Marketing científico digital e o papel do editor de mídias sociais nas revistas científicas brasileiras: um estudo propositivo
Marketing Científico Digital. Periódico Científico. Mídias Sociais. Editor de Mídias Sociais
Os periódicos científicos já avançaram muito desde o período predominantemente impresso ao período digital, sobretudo de acesso aberto no qual estamos e possuem papel central no processo de comunicação e popularização da ciência, mas estes ainda estão em constante transformação devido a rápida evolução das tecnologias da informação e comunicação – TICs, exigindo a adoção de novas ferramentas e práticas como elementos determinantes ou condicionantes para a sobrevivência dos periódicos. Nesta perspectiva, o objetivo desta pesquisa é investigar o papel do editor de mídias sociais nas ações de marketing científico digital das revistas científicas brasileiras indexadas na Scientific Electronic Library Online – SciELO. O estudo está dividido em duas partes: pesquisa exploratória para ampliar a percepção geral sobre o tema, adotando como ferramenta para coleta dos dados o formulário online e a entrevista dos editores dos periódicos. Os resultados parciais obtidos nessa investigação permitiram: identificar e traçar o perfil do editor de mídias sociais para periódicos científicos; explorar as nuances do marketing científico digital e contextualizar com a realidade dos periódicos. Com base nos resultados obtidos sugere-se a criação de diretrizes e ferramentas que auxiliem no processo de atuação dos periódicos nas mídias sociais