Banca de DEFESA: DANIELLA PONTES SILVA CIRILO

DISCENTE : DANIELLA PONTES SILVA CIRILO
DATA : 30/09/2021
LOCAL: Web conferencia

ACCOUNTABILITY SOB A PERSPECTIVA DA GESTÃO DA INFORMAÇÃO: ESTUDO DE CASO EM UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA

Gestão da Informação; Accountability; Gestão de Stakeholders

A sociedade informacional traz novas responsabilidades para todos os atores sociais nela inseridos. Nesse contexto, a informação é considerada como um insumo estratégico capaz de gerar benefícios para uma organização. Para as instituições públicas, compete desenvolver políticas de informação e ações estratégicas capazes de orientar o uso eficaz desse recurso. Para a sociedade civil, o acesso à informação tem por finalidade a manutenção de sua soberania, o controle social de políticas públicas que promovam o bem-estar da coletividade e a preservação de direitos políticos, civis e sociais conquistados historicamente. Assim, as organizações que desejam ter um maior nível de qualidade devem dedicar esforços na gestão da informação interna e externa. Uma das dimensões envolvidas no processo de gestão da informação é o relacionamento com os públicos que fazem parte de uma organização. Ocorre que uma organização como uma universidade pública possui públicos diversos, que podem ser chamados de stakeholders. Como os stakeholders estão em constante relação com a organização, é necessário que a instituição pública adote mecanismos que proporcionem a observância da governança e da accountability, elementos indispensáveis para que se alcance a gestão social, uma vez que o cidadão, como titular da coisa pública, tome conhecimento da prestação de serviços eficiente. Assim, o objetivo desta pesquisa é analisar a gestão da informação no processo de accountability da UFAL e verificar se a mesma é voltada para seus stakeholders. No aspecto metodológico, esta pesquisa é de abordagem qualitativa e descritiva. Considerando os objetivos, é possível classificá-la como descritiva e documental. No tocante à escolha do objeto, configura-se como um estudo de caso e utiliza como instrumentos de coleta de dados a entrevista direcionada e a pesquisa documental. Por fim, a técnica adotada para a análise e discussão dos resultados será a análise de conteúdo utilizando como ferramenta o software ATLAS.ti.

Presidente - 1916802 - ANDREW BEHEREGARAI FINGER
Interno - 1323823 - EDIVANIO DUARTE DE SOUZA
Interna - 1454996 - LUCIANA PEIXOTO SANTA RITA
Externo à Instituição - LEONARDO CAIXETA DE CASTRO MAIA - UFU