PUBLICAÇÕES ELETRÔNICAS NO CONTEXTO DAS EDITORAS UNIVERSITÁRIAS BRASILEIRAS:
UM ESTUDO SOBRE O PROCESSO DE EDITORAÇÃO DE E-BOOKS
Editoração; e-books, mercado editorial; editoras universitárias do Brasil.
Inúmeras mudanças ocorreram no processo de editoração no mercado editorial brasileiro. Os desafios cresceram rapidamente com o advento e desenvolvimento das novas tecnologias permeando as diretrizes das editoras de toda natureza. Este trabalho apresenta a problemática de identificação dos processos tecnológicos utilizados pelas editoras universitárias brasileiras na editoração de e-books e para isso buscou estudar esses processos, identificando e caracterizando as políticas editoriais adotadas pelas editoras universitárias brasileiras, assim como analisando os suportes de edição dos e-book e as metodologias usados para produção editorial pelas editoras pesquisadas e assim traçar o panorama de editoração de e-books no contexto das editoras universitárias brasileiras. A pesquisa é de caráter observatório, se valendo de pesquisa bibliográfica e documental, utilizando o universo de pesquisa das 69 editoras universitárias vinculadas a universidades públicas federais do Brasil. O resultado esperado é que este trabalho apresente um panorama avaliativo de identificação dos processos tecnológicos usados pelas editoras universitárias brasileiras, alinhando a forma como eles se desenvolvem, para que seja traçado um modelo de política editorial digital que dinamize e facilite a produção das publicações digitais no meio acadêmico.