Banca de DEFESA: JOHN JAIRO GARCIA ARCENTALES

DISCENTE : JOHN JAIRO GARCIA ARCENTALES
DATA : 25/08/2022

A relação universidade-empresa-governo em parques tecnológicos brasileiros em desenvolvimento

Parque científico e tecnológico. Tríplice hélice. Inovação tecnológica. Sistemas Nacionais de Inovação.

A cooperação entre diferentes agentes econômicos e a interação universidade-empresa-governo têm adquirido uma importância crescente na criação de fontes de conhecimentos, inovação e empreendedorismo, sobretudo na constituição da hélice tríplice no desenvolvimento dos parques tecnológicos. Estudos recentes demonstram que as iniciativas de parques tecnológicos se multiplicaram, no Brasil, ao longo do tempo, passando de 10 no ano 2000, para 103 em 2017, sendo 37 em fase de projeto, 23 em fase de implantação e 43 em fase de operação. Esta pesquisa tem como objetivo investigar a relação dos atores universidade, governo e empresa em parques tecnológicos brasileiros em fase de implantação. O método empregado foi a análise documental com ajuda da observação (assimétrica) e adaptação de uma perspectiva da teoria dos atos de fala e dos documentos aplicados a um conjunto de 82 documentos de três pólos em fase de implantação. A partir das unidades de análise: aspetos introdutórios, inovação, infraestrutura, viabilidade institucional, identidade organizacional, ambiente organizacional e cultura local, foi possível entender os processos de colaboração na construção da hélice tríplice e a participação dos governos regionais no interesse de estimular a rentabilidade econômica na região. Por intermédio de processo de inovação baseado nas problemáticas empresariais e soluções com base em pesquisas universitárias, as análises permitiram ainda entender a consolidação do papel dessas iniciativas de fomentação na criação de empresas de base tecnológica, bem como a imersão de atores capazes de fortalecer os Sistemas Nacionais de Inovação (SNI). Além disso, revelou quais são as relações existentes entre universidade, governo e empresas e as atividades que desenvolvem na constituição dos parques científicos e tecnológicos na fase de implantação.

Presidente - 1716190 - RONALDO FERREIRA DE ARAUJO
Interna - 1466928 - FRANCISCA ROSALINE LEITE MOTA
Interno - 1775122 - IBSEN MATEUS BITTENCOURT SANTANA PINTO
Externa à Instituição - ANA CLARA CÂNDIDO - UFSC