2020, Marina Rebeca de Oliveira Saraiva , Por que eu tenho que brincar na rua? Reflexões éticas, metodológicas e epistemológicas sobre um percurso de pesquisas com crianças na cidade, ISSN: 23588322
2020, SANTOS, SOLANGE ESTANISLAU DOS, Marina Rebeca de Oliveira Saraiva , O ano que não tem fim: as crianças e suas infâncias em tempos de pandemia, ISSN: 19804512
2019, Marina Rebeca de Oliveira Saraiva, Flávia Ferreira Pires , Enquanto houver bebês, há esperança, ISSN: 24479837
Publicação em Eventos (10)
2019, Marina Rebeca de Oliveira Saraiva, Os bebês e a cidade, V SLBEI - Seminário Luso-Brasileiro de Educação de Infância e II CLABIE - Congresso Luso-Afro-Brasileiro de Infâncias e Educação: Infâncias, Cidade e democracia, Outros
2019, Manasséis Silvério da Silva Oliveira, Mayrianne Souza de Alcântara Urtiga, Marina Rebeca de Oliveira Saraiva, CRIANÇAS E INFÂNCIAS: Concepções e Rotinas em uma instituição de Educação Infantil em Maceió-AL, V Seminário Luso-Brasileiro de Educação Infantil e do II Congresso Luso-Afro-Brasileiro de Infâncias e Educação: Infâncias, cidade e democracia, Resumo
2019, Marina Rebeca de Oliveira Saraiva, Conferência de Encerramento - Lutas e Resistências em Defesa da Educação das Crianças, 9º Bienal Internacional do Livro de Alagoas / I SEMINÁRIO DO GEPPECI Infância(s) e Educação das Crianças: Lutas, Resistências e Abordagens, Outros
2018, Marina Rebeca de Oliveira Saraiva, Larissa Vanessa Santos Correia, Criança é tudo igual? O problema da homogenização do conceito de infância e os caminhos para uma Antropologia da Criança, SIMPÓSIO NACIONAL DE EDUCAÇÃO: Ciência, Responsabilidade e Soberania., Trabalho Completo
2018, Marina Rebeca de Oliveira Saraiva, Famílias e comunidades na educação das crianças, IV SLBEI - Seminário Luso-Brasileiro de Educação de Infância e I CLABIE - Congresso Luso-Afro-Brasileiro de Infâncias e Educação, Outros
2018, Larissa Vanessa Santos Correia, Marina Rebeca de Oliveira Saraiva, Criança é tudo igual? O problema da homogenização do conceito de infância e os caminhos para uma Antropologia da Criança, 70ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência - SBPC, Trabalho Completo
2018, Marina Rebeca de Oliveira Saraiva, Fabíola Mendes da Silva, Dados sobre a educação infantil indígena em Alagoas: questões pedagógicas, políticas e legislativas., SIMPÓSIO NACIONAL DE EDUCAÇÃO: Ciência, Responsabilidade e Soberania, Trabalho Completo
2018, FABÍOLA MENDES DA SILVA, Marina Rebeca de Oliveira Saraiva, Dados sobre a educação infantil indígena em Alagoas: questões pedagógicas, políticas e legislativas, 70ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência - SBPC, Trabalho Completo
2018, Marina Rebeca de Oliveira Saraiva, O lugar da infância nas memórias wassu: reflexões iniciais, IV Semana de Antropologia do PPGA/UFPB, Outros
2018, Marina Rebeca de Oliveira Saraiva, Parir e cuidar como uma índia: reflexões sobre os discursos de natureza e cultura nas práticas de cuidado dos bebês, I Ciclo de Palestras - Abril Indígena, Outros
Capítulos de Livros (3)
2021, Bebês e Política de cuidado em tempos de pandemia, Coletivos, Mulheres e Crianças em Movimento: na pandemia, do podcast ao livro, Rosamaria Giatti Carneiro, Marina Rebeca de Oliveira Saraiva
2020, INFÂNCIA(S) E TECNOLOGIAS DIGITAIS NO MUNDO CONTEMPORÂNEO: DIÁLOGOS ENTRE A ANTROPOLOGIA E A EDUCAÇÃO, História, concepção de infância, arte e mídia, Marina Rebeca de Oliveira Saraiva, Cleriston Izidro dos Anjos
2019, Crianças, Sociabilidades e Tecnologias Digitais: contribuições para pensar a(s) infância(s) no mundo contemporâneo, Dispositivos móveis no ensino de matemática : tablets & smartphones, Marina Rebeca de Oliveira Saraiva, Cleriston Izidro dos Anjos
Participações em Bancas de Cursos (12)
2021, Dissertação de Mestrado NAO FIZ PEDAGOGIA PARA TROCAR FRALDAS! IDENTIDADE PROFISSIONAL, HABITUS, E A CONSTRUCAO DO SER PROFESSORA EM UM CENTRO MUNICIPAL DE EDUCACAO INFANTIL NA CIDADE DE MACEIO-AL, CAMILA DA SILVA MELO
