“NESSE CURSO, A GENTE SE SENTE GENTE”: EXPERIÊNCIAS FORMATIVAS NA PERSPECTIVA DA ALFABETIZAÇÃO FREIREANA
Paulo Freire; Formação Permanente; Investigação Temática.
Este trabalho tem como objetivo analisar as contribuições e os desafios de um curso formativo de professoras voltado para a temática de alfabetização na perspectiva da Abordagem Temática Freireana. Metodologicamente, a pesquisa se caracteriza como qualitativa e teve como referência as etapas da Investigação Temática de Paulo Freire para estruturar o curso. Para analisar as experiências das educadoras ao longo da formação, foram utilizadas transcrições de falas oriundas de gravações de áudio e vídeo e como instrumento analítico foi realizada a Análise Textual Discursiva, que teve as seguintes categorias emergentes: a) O diálogo como fator de dedicação e compromisso com a formação b) A tomada de consciência das situações-limites vivenciadas pela comunidade c) Desafios institucionais e o impacto na formação permanente. Dentre os resultados, destacam-se: o estabelecimento de relações dialógicas enquanto modelo formativo, a aproximação dos profissionais da escola com as situações limites da comunidade, e a abertura para práticas educativas significativas.