COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA NA REDE SOCIAL TWITTER: A VISIBILIDADE DE PESQUISAS SOBRE O “CORONAVÍRUS” PROMOVIDA POR USUÁRIOS NO BRASIL
comunicação científica; ciência e sociedade; mídias sociais; altmetria; coronavirus.
Atualmente, novas configurações se mostram presentes na comunicação científica. Não descartando o contexto histórico e de desenvolvimento dessa ação social, elementos tecnológicos e de pressões da sociedade colocam, cada vez mais, essas operações, antes restritas a públicos específicos, ao alcance e discussão de audiências com múltiplos interesses. O estudo tem como objetivo caracterizar a presença de pesquisas científicas sobre o coronavírus na rede social "Twitter" que receberam atenção online pelos usuários brasileiros. Metodologicamente, verifica-se um estudo de natureza descritiva, apresentando análises quantitativas e qualitativas. Para a apresentação das análises e sínteses parciais, apresenta levantamentos bibliométricos e altimétricos, trabalhados nas plataformas Dimensions e Altimetrics e em planilhas eletrônicas (Planilhas Google). Como resultados parciais, verifica-se a presença de pesquisas científicas sobre o coronavírus na rede social Twitter desde 2005, tendo um maior efeito ‘atenção online’ dessa presença nos anos 2019-2020, período que coincide com o surgimento da Síndrome Respiratória Aguda Grave no continente asiático no ano de 2019. Considera-se a importância dos novos modos de produção, circulação e apropriação da ciência, tanto pela comunidade científica, quanto pela sociedade civil, como foi o caso da percepção dessa atual temática científica de interesse mundial.