também actantes no contexto da acessibilidade informacional digital? O estudo foca na aplicabilidade dos Chatbots Inclusivos no enfrentamento à falta de acessibilidade às informações no contexto digital. O objetivo da pesquisa é investigar a presença dos Agentes Conversacionais Inclusivos como atores-rede e mediadores da Informação no contexto da Acessibilidade Informacional Digital. Assim foi conduzida uma pesquisa de caráter exploratório com abordagem mix método – quanti/quali no modo sequencial, empregando a técnica de Revisão Sistemática da Literatura com o intuito de ser um aporte para analisar artigos que tratem de questões relacionadas a acessibilidade promovida pelos chatbots no contexto digital. Para sistematizar as informações e insights das pesquisas sobre Agentes conversacionais na promoção da acessibilidade, montamos um quadro que fornece o panorama da (in)acessibilidade nas perspectivas na qual os chatbots estão inseridos. São quatro eixos de análise centrados em contextos informacionais; setores; aplicações; e nos níveis/tipos de acessibilidade percebido nos trabalhos analisados. Na reflexão da complexidade das interações sociais e tecnológicas, consideramos os Chatbots como atores-rede na mediação da informação, porque esses agentes atuam como um ponto de interseção entre a tecnologia e os usuários, facilitando o acesso e a compreensão de informações complexas de forma simplificada. Os poucos níveis da acessibilidade universal identificados só estiveram presentes em dois artigos. Os Resultados ressaltam a disparidade quantitativa que há na produção científica quando se trata de Chatbots para o público em geral e quando se trata de demandas específicas.