Banca de DEFESA: RAYSA BEATRIZ DA SILVA LEMOS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : RAYSA BEATRIZ DA SILVA LEMOS
DATA : 21/08/2023
HORA: 10:00
LOCAL: Sala Remota
TÍTULO:

Perfil da produção científica sobre as quebradeiras de coco babaçu no catalogo de  teses e dissertações da Capes


PALAVRAS-CHAVES:

Quebradeiras de coco babaçu. Povos e comunidades tradicionais. Produção científica. Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES.


PÁGINAS: 120
RESUMO:

As quebradeiras de coco são grupos de mulheres agroextrativistas com cultura e renda atreladas as atividades de extrativismo do babaçu. Há diversos aspectos da vivência desses grupos que podem constituir objetos de pesquisas científicas. Assim, a presente pesquisa é norteada pelos seguintes questionamentos: qual o perfil da produção científica sobre as quebradeiras de coco babaçu no Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal do Nível Superior (CTD/CAPES)? E quais são os enfoques discutidos nessa produção científica? Tem por objetivo geral: identificar o perfil da produção científica sobre as quebradeiras de coco babaçu no CTD/CAPES, no período entre 2013 e 2021. Os objetivos específicos da pesquisa são: a) Realizar levantamento da produção científica que investiga a temática “quebradeiras de coco babaçu” no Catálogo de Teses e Dissertação do CAPES; b) Especificar o enfoque das teses e dissertações que abordam a temática. c) Verificar os Programas de Pós-Graduação (PPGs) que pesquisam a temática; d) Pontuar as áreas de concentração e linhas de pesquisa que investigam sobre as quebradeiras de coco; e) Apontar as áreas do conhecimento das teses e dissertações recuperadas; f) Apurar quais as localizações geográficas em que a temática está sendo investigada; g) Indicar as Instituições de Ensino Superior (IES) que exploram a temática. O estudo caracteriza-se como uma pesquisa descritiva com viés documental, abordagem quali-quantitativa e de natureza básica. Para a coleta de dados, utilizou-se o método de levantamento. O universo da pesquisa é de trinta e três registros recuperados. Através dos objetivos específicos, estabeleceram-se as categorias de análise que foram divididas em dois blocos. O primeiro bloco trata dos dados relativos as características das teses e dissertações, bem como Programas e instituições a qual estão vinculadas, áreas de concentração e linhas de pesquisa, áreas do conhecimento e localização. O segundo bloco dos resultados apresenta os enfoques dos documentos, divididos nas seguintes categorias: movimento social, organização coletiva e resistência das quebradeiras de coco babaçu; noções de territorialidade, direito à terra e uso comum do babaçu; gênero, raça e identidade das quebradeiras; condições de trabalho e saúde das quebradeiras e outras abordagens. Constatou-se que a temática é investigada constantemente na Pós-Graduação, especialmente nas regiões e Norte e Nordeste do País, por diversos campos do saber científico e que as quebradeiras são retratadas nessa produção como grupo social de luta e resistência. Conclui que a produção científica relativa as quebradeiras de coco babaçu no CTD/CAPES abrange diversas facetas sobre essa a população tradicional em questão, e que é de suma importância visibilizar os povos e comunidades tradicionais na academia brasileira, em especial na Ciência da Informação.


MEMBROS DA BANCA:
Interno(a) - 1466928 - FRANCISCA ROSALINE LEITE MOTA
Presidente - 1120978 - MAGNOLIA REJANE ANDRADE DOS SANTOS
Externo(a) à Instituição - MARIA MARY FERREIRA
Externo(a) à Instituição - MARIA SALETT TAUK SANTOS - UFRPE
Interno(a) - 1345530 - PRISCILA MUNIZ DE MEDEIROS
Notícia cadastrada em: 05/08/2023 15:41
SIGAA | NTI - Núcleo de Tecnologia da Informação - (82) 3214-1015 | Copyright © 2006-2024 - UFAL - sig-app-4.srv4inst1 28/04/2024 16:31