Banca de DEFESA: VALTER DOS SANTOS ANDRADE

DISCENTE : VALTER DOS SANTOS ANDRADE
DATA : 17/08/2023
LOCAL: Videoconferência - Plataforma Google Meet

ANÁLISE DOS DESCRITORES DE ASSUNTO NO REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS

repositório; representação da informação; indexação; autoarquivamento.

A representação temática é fundamental para o processo de organização, acesso e recuperação da informação, principalmente nos ambientes digitais como os repositórios institucionais. Neste sentido, a presente pesquisa tem como objetivo analisar a representação da informação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas, no que concerne ao metadado assunto. Tratar-se de uma pesquisa básica, exploratória com características descritiva e com abordagem qualitativa. A análise se deu sobre a representação temática do metadado assunto presente nas monografias depositadas através do autoarquivamento pelos alunos graduandos dos cursos de Enfermagem e Serviço Social no período de 2020 a 2022. Foram mapeadas 160 monografias, 84 do curso de Enfermagem e 76 do curso de Serviço social. A coleta dos dados foi realizada diretamente na base de dados do repositório, sendo os dados agrupados, organizados em quadros, analisados, tratados  e apresentados em gráficos. Foram coletados 252 metadados assuntos nas monografias do curso se Enfermagem dos quais 201 são metadados assuntos autorizados, correspondendo a 79,8% de conformidades com o catálogo de assunto do Sistema de Biblioteca da universidade, identificando apenas 29 metadado assunto em linguagem natural 11,5%; 15 com erro de padronização 6%; 3 com erros de grafia 1,2% e 4 com erros de digitação 1,5%. Nas monografias de Serviço Social foram coletados 210 metadados assuntos, apresentando 84 metadados assuntos autorizados, 40% em conformidade com o catálogo; 86 metadado assunto em linguagem natural, 41%; 23 metadado assunto sem padronização, 11%, 02 metadado assunto com erros de grafia, 1% e 15 metadado assunto com erros de digitação, 7%. Ressalta que os alunos do curso de  Enfermagem são familiarizados com o uso da Base de dados de Descritores de Saúde para escolhas de termos para seus trabalhos acadêmicos, além da obrigatoriedade do uso da ficha catalográfica elaborada pelo setor Catalogação na Fonte da Biblioteca Central da Universidade, não ocorrendo o mesmo com o curso de Serviço Social, o qual, não adotava a obrigatoriedade da ficha catalográfica nem a utilização de ferramentas autorizadas como tesauros  ou índices especializados, levando com isso a uma grande utilização da linguagem natural implicando com isso, em alguns ruídos que interferem na recuperação da informação no sistema de informação do Repositório. Neste sentido, percebe-se que uso de ferramentas como tesauros autorizados, bem como a orientação do profissional bibliotecário contribuem para padronização e qualidade dos metadados de assunto, proporcionando uma maior eficácia e eficiência na busca documental. Conclui enfatizando a importância para o repositório adotar uma política de indexação, disponibilizado meios para auxiliar os usuários na utilização de ferramentas como tesauros e índices que possam guiá-los nas escolhas dos termos, possibilitando assim, elevar o nível da qualidade de descrição dos conteúdos documentais, visando a precisão no processo de busca e recuperação da informação.

Presidente - 1130706 - ROBERIA DE LOURDES DE VASCONCELOS ANDRADE
Interno(a) - 1323823 - EDIVANIO DUARTE DE SOUZA
Interno(a) - 1716190 - RONALDO FERREIRA DE ARAUJO
Externo(a) à Instituição - LEYDE KLEBIA RODRIGUES DA SILVA - UFBA