AS POTENCIALIDADES DAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS NA PERSPECTIVA FREIREANA PARA A PROMOÇÃO DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA
Histórias em quadrinhos. Paulo Freire. Alfabetização Científica.
O presente estudo tem como objetivo investigar as contribuições das histórias em quadrinhos (HQs) como ferramentas para potencializar a alfabetização científica em uma perspectiva Freiriana. A partir disso, tem se como objetivo auxiliar os educadores do ensino fundamental, de uma escola pública localizada no sertão Alagoano, com elaboração de atividades de ensino que envolvam o gênero textual histórias em quadrinhos(HQs), levando em consideração a dinâmica dos três momentos pedagógicos (3MPs) pautada nos princípios freireanos. O intuito deste pesquisa é contribuir com a alfabetização científica de crianças, resgatando a identidade da comunidade escolar investigada, auxiliando assim na interpretação e leitura de mundo do ser humano a respeito de situações problemática vivenciadas por eles. Metodologicamente, a pesquisa está organizada em duas etapas: a primeira de caráter teórico, em que foi possível realizar um revisão sistemática sobre o que os pesquisadores têm investigado sobre a temática alfabetização científica, HQs na perspectiva freireana nos últimos dez anos 2011-2021. Assim, como também foi possível realizar uma revisão bibliográfica sobre o ensino de ciências na perspectiva freireana. A segunda parte da pesquisa é de caráter empírico, em que foi possível construir atividades lúdicas utilizando HQs a partir de um Tema Gerador obtido a partir da análise da realidade da comunidade escolar e local. A construção dessas atividades ocorreu no âmbito de um curso formativo remoto realizado com professores da educação básica de uma escola municipal do campo, localizada na cidade de Delmiro Gouveia-AL. Dentre os resultados, foi-se possível constatar que são poucos os estudos na área de ensino de ciências que tem trabalhado com o uso de HQs na perspectiva Freiriana. No entanto, os poucos estudos encontrados serviram de base para a elaboração das atividades pedagógicas que envolvessem o uso de HQs. Até o presente momento, as atividades elaboradas não foram implementadas com as crianças da escola.