Banca de QUALIFICAÇÃO: ANA CRISTINA BEZERRA DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ANA CRISTINA BEZERRA DA SILVA
DATA : 28/08/2023
LOCAL: Remoto

ANÁLISE TEMÁTICA  EM DESINFORMAÇÃO NA ÁREA DE COMUNICAÇÃO E INFORMAÇÃO: um estudo a partir da biblioteca digital brasileira de teses e dissertações

desinformação. biblioteca digital brasileira de teses e dissertações. BDTD. análise temática.

A desinformação é uma temática que tem adquirido notoriedade e relevância em pesquisas científicas nas mais variadas áreas do conhecimento, dentre elas, a área de comunicação e informação, campo interdisciplinar que tem como objeto os fenômenos comunicacionais e informacionais em toda sua complexidade. A desinformação é um fenômeno que envolve a criação e a disseminação de informações falsas, enganosas ou incorretas sobre qualquer assunto, com fins nocivos à sociedade. Essa problemática tem se tornado cada vez mais relevante devido ao avanço das tecnologias da informação e da comunicação, o que tem gerado um lugar propício para a circulação da desinformação. A área da comunicação e informação vem atuando frente ao fenômeno da desinformação, desenvolvendo pesquisas e estudos que têm como o interesse o entendimento da desinformação e de seus desdobramentos. Neste contexto, este trabalho tem por objetivo descrever os subtemas relacionados ao objeto de estudo “desinformação” na área de comunicação e informação, mediante análise de  teses e dissertações disponíveis na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), no período compreendido entre 2020 e 2022.  Amparada em referencial teórico, a pesquisa discute sobre o fenômeno da desinformação, realizando uma revisão bibliográfica do tema e pontuando as suas principais características e problemáticas de interesse para a área. No âmbito metodológico, a pesquisa se caracteriza como um estudo de natureza exploratória com abordagem quantitativa e qualitativa. Utiliza-se de uma pesquisa bibliográfica, documental e procedimentos de análise de conteúdo para atingir o objetivo proposto. Criou-se categorias de análise a partir dos temas e subtemas dos trabalhos analisados,  e como resultados parciais, obteve-se uma amostra de 32 trabalhos sobre desinformação nas sub áreas da Ciência da Informação e da Comunicação. Compreender os temas correlatos com os quais a desinformação tem sido discutida, evidencia as tendências de pesquisas das áreas, o que encontra sua relevância para o estabelecimento de novas agendas de estudos e pesquisas em torno de tão complexo fenômeno.

Presidente - 071.716.624-46 - MARIA LÍVIA PACHÊCO DE OLIVEIRA - UFPB
Interno(a) - 1323823 - EDIVANIO DUARTE DE SOUZA
Interno(a) - 1345530 - PRISCILA MUNIZ DE MEDEIROS
Externo(a) à Instituição - FELLIPE SÁ BRASILEIRO - UFPB