Pós-Verdade, Fake News e Auditabilidade da Informação:análise das notícias verificadas pelos sites Aos Fatos e Lupa no período eleitoral presidencial de 2018
Auditabilidade da Informação. Desordem Informacional. Fact-checking. Fake News. Pós-verdade.
A Internet tem possibilitado acesso a um conjunto diversificado de informações que não se encontram mais limitadas a espaços físicos ou temporais. Entretanto, as informações disponibilizadas nas redes telemáticas podem circular sem monitoramento, possibilitando a disseminação de fake news. Esta prática está diretamente ligada a outro fenômeno, a pós-verdade. Apesar de nomenclaturas rebuscadas, referem-se a ações praticadas há anos, o que difere, porém, é o impacto que as mesmas têm causado na atualidade em virtude da amplitude que a Internet e a tecnologia têm proporcionado à sociedade. Nesta perspectiva, estudou-se o processo de desinformação e a auditabilidade da informação para que pudéssemos identificar a presença de fake news produzidas no período eleitoral presidencial brasileiro de 2018. Pesquisa classificada como exploratória e descritiva. Exploratória, pois permitiu aprofundamento teórico da temática em questão, já descritiva pois apresentou-se a metodologia dos fact-checking e, consequentemente, posterior análise. O recorte da pesquisa correspondeu a duas agências nacionais que trabalham com a auditagem das informações: Agência Lupa e Aos Fatos. Utilizou-se a metodologia de observação sistemática dos endereços eletrônicos das agências mencionadas e os dados foram apresentados e analisados considerando as abordagens qualitativa e quantitativa.