PPCM PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS MÉDICAS FACULDADE DE MEDICINA Telefone/Ramal: 32141857

Banca de QUALIFICAÇÃO: THIAGO JOSE NASCIMENTO DE SOUZA

DISCENTE : THIAGO JOSE NASCIMENTO DE SOUZA
DATA : 25/06/2021
LOCAL: Apresentação via Google Meet

Estudo de Associação Suicida e Dor Psicológica em Pacients com lupus Eritematoso Sistêmico.

Ideação suicida; Estresse psicoógico; Sofrimento mental; Lúpus eritematoso sistêmico

O Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES) é uma doença inflamatória crônica que acomete o tecido conjuntivo, sua etiologia é multifatorial caracterizando-se pelo acometimento de diversos órgãos e sistemas. As manifestações clínicas são diversas, sendo capazes de envolver qualquer órgão ou sistema, simultaneamente ou isoladamente, em qualquer estágio da patologia. Dentre outras manifestações, estão os transtornos de humor, que são muito variáveis podendo deixar o indivíduo deprimido, melancólico, triste, sem esperanças, com sentimento de isolamento e rejeição. Sendo necessário considerar o estresse e o sofrimento psicossocial no seu desencadeamento, evolução, agravamento e possível controle, podendo levar o indivíduo a ter comportamentos suicida. Trata-se de um estudo descritivo de corte transversal com metodologia quantitativa que tem como objetivo investigar a presença de comportamento suicida e outros transtornos psiquiátricos e sua relação com os pacientes com LES, onde foi realizado no ambulatório de reumatologia do Hospital Universitário Prof. Alberto Antunes (HUPAA) da Universidade Federal de Alagoas na cidade de Maceió. A amostra é não probabilística por conveniência que foi constituída por pacientes em atendimento ambulatoria. A coleta de dados se deu mediante a aplicação de questionário sociodemográfico e clínico, instrumentos diagnósticos como: Mini International Neuropsychiatric Interview (MINI 7.0.2), assim como instrumentos de intensidades como Escala de impulsividade de Barratt (BIS-11), Escala de Agressividade de Buss-Perry (AQ), Inventário de depressão de Beck (BDI), Escala de desesperança de Beck (BHS), Índice de qualidade do sono de Pittsburgh (PSQI), Escala de qualidade de vida (SF-36) e a Escala de dor psicológica (Psychache Scale).

Interna - 3621153 - JULIANA CELIA DE FARIAS SANTOS
Externa ao Programa - 1120996 - MARIA CICERA DOS SANTOS DE ALBUQUERQUE
Interna - 2370894 - MICHELLE JACINTHA CAVALCANTE OLIVEIRA
Presidente - 1728726 - VALFRIDO LEAO DE MELO NETO