2021, Monografia de Graduação Estereótipos e relações de gênero nas brincadeiras infantis, Marina Rebeca de Oliveira Saraiva, Fábio Hoffmann Pereira, Lívia Couto Guedes
2020, Qualificação de Mestrado NAO FIZ PEDAGOGIA PARA TROCAR FRALDAS: identidade profissional, habitus e a construcao do ser professora em um centro municipal de educacao infantil, CAMILA DA SILVA MELO
2020, Dissertação de Mestrado O CONHECIMENTO E O DOM: UMA ETNOGRAFIA DOS CURANDEIROS E REZADORES KARIRI-XOCO., MARIA ALANE DOS SANTOS
2020, Dissertação de Mestrado O conhecimento e o dom: uma etnografia dos curadores e rezadores Kariri-Xocó, Evaldo Mendes da Silva, Isabel Santana de Rose, Marina Rebeca de Oliveira Saraiva
2020, Monografia de Graduação Dados sobre a educação indígena em Alagoas: um estudo de caso entre os Wassu-cocal (Joaquim Gomes-AL)), Marina Rebeca de Oliveira Saraiva, Cleriston Izidro dos Anjos, Fábio Hoffmann Pereira
2019, Monografia de Graduação Educação Infantil, crianças e docência: concepções em relatórios de estágios dos/as estudantes de Pedagogia/UFAL (2009-2017), Cleriston Izidro dos Anjos, Marina Rebeca de Oliveira Saraiva, Nelma Camelo de Araújo
2019, Monografia de Graduação The powerfull: um jogo de tabuleiro na auxílio da fixação de conteúdo sobre dominação e poder de Max Weber, Marina Rebeca de Oliveira Saraiva, Jordânia de Araújo Souza, João Batista de Menezes Bittencourt
2019, Qualificação de Mestrado O CONHECIMENTO E O DOM: UMA ETNOGRAFIA DOS CURADORES E REZADORES KARIRI-XOCO., MARIA ALANE DOS SANTOS
2018, Monografia de Graduação Dinâmica da Pixação em Maceió, Marina Rebeca de Oliveira Saraiva
2018, Monografia de Graduação A influência de jogos eletrônicos aplicados ao ensino de aprendizagem das crianças, Marina Rebeca de Oliveira Saraiva, Andreza Fabricia Pinheiro da Silva, Mônica Patrícia da Silva Sales
2018, Monografia de Graduação "Se tivessem mãe, não faziam isso!" - uma etnografia sobre concepções de infância, gênero e moralidades na Jurubeba, Débora Allebrant, Marina Rebeca de Oliveira Saraiva, Nádia Elisa Meinerz
Participação em Colegiados e Comissões (1)
Comitê de ética em Pesquisa, Membro, UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
Trabalho de Fim de Curso(9)
The powerfull: um jogo de tabuleiro no auxílio da fixação do conteúdo sobre dominação e poder de Max Weber., LARISSA VANESSA SANTOS CORREIA ,
09/2019
(In)visibilidade da criança e das infâncias: um estudo dos saberes e fazeres/ amores e favores na Educação Infantil., MAYRIANNE SOUZA DE ALCANTARA URTIGA ,
07/2019
Dados sobre a Educação Infantil Indígena em Alagoas: um estudo de caso entre os Wassu-Cocal (Joaquim Gomes-Al), FABIOLA MENDES DA SILVA ,
11/2019
(In)visibilidade da criança e das infâncias: um estudo dos saberes e fazeres/ amores e favores na Educação Infantil, MANASSEIS SILVERIO DA SILVA OLIVEIRA ,
07/2019
Contribuições das pesquisas com crianças no campo da sociologia para pensar a infância e a educação em contextos não escolares., LETICIA FRAGOSO GOVEIA ,
PEGA-PEGA OU ROBLOX? UM ESTUDO EXPLORATÓRIO SOBRE A RELAÇÃO DAS CRIANÇAS COM O BRINCAR NA RUA E AS TECNOLOGIAS DIGITAIS EM SANTANA DO MUNDAÚ-AL., PRISCILA MACEDO DE MIRANDA ,
The powerful: um jogo de tabuleiro no auxílio da fixação do conteúdo sobre dominação em Max Weber., LARISSA VANESSA SANTOS CORREIA ,
PEGA-PEGA OU ROBLOX? UM ESTUDO EXPLORATÓRIO SOBRE A RELAÇÃO DAS CRIANÇAS COM O BRINCAR NA RUA E AS TECNOLOGIAS DIGITAIS EM SANTANA DO MUNDAÚ-AL., FRANCIELLY MARIA DA SILVA LIMA ,
PERSPECTIVAS DE EDUCADORES SOBRE EDUCAÇÃO RESPEITOSA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA PESQUISA COM PROFISSIONAIS DE UMA ESCOLA DA REDE MUNICIPAL DE MACEIÓ - ALAGOAS, ESTHER CORDEIRO LOPES ,
04/2024
Orientações de Pós-Graduação (1)
Mestrado, CAMILA DA SILVA MELO, 03/2019
- 07/2021
,
Concluída em 07/2021