Doutor em Psicologia Social (2015) pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). É docente efetivo da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) desde 2017, tendo iniciado sua carreira em 2013, na Universidade Federal de Roraima (UFRR). Atualmente, encontra-se como Diretor do Instituto de Psicologia (IP) da UFAL. Cabendo destacar, que o IP é uma unidade acadêmica que comporta os cursos de Graduação em Psicologia, Pós-graduação em Psicologia (Mestrado) e a Residência Multiprofissional em Saúde, tendo sido, anteriormente, coordenador do Curso de Graduação em Psicologia (Gestão 2018-2020 e 2021/2022). Fundou o Laboratório Alagoano de Psicometria e Avaliação Psicológica (LAPAP/UFAL ver: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/4440085750878125), em 2018, sendo o mesmo, catalogado pelo Instituto Brasileiro de Avaliação Psicológica (IBAP, https://www.ibapnet.org.br/avaliacao-psicologica/laboratorios/322/catalogo-dos-laboratorios-de-avaliacao-psicologica-no-brasil). É docente permanente do Programa de Pós-graduação em Psicologia (PPGP/UFAL: https://ip.ufal.br/pt-br/pos-graduacao/mestrado-em-psicologia/docentes) e está como membro do GT da ANPEPP, intitulado Avaliação em Psicologia Positiva e Criatividade (GT 06). No âmbito da Avaliação Psicológica, especificamente, destaca-se que desde 2016, é parecerista ad hoc do Sistema de Avaliação de Testes Psicológicos (SATEPSI), do Conselho Federal de Psicologia (CFP) (https://satepsi.cfp.org.br/pareceristas.cfm). Foi membro da Diretoria do Instituto Brasileiro de Avaliação Psicológica IBAP, gestão 2015/2017, na qualidade de membro do Conselho Fiscal (https://www.ibapnet.org.br/o-ibap/gestoes-anteriores) e de forma complementar, atualmente está como um dos representantes titulares da região Nordeste (Núcleo Alagoas) da Sociedade Brasileira de Psicologia - SBP (https://www.sbponline.org.br/2023/04/sbp-seleciona-representantes-regionais-nos-estados-de-alagoas-sergipe-maranhao-e-parana). No que diz respeito à gestão e execução de projetos, encontra-se como líder da frente de Psicometria do TED 10974 Plataforma Inteligente para Acompanhamento Personalizado e Alerta Preventivo de Evasão e Abandono Escolar, financiado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento Educacional (FNDE) junto ao Ministério da Educação (MEC). O principal foco desta frente está concentrado na elaboração e uso de um instrumento de avaliação de fatores de risco à evasão escolar. O projeto de abrangência nacional cobre todo o ciclo da educação básica do Brasil, a partir de uma abordagem híbrida que congrega Psicometria, Inteligência Artificial (IA) e aprendizagem de máquinas (learning machine). Além disso, também atua como vice-coodenador do TED 11970 Observatório da Equidade Educacional: Da Pesquisa à Inovação, também financiada pelo FNDE, junto ao Ministério da Educação (MEC). Em linhas gerais, os dois projetos anteriormente citados fazem parte de uma parceria multidisciplinar do proponente com o NEES - Núcleo de Excelência em Tecnologias Sociais (ver: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/9790399860608976) que é um grupo vinculado ao Instituto de Computação (IC) da Universidade Federal de Alagoas, tem por objetivo pesquisar e desenvolver soluções tecnológicas em diversas áreas, dentre elas, a Educação, trabalhando no design, desenvolvimento e experimentação de tecnologias educacionais inteligentes para promover aprendizagem equitativa e bem-estar. O NEES possui uma rede articulada de pesquisadores/as nacionais e internacionais, a exemplo da Universidade de Harvard (EUA) e da Universidade de São Paulo (USP) o que tem proporcionado parcerias em projetos potenciais e em andamento. Em resumo, o presente pesquisador reúne dez anos de experiência no ensino, pesquisa/pós-graduação, administração e gestão e execução de projetos, concentrados, basicamente, na área de Avaliação Psicológica, Psicometria e Análises Estatísticas de Dados.
Formação acadêmica/profissional (Onde obteve os títulos, atuação profissional, etc.)
não informada
Áreas de Interesse
(áreas de interesse de ensino e pesquisa)