Banca de QUALIFICAÇÃO: WENDELL DE ANDRADE AMORIM

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : WENDELL DE ANDRADE AMORIM
DATA : 24/07/2023
HORA: 09:00
LOCAL: Webconferência
TÍTULO:

TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO ÂMBITO DA SAÚDE:   UM ESTUDO SOBRE A GESTÃO DA INFORMAÇÃO NA SANTA CASA DE MISERICÓRDIA DE MACEIÓ (2009 - 2023)


PALAVRAS-CHAVES:

tecnologias de informação e comunicação; prontuários eletrônicos de paciente; gestão da informação.


PÁGINAS: 80
RESUMO:

Na sociedade atual nota-se a crescente necessidade de se registrar e gerenciar as informações produzidas a partir das relações sociais estabelecidas. No cenário dos serviços hospitalares, significativos avanços impactaram as atividades através do uso das Tecnologias de Informação e Comunicação. Tem-se como objetivo avaliar possíveis impactos voltados às implantações das Tecnologias de Informação e Comunicação, em especial o sistema de Prontuários Eletrônicos de Paciente, na Santa Casa de Misericórdia de Maceió (2009 - 2023). Metodologicamente, caracteriza-se este estudo como de natureza exploratória com abordagem qualitativa. Utiliza de pesquisa bibliográfica, documental e respectivos procedimentos de análise de conteúdo. Pretende-se empregar a técnica de aplicação de entrevistas estruturadas por meio de visitas programadas. Parcialmente, apresenta como resultados e discussões, a identificação das principais Tecnologias de Informação e Comunicação através de uma detalhada investigação a partir do site da instituição. A priori, foram catalogadas 13 (treze) Tecnologias de Informação e Comunicação por meio de levantamento no site institucional do hospital. Observou-se que os gestores da Santa Casa vêm investindo para implantação de diversas Tecnologias de Informação e Comunicação. Apesar do perfil filantrópico do hospital, parte dos recursos tem sido convertido em infraestrutura de Tecnologias de Informação e Comunicação. Tal fato é indicativo para que a Gestão da Informação venha ser realizada conforme o avanço tecnológico e necessidade dos usuários.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2265478 - WILLIAN LIMA MELO
Interno(a) - 1466928 - FRANCISCA ROSALINE LEITE MOTA
Interno(a) - 1554182 - NELMA CAMELO DE ARAUJO
Externo(a) à Instituição - DALGIZA ANDRADE OLIVEIRA - UFMG
Externo(a) à Instituição - VIRGINIA BENTES PINTO - UFC
Notícia cadastrada em: 11/07/2023 08:47
SIGAA | NTI - Núcleo de Tecnologia da Informação - (82) 3214-1015 | Copyright © 2006-2024 - UFAL - sig-app-3.srv3inst1 27/04/2024 08:14