marcos dos santos moreira

ICHC - INSTITUTO DAS CIÊNCIAS HUMANAS, COMUNICAÇÃO E ARTES

Perfil Pessoal

Descrição pessoal
Marcos Moreira é Doutor e Mestre em Educação Musical pela Universidade Federal da Bahia, onde também obteve o diploma de Licenciatura em Música, e Especialista em Gestão Escolar pela Faculdade Montenegro. Em Alagoas, é Professor Adjunto I D.E. desde 2008 e mantém o Grupo de Pesquisa Metodologia e concepção social no ensino coletivo na UFAL- Universidade Federal de Alagoas. É Membro da Sociedade Portuguesa de Investigação em Música, Docente convidado e membro do grupo de Pesquisa musical do Instituto Piaget, Viseu-Portugal. Exerce paralelamente, na Federal de Alagoas, a função de Editor da Revista Eletrônica de Música MUSIFAL no qual é fundador do referido periódico, e desenvolve semestralmente Encontros sobre tema Banda de Música no Projeto permanente denominado Jornadas Pedagógicas para Músicos de Banda. Na Bahia, concluiu o Doutorado em 2013 na sub-área Educação Musical, na Universidade Federal da Bahia, sob orientação do Prof. Dr. Joel Barbosa e Co-orientação do Prof.Dr. Alexandre Andrade (Portugal). É autor do livro História das Mulheres nas Bandas de Música, editado em Portugal pela Cardoso e Conceição e de diversos artigos publicados em congressos sobre Bandas Música e Educação Musical, em periódicos acadêmico-científicos, entre os quais, ICTUS (UFBA-2010), OPUS (UFMG 2010), ETD-UNICAMP-Educação Temática Digital (2009 e 2008) e também em áreas de gênero como a Revista RLAGG (Qualis B2), entre outras. Tem apresentado trabalhos em diversos Congressos realizados em muitos Estados Brasileiros e no Exterior a exemplo de Portugal e Chile.Obteve classificação internacional para Congresso de Sociologia na Costa Rica, no evento ALAS 2015. Possui participação como co-autor em três livros organizados: A Educação Musical no Brasil, da Editora Sonare (Bahia), o livro publicado sobre III Encontro Internacional de Musicologia-UFRJ e o trabalho de catalogação musicológica denominado Memorias musicais da Curica, editado pela FUNDARPE em em parceria com a Banda Curica de Pernambuco. Também coordena o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência, no sub projeto PIBID-MÚSICA, desde 2011. Já atuou como Pianista em diversos eventos na Bahia e Sergipe entre as décadas de 90 e 2000.
Formação acadêmica/profissional (Onde obteve os títulos, atuação profissional, etc.)
Doutorado em Música (Conceito CAPES 3).
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
Título: Mulheres em Bandas de Música em Filarmônicas do nordeste do Brasil e do norte de Portugal., Ano de obtenção: 2013.
Áreas de Interesse (áreas de interesse de ensino e pesquisa)
Musica, Educação Musical
Currículo Lattes:
link não informado

Formação Acadêmica

Formação acadêmica não cadastrada

Contatos

Endereço profissional
não informado
Sala
não informado
Telefone/Ramal
1600
Endereço eletrônico
marcos.moreira@ichca.ufal.br

SIGAA | NTI - Núcleo de Tecnologia da Informação - (82) 3214-1015 | Copyright © 2006-2024 - UFAL - sig-app-2.srv2inst1 v4.9.3_s.65 24/02/2024 15:23