A SÓLIDA FORMAÇÃO TEÓRICA DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA: IDENTIFICANDO CONTRADIÇÕES E POSSIBILIDADES NA PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO A PARTIR DO NORDESTE DO BRASIL (2005-2022)
Formação de Professores. Educação Física. Sólida formação teórica. Licenciatura Ampliada.
Esta dissertação trata da problemática da Formação de Professores em Educação Física, considerando as recentes publicações das diretrizes curriculares gerais (para as licenciaturas) e específicas (da área). O objetivo foi analisar as teses de doutorado defendidas no Brasil, delimitando como amostra estudos produzidos entre os anos de 2005 e 2022 no Nordeste, apresentando uma síntese do grau de desenvolvimento do conhecimento acerca do princípio da solida formação teórica, defendido pela Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação. Analisou-se, com base em aproximações ao método materialista histórico dialético, e no instrumento Matriz Paradigmática, nove teses defendidas no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Bahia, instituição com o maior número de produções sobre essa temática no país. Recuperou-se a lógica destes estudos e a dinâmica do real que expressam. A análise preliminar das fontes revela que os estudos convergem na constatação da fragmentação e negação do conhecimento na formação inicial e apresentam elementos teórico-metodológicos para a enfrentar as problemáticas identificadas, apontando-se como proposta principal a formação em um curso único de Licenciatura Ampliada em Educação Física.