Banca de QUALIFICAÇÃO: IZADORA LOPES GARCIA NASCIMENTO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : IZADORA LOPES GARCIA NASCIMENTO
DATA : 20/03/2023
LOCAL: via Videoconferência.

A DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA SOBRE A COVID-19 NO INSTAGRAM: uma análise qualitativa das ações presentes no perfil institucional da Universidade Federal de Alagoas

divulgação científica; informação em saúde; instituições de ensino superior; mídias sociais.

As instituições públicas de ensino superior assumiram um importante papel relacionado à divulgação científica durante a crise sanitária e infodêmica causada pela pandemia de Coronavirus Disease 2019. Nesse contexto, as mídias sociais se tornaram o principal canal de aproximação com o público não-especializado. O presente estudo tem como objetivo analisar a divulgação científica sobre a covid-19 no perfil institucional da Universidade Federal de Alagoas no Instagram entre 2020 e 2022. Trata-se de uma pesquisa de natureza descritiva, na qual foram trabalhadas, qualitativamente, as publicações referentes à covid-19, realizadas no perfil institucional da Universidade Federal de Alagoas no Instagram. Para as análises, foram incluídas no estudo publicações de caráter informativo sobre a covid-19, feitas entre janeiro de 2020 e dezembro de 2022, sendo excluídas peças que tratavam de medidas institucionais para o controle sanitário, conteúdos produzidos por outras instituições e convites para a participação em eventos, ainda que relativos à temática. Para o alcance das discussões, foram trabalhados conceitos referentes a produção, comunicação e divulgação científica e o papel das Instituições de Ensino Superior nesse processo. Perspectivas de contribuição da linguística em relação a produção do gênero divulgação científica também são apresentadas. Recorrendo a técnicas de construção textual, apoiadas em princípios linguísticos da sociointeração, parcialmente, seguem análises e sínteses referentes a 35 publicações realizadas no primeiro semestre de 2020, que atendiam aos critérios de inclusão do estudo. A partir dos levantamentos parciais, foi possível perceber que as produções de divulgação científica da referida universidade sobre a covid-19 apresentaram, no geral, uma boa escrita, atendendo à norma culta da língua portuguesa, com os objetivos dos textos bem delimitados e estruturas adequadas aos canais de veiculação das mensagens. Entretanto, foram identificadas falhas na adaptação do conteúdo a um repertório lexical que contemple os diferentes perfis dos seus 106 mil seguidores, bem como na utilização de apoios textuais para evitar ou sanar perturbações no entendimento do conteúdo. Esses elementos, parcialmente percebidos, demonstram que a estrutura das peças de divulgação científica pode promover finalidades não correspondentes ao gênero.

Presidente - 1130706 - ROBERIA DE LOURDES DE VASCONCELOS ANDRADE
Interno(a) - 1323823 - EDIVANIO DUARTE DE SOUZA
Interno(a) - 1716190 - RONALDO FERREIRA DE ARAUJO
Externo(a) à Instituição - LEILAH SANTIAGO BUFREM - UFPE