Visualização da informação em ambientes de divulgação de dados
abertos: um estudo sobre observatórios das Federações da indústria do Brasil
Ciência da Informação; Visualização da Informação; Observatórios da Indústria; Modelo
Conceitual de Visualização da Informação.
A presente pesquisa apresenta um estudo sobre os observatórios da informação pertencentes às
Federações da Indústria do Brasil – responsáveis por fornecer informações expressivas e efetivas para a
tomada de decisões no setor industrial – e possui o intento de analisar a maturidade informacional e
organizacional destes, assim como perceber de que maneira estes observatórios utilizam conceitos, técnicas e
tecnologias em visualização de informações para criar seus painéis interativos e divulgar suas informações em
dashboards. Assim, esta dissertação possui caráter de observação exploratória e construtivista, com
abordagem qualitativa, utilizando-se da quantitativa quando necessário para aprofundamento da análise e
comprovação das hipóteses, sendo alicerçado em análise bibliográfica e documental, com utilização de
materiais presentes nas plataformas virtuais os observatórios e acessados durante o processo específico de
observação. Os objetos de análise incluem os observatórios das Federações da Indústria presentes em sete
estados brasileiros (Ceará, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Paraná, Pernambuco e Santa Catarina), estes
possuem processos informacionais consolidados de acordo com o modelo conceitual adaptado de
observatório de informação de Gomes et al (2016) utilizado para fundamentar e categorizar esta análise. Os
resultados percebidos neste estudo incluem importante revisão bibliográfica sobre os observatórios de
informação, e sobre a disciplina de Visualização da Informação, bem como identificação de boas práticas em
técnicas de visualização de informações utilizadas pelos observatórios de informação das Federações da
Indústria, e apresentação de um possível modelo para a visualização de informações em ambientes virtuais
de observatórios de informação.