PPCM PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS MÉDICAS FACULDADE DE MEDICINA Telefone/Ramal: 32141857

Banca de DEFESA: VANESSA MIRANDA PEREIRA FAUSTO

DISCENTE : VANESSA MIRANDA PEREIRA FAUSTO
DATA : 27/02/2023
LOCAL: google meet

BIOMARCADORES METABOLÔMICOS COMO PREDITORES DO RISCO CARDIOVASCULAR NOS PACIENTES COM LÚPUS ERITEMATOSO SISTÊMICO

Lúpus Eritematoso Sistêmico; risco cardiovascular; metabolômica

INTRODUÇÃO: Lúpus Eritematoso Sistêmico é uma doença inflamatória crônica, imunomediada, onde a perda da regulação imune e presença de autoanticorpos resultam em acometimento de múltiplos órgãos. Os pacientes com Lúpus apresentam risco cardiovascular aumentado comparado com pessoas saudáveis do mesmo sexo e idade. Os métodos existentes de rastreio do risco cardiovascular não são suficientes para pacientes com Lúpus Eritematoso Sistêmico.  OBJETIVOS: Avaliar biomarcadores metabolômicos que podem ser preditores e auxiliadores da avaliação do risco cardiovascular nessa população.  MATERIAIS E MÉTODOS: Estudo observacional e coorte transversal. A amostra foi se­lecionada por conveniência, composta por pacientes portadores de LES pelo ambulatório de Reumatologia do Hospital Professor Alberto Antunes, hospital terciário em uma capital do Nordeste. Foram incluídos pacientes de ambos os sexos com idade maior que 18 anos e assinaram o Termo de Livre Consentimento e Esclarecido (TCLE). Para a análise comparativa foram selecionadas a amostra dos pacientes controle por conveniência também, composta por pessoas de ambos os sexos com idade maior que 18 anos que não tivessem doença autoimune. Esses pacientes controle assinaram também o Termo de Livre Consentimento e Esclarecido (TCLE). Foi realizada a coleta de exame sanguíneo no Laboratório do Hospital Universitário Professor Alberto Antunes e uma amostra foi enviada para o Laboratório de Química da Universidade Federal de Alagoas para avaliação da metabolômica. Posteriormente será realizada a comparação estatística dos pacientes com Lúpus e controles.

Externo(a) à Instituição - ANTONIO LUIZ RIBEIRO BOECHAT
Externo(a) ao Programa - 1627935 - AUXILIADORA DAMIANNE PEREIRA VIEIRA DA COSTA E SILVA
Interno(a) - 1791653 - FLAVIO TELES DE FARIAS FILHO
Interno(a) - 2370894 - MICHELLE JACINTHA CAVALCANTE OLIVEIRA