PPCM PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS MÉDICAS FACULDADE DE MEDICINA Telefone/Ramal: 32141857

Banca de DEFESA: LAIS QUINTILIANO PEDROZA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : LAIS QUINTILIANO PEDROZA
DATA : 21/09/2021
HORA: 19:30
LOCAL: google meet
TÍTULO:

Estudo de novos biomarcadores inflamatórios e sua relação com acometimento renal no Lúpus Eritematoso Sistêmico.


PALAVRAS-CHAVES:

Lúpus eritematoso sistêmico; Nefrite lúpica; biomarcadores séricos; biomarcadores urinários 



PÁGINAS: 38
RESUMO:

O lupus eritematoso sistêmico (LES) é uma das doenças reumatológicas auto-imunes mais prevalentes na população, acometendo especialmente adultos jovens, em idade economicamente ativa. 

A doença é caracterizada pela presença de múltiplos auto-anticorpos, comprometendo diferentes órgãos e sistemas (FREIRE; SOUTO; CICONELLI, 2011). Indivíduos de todos os grupos étnicos podem ser acometidos, sendo mais comum em indivíduos da raça negra. A doença acomete predominantemente mulheres, com uma taxa que varia de 4 a 13 mulheres para cada homem (PETRI, 2002).

As manifestações da doença são heterogêneas, variando de anormalidades laboratoriais detectáveis a inflamação e falência de múltiplos órgãos (ARRIENS et al., 2017).

Sintomas constitucionais gerais, como astenia, febre e emagrecimento são comuns no LES (HOCHBERGt al., 2016). As lesões  edermatológicas são muito frequentes e polimorfas, envolvendo pele, vasos e mucosas. As vasculites cutâneas ocorrem em cerca de 20-30% dos pacientes e podem causar lesões ungueais, ulcerações e gangrena de extremidades digitais. O envolvimento articular é comum, comprometendo preferencialmente as metacarpofalangeanas, as interfalangeanas proximais, os joelhos e os punhos, geralmente de modo simétrico. O comprometimento cardiovascular é caracterizado principalmente por uma pancardite.

 Há evidências de comprometimento renal clínico em 50% dos pacientes. No acometimento renal pelo LES pode ocorrer em diversos compartimentos incluindo túbulos, interstício, vasos e glomérulos, sendo esses últimos os mais relacionados à sintomalogia em geral apresentada pelos pacientes (MARKOWITZ; D’AGATI, 2009). A doença glomerular no LES pode apresentar classes variáveis de gravidade com risco de óbito em alguns casos.  A biópsia renal é o procedimento padrão utilizado para avaliar o grau de atividade e cronicidade relacionado à glomerulopatia. Entretanto, em alguns casos por motivos técnicos e/ou clínicos (por exemplo risco aumentado de sangramento) esta não é realizada utilizando-se nesses casos de tratamento baseado em marcadores clínicos e laboratoriais já bem estabelecidos para avaliação da função renal como a creatinina sérica e o clearance de creatinina além da dosagem de proteína na urina de 24 horas para conduzir a terapêutica (HOCHBERG et al., 2016; KLUMB et al., 2015). Dessa forma a avaliação de biomarcadores inflamatórios que possam estar relacionados aos graus de atividade da doença podem ser de grande importância no arsenal diagnóstico e terapêutico voltado ao paciente.



MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1791653 - FLAVIO TELES DE FARIAS FILHO
Interna - 7530212 - MERCIA LAMENHA MEDEIROS
Externo à Instituição - ROBERTO CORDEIRO DE ANDRADE - UNCISAL
Interno - 2154281 - RODRIGO PEIXOTO CAMPOS
Presidente - 1483526 - THIAGO SOTERO FRAGOSO
Interno - 1728726 - VALFRIDO LEAO DE MELO NETO
Notícia cadastrada em: 18/08/2021 12:53
SIGAA | NTI - Núcleo de Tecnologia da Informação - (82) 3214-1015 | Copyright © 2006-2024 - UFAL - sig-app-3.srv3inst1 19/04/2024 18:04