O ENSINO DA AGROECOLOGIA NOS ANOS INICIAIS DO
FUNDAMENTAL: UMA ANÁLISE A PARTIR DO CURRÍCULO E DOS LIVROS
DIDÁTICOS DAS ESCOLAS DA ZONA RURAL E URBANA DE SANTANA DO
IPANEMA-AL
Educação; Currículo; Livro didático; Agroecologia
O objeto da dissertação é o trato com o conhecimento sobre agroecologia nos anos iniciais do
Ensino Fundamental. Está inserida no Programa de Pós-Graduação em Ensino e Formação de
Professor – PPGEFOP UFAL/Arapiraca. A problemática está relacionada à função social da escola, a elevação da capacidade teórica dos estudantes e, o trato com o conhecimento da agroecologia nos anos iniciais do ensino fundamental. O problema de pesquisa é: Qual é o conteúdo sobre Agroecologia presente no material didático usado nas escolas públicas na zona rural e urbana de Santana do Ipanema-AL, suas contradições e possibilidades de superação? As questões de investigação são: (1) Qual é o conhecimento reconhecido como conhecimento clássico de agroecologia. (2) Quais são os conhecimentos sobre Agroecologia tratados nos livros didáticos utilizados pelos/as professores/as dos anos iniciais das escolas públicas na zona rural e urbana de Santana do Ipanema-AL? (3) Quais as contradições no trato com este conhecimento nas escolas e quais as possibilidades de superação das contradições identificadas? Objetivo geral: tomando como referência as teorias pedagógicas não críticas, analisar como o ensino da agroecologia está sendo tratado no currículo e nos livros didáticos dos anos iniciais do Ensino Fundamental em escolas da zona urbana e rural do município de Santana do Ipanema - AL. Os Objetivos específicos são: (1) Observar se a agroecologia é contemplada no currículo a partir da realidade de duas escolas da zona rural e duas escolas da zona urbana de Santana do Ipanema-AL; (2) Realizar um levantamento nos livros didáticos dos anos iniciais de Santana do Ipanema, na busca de identificar se os conhecimentos agroecológicos são citados de alguma forma; (3) Realizar a partir das teorias pedagógicas uma análise sob a ótica do ensino da agroecologia. O caminho teórico metodológico foi baseado na pedagogia histórico crítica. A pesquisa é caracterizada como um estudo exploratório, com uma abordagem qualitativa, de base documental e a análise dos dados será relacionada com as explicações cientificas sobre as determinações que incidem na Educação Escolar e influencia a educação pública, sua qualidade e a formação dos sujeitos. As fontes utilizadas para o levantamento dos dados partiram dos planos de aulas e dos conteúdos dos livros didáticos dos anos iniciais do ensino fundamental utilizados nas instituições pesquisadas. Foram analisados um total de 542 planos de aula das turmas de 1o ao 5o anos, referente ao ano de 2023, e duas coleções de livros didáticos. Os dados foram expostos em quadros, tabelas e gráficos. As hipóteses que orientaram a pesquisa foram: a primeira está relacionada à possibilidade do ensino da agroecologia está suprimido em favor do ensino do modelo da agricultura convencional representada pelo agronegócio; e a segunda estar à noção de que os conhecimentos agroecológicos, de base ecologicamente correta sob prática da agricultura familiar, está sendo fragmentado e desorganizado em componentes curriculares como ciências, geografia, história. A pesquisa demonstrou que a agroecologia e os conhecimentos agroecológicos não são contemplados dentro do currículo, dos conteúdos dos livros didáticos e dos planejamentos de aulas das unidades de ensino pesquisadas. Foi observado na pesquisa que a ausência dos conteúdos ligados a temática da agroecologia, dentro do currículo escolar impacta negativamente na formação dos discentes, e favorece a reprodução do sistema de produção ligado ao agronegócio, que apresenta como principais características as concentrações dos meios de produção e riquezas com devastação ambiental.