Reflexões Pluriversais sobre a Educação Infantil na BNCC: o "eco" da diversidade e o respeito às diferenças nos Objetivos de Aprendizagem e nos Campos de Experiências
Educação Infantil; Pluriversalidade; BNCC; Relações étnico-raciais; Educação antirracista.
A pesquisa intitulada “Reflexões Pluriversais sobre a Educação Infantil na BNCC: o ‘eco’ da diversidade e o respeito às diferenças nos Objetivos de Aprendizagem e nos Campos de Experiências”, procura responder à seguinte questão central: a Pluriversalidade das crianças brasileiras está contemplada na Base Nacional Comum Curricular para a Educação Infantil? Assim, tem como objetivo explorar se - e de que forma - a Pluriversalidade das crianças brasileiras está exposta na BNCC-Educação Infantil. Tal objetivo se desdobra nos seguintes objetivos específicos: a) revisar o saber científico associado à Pluriversalidade no campo educacional; b) Identificar a Pluriversalidade presente (ou ausente) no discurso da BNCC-Educação Infantil e c) Refletir sobre aspectos, desafios e possibilidades pluriversais na Educação Infantil para além da BNCC. Tal investigação, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Alagoas, na linha de pesquisa “Educação, Culturas e Currículos”, está inserida e dialoga com as produções do Grupo de Estudos e Pesquisas em Pedagogias e Culturas Infantis (GEPPECI), especialmente no que se refere às investigações sobre as imagens das crianças nas políticas educacionais – com foco nas políticas curriculares – e suas possíveis implicações na docência e nas práticas educativas. Para sua consecução, sob um parâmetro qualitativo de pesquisa (Yin, 2016), seu traçado metodológico envolve Revisão Sistemática de Literatura (Brizola; Fantin, 2016) e Análise Temática (Braun; Clarke, 2006) para um contínuo investigativo que aponta a inevitabilidade de aprofundar criticamente os estudos sobre a normativa curricular em questão e seus desdobramentos que impactam direta e indiretamente as infâncias negras e suas trajetórias nos seus processos educativos. Os resultados parciais indicam que as reflexões pluriversais são fundamentais para uma leitura crítica da Base Nacional Comum Curricular para a Educação Infantil, tendo em vista o fato de que tal conceito nos permite confrontar aquilo que está proposto no documento, descortinando discursos universalizantes e seus significados imbuídos no documento. Espera-se, com essa tese, contribuir para pensar outros caminhos e alternativas possíveis na persperctiva de uma educação antirracista e que considere todas as crianças - e cada uma delas - desde bebês.