Banca de QUALIFICAÇÃO: DIOGO DA SILVA MENDES

DISCENTE : DIOGO DA SILVA MENDES
DATA : 28/08/2023
LOCAL: Remoto

AÇÕES DE ENFRENTAMENTO À DESINFORMAÇÃO: UMA ANÁLISE DE BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS DA REGIÃO NORDESTE

Desinformação; Biblioteca Universitária; Ações de enfrentamento.

A desinformação tem gerado situações prejudiciais para sociedade, visto que as deturpações da informação por meio da manipulação e das fraudes atuam em um movimento contrário ao direito pela informação de qualidade com fins aos processos sociais que visam o bem comum. O desserviço gerado pela desinformação sobre assuntos importantes como política e saúde pública traz consequências negativas para a sociedade, inclusive colocando em risco a vida de muitas pessoas. Com isto, é imprescindível que sejam realizados esforços de diversas áreas do saber no combate à desinformação, e neste sentido, considera-se que as bibliotecas universitárias possuem relevante papel por seu caráter de confiabilidade quanto à informação organizada e disponibilizada para atender à sociedade. A investigação tem como problemática discutir o papel das bibliotecas universitárias frente ao combate à desinformação. Neste contexto, a pesquisa tem como objetivo geral analisar as políticas e ações que são desenvolvidas pelas bibliotecas universitárias no combate à desinformação.  Partiu-se da hipótese de que a biblioteca universitária, ao fomentar políticas e propor ações como cursos, palestras, programas e campanhas voltadas para identificar notícias falsas, desempenha papel fundamental no combate à desinformação, fortalecendo o entendimento coletivo sobre a necessidade de que a disseminação e o compartilhamento da informação deve passar por critérios de qualidade e de veracidade, além de apresentar fonte confiável. Serão analisadas iniciativas de bibliotecas universitárias de instituições federais da região nordeste, buscando identificar e analisar políticas e ações em prol do combate à desinformação. Assim, trata-se de uma pesquisa de abordagem exploratória, quali-quantitativa, documental e que tem como método um questionário como instrumento de coleta de dados junto aos gestores das bibliotecas.  Espera-se que, com os resultados desta pesquisa, seja exposto um panorama geral sobre como a desinformação está sendo tratada pelas bibliotecas universitárias em análise, proporcionando uma discussão sobre políticas para o enfrentamento à desinformação em relação ao papel das bibliotecas.

Presidente - 071.716.624-46 - MARIA LÍVIA PACHÊCO DE OLIVEIRA - UFPB
Interno(a) - 1323823 - EDIVANIO DUARTE DE SOUZA
Interno(a) - 1345530 - PRISCILA MUNIZ DE MEDEIROS
Externo(a) à Instituição - FELLIPE SÁ BRASILEIRO - UFPB