Banca de QUALIFICAÇÃO: MATHEUS ALEXANDRE SOEIRO VIANA

DISCENTE : MATHEUS ALEXANDRE SOEIRO VIANA
DATA : 31/08/2023

O PAPEL SOCIAL DO MUSEU ENQUANTO ORGANIZAÇÃO ABERTA

Ciência da Informação. Organização aberta. Papel social do museu. Museu.

A pesquisa tem como objetivo geral diagnosticar se o Museu de Artes da Universidade Federal do Ceará (MAUC) vem cumprindo seu papel social perante a sociedade. Trata-se de uma pesquisa descritiva, de natureza quanti-qualitativa. Tem como questão problema: o Museu de Artes da Universidade Federal do Ceará (MAUC) vem cumprindo seu papel social perante a sociedade? Para solucionar essa pergunta, propõe-se o objetivo geral: diagnosticar se o Museu de Artes da Universidade Federal do Ceará (MAUC) vem cumprindo seu papel social perante a sociedade. A hipótese levantada corrobora a intenção do trabalho: é possível um museu desempenhar o papel social de forma integrada. O referencial teórico busca arcabouço na Ciência da Informação para elucidar questões sobre organização aberta, mediação e papel social da unidade de informação. A coleta de dados será  empreendida no MAUC através de entrevistas e formulários, e em formulários virtuais. Como metodologia e análise dos dados, aplicou-se as abordagens delimitadas por Vergara (2003). Os resultados parciais obtidos apontam na literatura o museu como organização aberta à sociedade, atuando em níveis culturais e educacionais a usuários internos e externos da universidade. O cronograma aponta o calendário de coleta de dados em campo, bem como suas análises finais e conclusões.

Presidente - 558.856.322-00 - GUILHERMINA DE MELO TERRA - UNIPORTO
Interno(a) - 1323823 - EDIVANIO DUARTE DE SOUZA
Interno(a) - 1466928 - FRANCISCA ROSALINE LEITE MOTA
Externo(a) à Instituição - CLOVIS CARVALHO BRITTO - UnB