Banca de QUALIFICAÇÃO: STELLA REGINNA TEIXEIRA ESTEVAM

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : STELLA REGINNA TEIXEIRA ESTEVAM
DATA : 14/03/2025
HORA: 14:00
LOCAL: Google Meet
TÍTULO:

REPRESENTAÇÕES DO CONHECIMENTO QUÍMICO SOBRE FORÇAS DE INTERAÇÃO INTERMOLECULAR: UMA ANÁLISE SEMIÓTICA DE IMAGENS EM LIVROS DO ENSINO MÉDIO E SUPERIOR


PALAVRAS-CHAVES:

Ensino de Química; Linguagem Visual; Gramática do Design Visual.


PÁGINAS: 78
RESUMO:

A química é uma disciplina cuja presença da linguagem simbólica é aspecto crucial em seu desenvolvimento e ensino. Como consequência, os livros didáticos empregam uma ampla gama de símbolos, fórmulas e representações para comunicar seus conceitos. Nesse contexto, este funciona como recurso norteador para o professor, apresentando em seus conteúdos múltiplas linguagens na comunicação do conhecimento. Diante disto, o presente trabalho tem como objeto de estudo, as imagens inseridas no contexto dos livros didáticos de ciências da natureza/ química do ensino médio aprovados pelo Plano Nacional de Livro Didático (PNLD) 2021 e de química do ensino superior. Tendo como objetivo geral caracterizar as imagens presentes nos livros didáticos de ciências da natureza/ química do ensino médio aprovados pelo PNLD 2021 e no ensino superior, especificamente para o tópico de interações intermoleculares.  Para que este objetivo seja alcançado, fez-se necessário: 1) Identificar como as imagens estão sendo representadas para o ensino de interações intermoleculares nos livros didáticos de ciências da natureza/ química do ensino médio e de química no ensino superior; 2) Categorizar as imagens pertencentes quanto ao conhecimento químico; 3) Avaliar a influência de livros do ensino superior em do ensino médio; 4) Identificar as contribuições das imagens para o entendimento do conteúdo de interações intermoleculares. Nesse contexto, a pesquisa buscou responder duas questões principais: Quais significados sobre forças intermoleculares são representados em imagens de livros de ciências da natureza/química do ensino médio e superior? Haveria influência de livros técnicos do ensino superior nas imagens de livros para o ensino médio? Como referencial teórico, o estudo se pautou na semiótica social que compreende uma abordagem teórica que analisa como os signos são utilizados e interpretados em diferentes tipos de contextos sociais (Santaella, 2012). A presente pesquisa enquadra-se na modalidade qualitativa do tipo documental (Lüdke & André, 1986). Em que os livros são tratados como documentos. Os procedimentos e métodos, seguiram duas etapas de acordo com os pressupostos teóricos de Kress e van Leeuwen (2006) nas dimensões da Gramática do Design Visual (GDV): a primeira delas foi a análise pelo significado composicional e a segunda pelo significado representacional. Os resultados indicaram que as imagens estão cada vez mais presentes nos livros didáticos, que existe a necessidade da leitura das imagens para melhorar a integração entre texto e imagem, o tipo de imagem mais encontrado foi sobre o aspectos atômico-moleculares. Porém, outras características importantes se fizeram pouco presentes. 


MEMBROS DA BANCA:
Externo(a) à Instituição - JOÃO PAULO MENDONÇA LIMA
Interno(a) - 1348700 - TEREZA CRISTINA CAVALCANTI DE ALBUQUERQUE
Presidente - 1649919 - WILMO ERNESTO FRANCISCO JUNIOR
Notícia cadastrada em: 04/03/2025 13:23
SIGAA | NTI - Núcleo de Tecnologia da Informação - (82) 3214-1015 | Copyright © 2006-2025 - UFAL - sig-app-2.srv2inst1 23/06/2025 21:45