PPCM PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS MÉDICAS FACULDADE DE MEDICINA Telefone/Ramal: 32141857

Banca de QUALIFICAÇÃO: MELINA PIMENTEL CAVALCANTE PEDROSA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MELINA PIMENTEL CAVALCANTE PEDROSA
DATA : 16/09/2021
LOCAL: google meet

Estudo de associação entre trauma precoce e manifestações clínicas em portadoras de fibromialgia.

: fibromialgia; trauma precoce; dor; sofrimento mental.

Introdução: A fibromialgia (FM) é uma síndrome dolorosa crônica que acomete, em sua maioria, mulheres adultas (18-55 anos). Apresenta uma prevalência de aproximadamente 2,5% na população brasileira. Estimada em 2% a 8% na população mundial. É caracterizada por dor musculoesquelética generalizada, frequentemente acompanhada por fadiga, sono não reparador, distúrbios cognitivos, ansiedade e depressão. Não há etiologia e causas bem estabelecidas assim como uma fisiopatologia esclarecida. Trabalhos atuais vêm demonstrando a associação entre trauma precoce como um fator de piora na qualidade de vida de pacientes fibromialgicos assim como um fator desencadeante para alterações na modulação da dor e maior sofrimento psíquico. Objetivo: O estudo tem por objetivo geral investigar a associação entre a história de trauma precoce e as características clínicas em mulheres portadoras de FM. Metodologia: Trata-se de um estudo observacional, transversal e com abordagem quantitativa, realizado no serviço de medicina da dor do ambulatório geral do Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (HUPAA) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). A amostra é não probabilística e por conveniência realizada durante o período de atendimentos do ambulatório. 50 mulheres portadoras de FM participaram da pesquisa. A coleta de dados ocorreu a partir da realização de um questionário sociodemográfico e clínico, questionário diagnóstico e questionários psicométricos validados. Foram aplicados os critérios diagnósticos para FM da Sociedade Americana de Reumatologia (ACR) para confirmação do diagnóstico; o questionário sobre o impacto da FM (QIF) que avalia funcionalidade e qualidade de vida; A escala visual análoga (EVA), para avaliar intensidade da dor física; Psychache Scale (Escala de dor psicológica), para avaliar intensidade do sofrimento psicológico; Inventário de depressão de Beck (BDI), para mensurar a intensidade dos sintomas depressivos e o Inventário de autoavaliação do trauma precoce: Versão reduzida (ETISR-SF) que avalia a história de trauma até os 18 anos de idade. Resultados: 41 das 50 mulheres relataram algum de tipo de história de trauma precoce, sendo uma prevalência de 82 % na amostra. 62% relataram traumas gerais, 72% relataram abuso físico, 66% relataram abuso emocional e 50 % relataram abuso sexual. A média das idades das participantes foi de 49,84(±8,25), 58% tinham companheiro e a média de escolaridade foi de 7(±5,77) anos de estudo. Não houve diferenças significativas quanto as características sociodemográficas do grupo com ou sem história de trauma. Disfuncionalidade, sintomas depressivos, dor psicológica e escores dos critérios diagnósticos (ACR) foram mais intensos em pacientes fibromialgicas com história de trauma precoce (P< 0,025; P<0,000; p<0,000; p <0,003, respectivamente) em comparação ao grupo sem história de trauma. As mulheres que sofreram abuso sexual se mostraram com maior severidade dos sintomas em todos os aspectos relacionados inclusive na intensidade da dor física(p<0,016). Conclusão: Pacientes portadoras de FM que tiveram história de trauma precoce apresentam maior severidade dos sintomas depressivos, disfuncionalidade, dor psicológica e maior escore nos critérios diagnósticos da ACR do que o grupo sem história de trauma precoce. O abuso sexual é o tipo de trauma que impacta negativamente com mais intensidade em todos os critérios avaliados, além da dor física, característica que foi não estatisticamente significativa nos outros tipos de trauma precoce.

Externo à Instituição - ANDRÈ BARCIELA VERAS - UFMS
Interno - 1137473 - CLAUDIO TORRES DE MIRANDA
Interna - 7530212 - MERCIA LAMENHA MEDEIROS
Presidente - 1728726 - VALFRIDO LEAO DE MELO NETO