Banca de QUALIFICAÇÃO: ABIDIAS MARTINS DA SILVA FILHO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ABIDIAS MARTINS DA SILVA FILHO
DATA : 30/08/2023
HORA: 15:00
LOCAL: Remota
TÍTULO:

Regime de informação jornalística na produção da notícia: estudo no quadro "AL TV nas Comunidades"


PALAVRAS-CHAVES:

regime de informação; informação jornalística; jornalismo comunitário; produção de notícia; quadro AL TV nas Comunidades.


PÁGINAS: 55
RESUMO:

O regime de informação é composto por um conjunto de elementos que condicionam os diversos processos informacionais em diferentes espaços sociais, dentre os quais os sistemas de comunicação. Neste contexto, considera-se o quadro “AL TV nas Comunidades”, exibido na programação jornalística da TV Gazeta de Alagoas, afiliada à Rede Globo, que tem como finalidade possibilitar que as comunidades de Maceió, Alagoas, possam expor seus problemas para que o poder público os resolva. Porém, é oportuno considerar que o alcance dessa pretensão comunitária está condicionado por uma série de fatores sociais, políticos e econômico, entre outros. Nesse sentido, esta pesquisa tem como objetivo geral analisar o regime de informação jornalística presente no quadro “AL TV nas Comunidades”, da TV Gazeta de Alagoas. Na operacionalização desse objetivo, buscaremos, especificamente, mapear a composição do regime de informação do quadro “AL TV nas Comunidades”; caracterizar a atuação dos atores envolvidos na produção do quadro; levantar os dispositivos utilizados na produção jornalística do quadro; verificar a correlação entre os dispositivos e os artefatos no plano das ações de informação; e averiguar as ações de informação desenvolvias no processo de produção das reportagens do quadro “AL TV nas Comunidades”. Considerando esses objetivos, tratar-se-á de uma pesquisa exploratório-descritiva, centrada na identificação e na caracterização dos elementos do regime de informação jornalística. A abordagem da pesquisa será tanto qualitativa quanto quantitativa, operacionalizada por meio de uma pesquisa de campo junto ao universo de jornalistas e de moradores das comunidades participantes do referido quadro jornalístico. A amostra da pesquisa será definida de forma representativa, visando obter resultados abrangentes sobre o regime de informação jornalística da produção do quadro televisivo. A coleta de dados será realizada via aplicação de questionárioMac e realização de entrevistas, respectivamente, junto aos jornalistas e à comunidade participante do quadro. A sistematização dos dados terá por base a avaliação, a classificação e a ordenação dos achados científicos que contribuirão para estabelecer inferências que evidenciem o regime de informação na produção da notícia. Os dados serão analisados e discutidos tomando como base as categorias analíticas que evidenciam os pontos positivos e negativos do quadro “AL TV nas Comunidades”, à luz dos referenciais teóricos adotados. Tanto a construção do referencial teórico quanto as análises e discussões dos resultados terão por base o Método do Estudo Imanente, atividade intelectual estimulada pela escrita, assegurando a compreensão dos conteúdos e a assimilação das linguagens em torno do objeto de estudo. Ao empregar essa abordagem, esperamos alcançar elementos suficientes para compreender a dinâmica da informação no quadro “AL TV nas Comunidades”.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1323823 - EDIVANIO DUARTE DE SOUZA
Interno(a) - 1120978 - MAGNOLIA REJANE ANDRADE DOS SANTOS
Interno(a) - 071.716.624-46 - MARIA LÍVIA PACHÊCO DE OLIVEIRA - UFPB
Externo(a) à Instituição - EDCLEYTON BRUNO FERNANDES DA SILVA - IFAL
Externo(a) à Instituição - PABLO BOAVENTURA SALES PAIXÃO
Notícia cadastrada em: 25/08/2023 17:47
SIGAA | NTI - Núcleo de Tecnologia da Informação - (82) 3214-1015 | Copyright © 2006-2024 - UFAL - sig-app-4.srv4inst1 27/04/2024 03:45