Banca de QUALIFICAÇÃO: VALTER DOS SANTOS ANDRADE

DISCENTE : VALTER DOS SANTOS ANDRADE
DATA : 13/03/2023

ANÁLISE DOS DESCRITORES DE ASSUNTO NO REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS

Repositório; Cabeçalhos de assuntos; Indexação.

Os repositórios são peças fundamentais para a organização, guarda, preservação e principalmente a disseminação das informações. Eles, são órgão de mediação da informação produzida pela instituição e seus usuários. Entretanto, para que mediação seja concretizada é preciso que os repositórios institucionais garantam o acesso aos seus conteúdos informacionais através da descrição de documentos com metadados padronizados de forma a garantir a qualidade e confiabilidade do sistema, principalmente no que concerne os cabeçalhos de assuntos. Diante do exposto. a presente pesquisa pretende analisar a representação temática dos descritores de assunto cadastrado através do autoarquivamento pelos alunos do curso de Enfermagem e Serviço Social na base de dados do Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas. O percurso metodológico dar-se-á por meio de estudo exploratório, com abordagem qualitativa e quantitativa com viés descritivo buscando identificar se há alguma incongruência entre os descritores e se eles foram abalizados por fontes autorizadas. Foram analisadas 40 monografias, sendo 20 de cada curso, perfazendo um total de 149 cabeçalhos, distribuídos em 78 no curso de Enfermagem e 71 no curso de Serviço social. Nesta análise preliminar, percebe-se que o índice de discordância em relação ao termos autorizados fica muito baixo quando o usuário do sistema tem algum auxílio que os oriente nas escolhas dos termos.

Presidente - 1130706 - ROBERIA DE LOURDES DE VASCONCELOS ANDRADE
Interno(a) - 1323823 - EDIVANIO DUARTE DE SOUZA
Interno(a) - 1716190 - RONALDO FERREIRA DE ARAUJO
Externo(a) à Instituição - WAGNER JUNQUEIRA DE ARAÚJO - UFPB