PPCM PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS MÉDICAS FACULDADE DE MEDICINA Telefone/Ramal: 32141857

Banca de DEFESA: LIVIA MARIA BORGES AMARAL TENORIO

DISCENTE : LIVIA MARIA BORGES AMARAL TENORIO
DATA : 28/04/2022
LOCAL: famed

Inflamação e risco de sarcopenia em indivíduos diabéticos com doença renal crônica durante a pandemia de COVID 19.

diabetes, doença renal crônica, obesidade, COVID 19, sarcopenia

INTRODUÇÃO: A nefropatia diabética é a principal complicação que leva os pacientes diabéticos a hemodiálise. Nesse momento de pandemia pela COVID 19, os pacientes com diabetes, especialmente, os obesos diabéticos, fazem parte do grupo de risco que pode evoluir com a apresentação mais grave da doença. Em obesos com diabetes e portadores de doença renal crônica, o processo inflamatório acontece de maneira exacerbada com a elevação descontrolada das citocinas inflamatórias podendo ter desfecho desfavorável. A sarcopenia presente nestes pacientes, surge ainda como um fator complicador durante o período de pandemia, com repercussões ainda incertas neste cenário.  OBJETIVO: Investigar o risco de sarcopenia e a resposta inflamatória em pacientes diabéticos com doença renal crônica, em tratamento conservador durante a pandemia de COVID 19. MATERIAIS E MÉTODOS: A dissertação apresenta dois produtos. O produto 1 trata-se de um artigo de revisão “Vias metabólicas e hiperinflamação na covid 19 em obesos diabéticos renais crônicos e sua reabilitação física pós-infecção / metabolic pathways and hyperinflammation in covid 19 in obese and chronic renal diabetic patients and their post-infection physical rehabilitation”, publicado na revista Brazilian Journal of Development ISSN: 2525-8761, DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv7n7-167. O segundo produto refere-se a um estudo transversal, observacional, sendo a amostra calculada de 40 pacientes diabéticos em tratamento conservador para Doença Renal Crônica (DRC), com taxa de filtração glomerular < 60mL/min/1,73m² (TFG calculada com a fórmula CKD- EPI) de ambos os sexos, assistidos pelo Centro Integrado de Nefrologia do Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (HUPAA) durante a pandemia de COVID 19. A coleta foi realizada no período de janeiro até julho de 2021. O estudo foi feito em duas etapas, sendo a primeira observacional retrospectiva por meio de coleta de dados de prontuários médicos, dentre os quais dados socioeconômicos, antropométricos (peso e altura) e bioquímicos (hemograma, uréia, creatinina, albumina, glicemia de jejum, lipidograma, proteína C reativa, ferritina, ácido úrico, sódio, potássio, cálcio, fósforo, PTH e 25-hidroxi-vitamina D). A segunda parte foi a coleta de amostra de sangue para a avaliação de citocinas inflamatórias (IL-1β, IL-6, IL-8, TGF-β) e triagem de sarcopenia por meio da aplicação do questionário SARC- F. Os dados foram tabulados no programa Microsoft Excel® e as análises realizadas com o auxílio do pacote estatístico SPSS, adotando um nível de confiança de 95% (p<0,05). RESULTADOS: Foram avaliados 41 pacientes (63,8% idosos e 36,1% adultos), sendo observado um alto percentual de obesidade (média de IMC 30,4Kg/m², com DP 6,541, p 0.001), com 39,02% de indivíduos obesos e a presença de uma taxa de filtração glomerular diminuída (TFG média de 38,2mL/min/1,73m², com DP 14,68, p 0.039). Desta população, 36 pessoas responderam ao questionário SARC- F, para avaliar risco de sarcopenia e encontramos 38,9% de sinais sugestivos de sarcopenia, que indica prosseguir com a investigação posteriormente e maior atenção aos cuidados.  As variáveis relacionadas aos dados pessoais e de saúde foram analisadas quanto a associação com o estado nutricional e não foi encontrada significância estatística. Os dados pessoais e de saúde quando associados ao estado nutricional não diferiram, no entanto, o risco de sarcopenia associou-se ao valor da glicemia de jejum (p 0,017) com baixo efeito de associação. A análise de correlação utilizando o coeficiente de Spearman rho, realizada entre o estado nutricional e as variáveis não lineares, encontrou relação positiva entre obesidade e a taxa de filtração glomerular, a glicemia de jejum e a hemoglobina glicada. Os marcadores inflamatórios serão analisados numa etapa posterior. CONCLUSÃO: A população estudada representa pacientes com estágio avançado de doença renal crônica diabética e a taxa de obesidade aparece elevada nessa amostra. Esse fato pode ser relacionado a presença de uma obesidade sarcopênica, considerando os dados do SARC-F. Além disso, as correlações positivas entre obesidade e TFG, glicemia de jejum e hemoglobina glicada refletem as repercussões metabólicas a que esse perfil nutricional está associado, conforme os dados da literatura.

Externo à Instituição - BRAULIO CESAR DE ALCANTARA MENDONCA
Interna - 4364569 - FABIANA ANDREA MOURA
Interno - 1791653 - FLAVIO TELES DE FARIAS FILHO
Presidente - 3621153 - JULIANA CELIA DE FARIAS SANTOS