GESTÃO DE DOCUMENTOS EM ARQUIVOS UNIVERSITÁRIOS:UM ESTUDO DO ARQUIVO CENTRAL DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
Arquivos Universitários. IFES. Gestão da Informação. Gestão de Documentos. Memória Institucional.
Introdução: Diante de um cenário cada vez mais tecnológico, onde a informação é insumo necessário, as ações das universidades devem ser pautadas na valorização da informação arquivística que reverbere em toda a instituição. A contribuição do arquivo precisa ser vista com a importância que este tem para a comunidade acadêmica e a sociedade. Ao disponibilizá-lo de forma organizada, acessível e validada, a todos os interessados, estaremos contribuindo para o desenvolvimento de novos tipos de conhecimento e preservação da memória da instituição. Objetivo: Analisar as atividades do Arquivo Central da Ufal, a fim de identificar suas funções, fluxo e sistemas de informação, bem como, seu papel junto à universidade. Metodologia: Será realizada uma pesquisa de natureza qualitativa, com abordagem descritiva e exploratória, com a utilização de questionários e entrevistas semiestruturadas. Resultados esperados:Espera-se descrever o processo de gestão da informação do Arquivo Central da Ufal; Verificar, sob a ótica de gestores e servidores técnicos, os principais problemas encontrados na organização e gestão da informação na instituição através de seu principal arquivo; Identificar se existe alguma política de gestão da informação aplicada no arquivo da universidade.Considerações preliminares: O Arquivo Central é um elemento que reflete todas as ações da instituição, é um setor estratégico que deve contribuir com a universidade e melhorar o desempenho da gestão administrativa com transparência, produtividade, rapidez e atendimento ao usuário.