Banca de DEFESA: MARCIO ADRIANO COSTA DOS SANTOS

DISCENTE : MARCIO ADRIANO COSTA DOS SANTOS
DATA : 15/08/2023
LOCAL: Web Conferência

COMPETÊNCIA EM INFORMAÇÃO E INCLUSÃO DIGITAL: um estudo nas bases de dados BRAPCI, Scopus e SciElo

Competência em Informação. Inclusão Digital. Sociedade da Informação. Apropriação da Informação.

A pesquisa analisou a relação teórica e empírica entre os termos “Competência em Informação” e “Inclusão Digital”; “Competência Informacional” e “Inclusão Digital” e “Competência Crítica em Informação” e “Inclusão Digital”. Para tanto, utilizou-se metodologia de natureza básica, com abordagem quali-quantitativa, de caráter bibliográfico, documental e descritiva, a fim de mapear, discorrer, arrolar e propor uma convergência de atributos de Competência em Informação (CoInfo), que, promovam a Inclusão Digital. A investigação utilizou os indicadores booleanos AND e/ou OR nos três termos: ´competência em informação´ AND ´inclusão digital´ OR ‘competência informacional’ OR ‘inclusão digital’ e ‘Competência Crítica em Informação’ AND ‘Inclusão Digital’, a fim de ter quantificar o número relevante de publicações de artigos de periódicos científicos inter-relacionados a pesquisa. O período de coleta se deu no mês e janeiro de 2022, o levantamento quantificou um universo de 124 publicações recuperadas, 07 eram duplicadas, e em cerca de 117, foi feita a leitura técnica, que, resultou na exclusão de 85 artigos, desse modo, o corpus de análise deu-se em 32 artigos de periódico científico. Observou-se, no primeiro estágio da análise, que, a relação entre os termos foi efetivada apenas por um autor dos textos analisados, fato que chama a atenção, haja vista que, tal relação, trata-se de um tema relevante na era digital, sobretudo, para o campo da Ciência da Informação no Brasil, principalmente, da Perspectiva Crítica da Ciência da Informação e da Tecnologia. Percebe-se, ainda, que o sistema político brasileiro de Inclusão Digital necessita investir nos ambientes de ensino-aprendizagem, no sentido de contribuir para o desenvolvimento da CoInfo, incluindo os arquivos, as bibliotecas, os museus e nos centros culturais, por serem lugares construtores de informação e conhecimento, bem como o uso e a apropriação da informação no meio digital, como instrumento conquista da cidadania de todos e para todos. Conclui-se, que, o principal desafio da CoInfo na conjuntura atual está centrado nos processos de exclusão digital sistêmica em escala global, anula os diversos modelos de desenvolvimento, em especial, o sustentável. À medida não haver Sociedade da Informação, tendo em vista que lhes faltam os atributos característicos, tais como ética, moral, consciência cidadã, caráter sociopolítico, bem como justiça epistêmica. Pode-se afirmar que, de certo modo, a corrida pela construção de uma Sociedade da Informação no Brasil, ocorrida nos 2000, ainda, está em processo, necessitando frisar que a Inclusão Digital não pode ser compreendida apenas como sinônimo de instalação e uso de computadores pela população de baixa renda, apenas voltado para a capacitação: tecnicista, capacitismo e instrumentalismo, e sim, como um instrumento aplicado ao desenvolvimento social, sustentável, político, econômico, cultural e informacional, potencializando, portanto, a capacidade de criticidade sobre a realidade social e o indivíduo está inserido, no sentido de contribuir para a sua transformação social e digital.

Presidente - 558.856.322-00 - GUILHERMINA DE MELO TERRA - UNIPORTO
Interno(a) - 1323823 - EDIVANIO DUARTE DE SOUZA
Interno(a) - 1716190 - RONALDO FERREIRA DE ARAUJO
Externo(a) à Instituição - JOÃO ARLINDO DOS SANTOS NETO - UFPA