PPCM PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS MÉDICAS FACULDADE DE MEDICINA Telefone/Ramal: 32141857

Banca de DEFESA: TERESA AMELIA SANTOS DA SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : TERESA AMELIA SANTOS DA SILVA
DATA : 30/09/2021
HORA: 10:00
LOCAL: google meet
TÍTULO:

IMPACTO DA PANDEMIA PELA COVID-19 NO ESTADO CLÍNICO/NUTRICIONAL EM PACIENTES DE GESTAÇÃO DE ALTO RISCO ATENDIDAS NO HUPAA/UFAL


PALAVRAS-CHAVES:

gestação, pandemia, nutricional


PÁGINAS: 30
RESUMO:

A pandemia pela COVID-19 tem impactado a vida de inúmeras pessoas em todo o mundo. Para tentar reduzir as taxas de contaminação por esse vírus, foram adotadas medidas de distanciamento social. As consequências psicossociais decorrentes da pandemia, associadas às situações decorrentes das medidas restritivas e dificuldades financeiras, potencializaram alguns fatores que levam ao erro alimentar, principalmente na população mais vulnerável. Ter uma alimentação adequada durante a gestação é de suma importância para a saúde da gestante e do recém-nascido. Dificuldades emocionais e socioeconômicas, como vivenciados na pandemia, podem refletir diretamente na saúde e na qualidade de vida dessas gestantes e puérperas.

Objetivo: avaliar o impacto da pandemia pela COVID-19 no estado clínico e nutricional de gestantes de alto risco que realizaram o parto no serviço de obstetrícia do Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (HUPAA/UFAL).

Metodologia: Trata-se de um estudo de coorte histórica, realizado com gestantes de alto risco que realizaram o parto no serviço de obstetrícia do HUPAA/UFAL. A pesquisa foi aprovada pelo comitê de ética em pesquisa. Após assinatura do TCLE as pacientes responderam um questionário sobre aspectos sociodemográficos, clínicos e antropométricos (registros de peso e índice de massa corporal conformes descritos no cartão da gestante durante o acompanhamento de pré-natal) e alguns dados obtidos por análise de prontuários. Além disso, foram aplicados questionários de qualidade de vida e de avaliação de transtornos mentais (SF-36 e  MINI versão 7.0.2). Após coleta os dados foram tabulados e procedeu-se a análise estatística.

Resultados iniciais:  Foram convidadas a participar da pesquisa 73 puérperas internadas no serviço com até 48 horas pós-parto, das quais 37 assinaram o TCLE. Destas, 1 retirou o termo de consentimento e 2 foram retiradas da amostra após reavaliação dos critérios de inclusão, totalizando uma amostra de 34 pacientes. A partir da análise inicial, evidenciamos que a prevalência de obesidade no primeiro trimestre gestacional foi de 32,4% e no final da gestação foi de 55,9%. Não houve correlação estatística entre a ocorrência de transtorno mentais e o ganho de peso ao longo da gestação, bem como entre o IMC no terceiro trimestre da gestação e o peso do RN ao nascimento. Ocorreu associação entre o ganho de peso menor e maior que o recomendado, durante a gestação com o peso do RN ao nascimento. Observamos ainda que não houve associação significativa entre a ocorrência de transtornos mentais e o ganho de peso na gestação. 


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1137473 - CLAUDIO TORRES DE MIRANDA
Presidente - 3621153 - JULIANA CELIA DE FARIAS SANTOS
Interna - 7530212 - MERCIA LAMENHA MEDEIROS
Interna - 2370894 - MICHELLE JACINTHA CAVALCANTE OLIVEIRA
Externa à Instituição - RAPHAELA COSTA FERREIRA
Externo à Instituição - TELMO HENRIQUE BARBOSA DE LIMA - UNCISAL
Notícia cadastrada em: 24/08/2021 13:41
SIGAA | NTI - Núcleo de Tecnologia da Informação - (82) 3214-1015 | Copyright © 2006-2024 - UFAL - sig-app-3.srv3inst1 19/04/2024 03:00