2021, CARMO, BRUNO CLEITON MACEDO DO, Neiza de Lourdes Frederico Fumes, LIRA, WLADEMIR PAES DE , Direito ao uso do nome social por estudantes transgêneros em contraposição ao poder familiar, ISSN: 19846444
2021, Renato Vitor da Silva Tavares, Neiza de Lourdes Frederico Fumes , QUALIDADE DE VIDA DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA VISUAL PRATICANTES DE GOALBALL, ISSN: 26748681
2021, BITTENCOURT, IVANISE GOMES DE SOUZA, Neiza de Lourdes Frederico Fumes , -Eu não deveria ter saído de lá! Gosto de estudar!-: Os desafios de pessoas com Transtorno do Espectro Autista para escolarização, ISSN: 25253409
2020, Adilson Rocha Ferreira, Flavio Anderson Pedrosa de Melo, Neiza de Lourdes Frederico Fumes , CONGRESSO DE BRASILEIRO DE ATIVIDADE MOTORA ADAPTADA: CIÊNCIA E PRÁTICAS EM ATIVIDADE MOTORA ADAPTADA, ISSN: 18088902
2020, Adilson Rocha Ferreira, Flávio Anderson Pedrosa de Melo, Neiza de Lourdes Frederico Fumes , XI CONGRESSO DE BRASILEIRO DE ATIVIDADE MOTORA ADAPTADA: CIÊNCIA E PRÁTICAS EM ATIVIDADE MOTORA ADAPTADA, ISSN: 18088902
2020, Raíssa Matos Ferreira, lLarissa Ferreira Ferro, Nagib José Mendes dos Santos, Raquel de Lima Santos, Neiza de Lourdes Frederico Fumes , Pesquisa colaborativa em Educação Especial: uma revisão sistemática de teses e dissertações, ISSN: 1984686X
2020, Neiza de Lourdes Frederico Fumes, Danyele Pimentel Ferreira, Maria Vitoria de Freitas Pereira, Soraya Dayanna Guimarães Santos , RECONSTRUINDO A RELAÇÃO PROFESSOR E INTÉRPRETE DE LIBRAS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: CONTRIBUIÇÕES DA COLABORAÇÃO, ISSN: 23588322
2020, bruno cleiton macedo do carmo, Neiza de Lourdes Frederico Fumes , DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES E PROJETOS PEDAGÓGICOS DE CURSOS: ABORDAGEM DO CICLO DE POLÍTICAS PARA A COMPREENSÃO DA FORMAÇÃO EM EDUCAÇÃO ESPECIAL, ISSN: 21756600
2020, Renato Vitor da Silva Tavares, Neiza de Lourdes Frederico Fumes , Processo inclusivo de alunos com deficiência nas aulas de Educação Física: a atuação do NAPNE no Instituto Federal de Alagoas, ISSN: 25256475
2020, Ivanise Gomes de Souza Bittencourt, Neiza de Lourdes Frederico Fumes , BrazilianJournal of DevelopmentBraz. J. of Develop.,CuritibaO cenário das pesquisas no âmbito das experiências de vida narradas por pessoas adultas com TEA, ISSN: 25258761
2019, Phelipe Lins, Neiza de Lourdes Frederico Fumes , SIGNIFICAÇÕES DE UM UNIVERSITÁRIO COM DEFICIÊNCIA VISUAL DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA ACERCA DO SEU PROCESSO EDUCACIONAL, ISSN: 26748681
2019, bruno cleiton macedo do carmo, Neiza de Lourdes Frederico Fumes, Elizangela Leal Mercado, Luciana Rocha Magalhâes , Políticas públicas educacionais e formação de professores: convergências e distanciamentos na área de Educação Especial, ISSN: 1984686X
2019, Maria Quitéria da Silva, Eliane Cristina Moraes de Lima, Soraya Dayanna Guimarães Santos, Neiza de Lourdes Frederico Fumes , Inclusão na educação superior: significações de uma professora universitária, ISSN: 22381279
2018, bruno cleiton macedo do carmo, Neiza de Lourdes Frederico Fumes , A formação de professores para a inclusão educacional: uma análise de projetos pedagógicos de cursos de licenciaturas, ISSN: 23176571
2018, BARBOSA, MARILY OLIVEIRA, Neiza de Lourdes Frederico Fumes , EDUCAÇÃO ESPECIAL NO MUNICÍPIO DE MACEIÓ/ALAGOAS: A FRAGILIDADE DAS POLÍTICAS PÚBLICAS, ISSN: 01013262
2018, Soraya Dayanna Guimarães Santos, Neiza de Lourdes Frederico Fumes, José Pedro Ferreira , ATITUDES DOS PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS DOS CURSOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA FACE À INCLUSÃO: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO DE VALIDAÇÃO DA VERSÃO BRASILEIRA DO PEATID-III, ISSN: 19806183
Publicação em Eventos (71)
2020, Maria Quiteria Silva, Roseane de Oliveira Amorim, Neiza de Lourdes Frederico Fumes, , O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS POR ALUNOS COM DEFICIÊNCIA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR, Conedu em casa, Trabalho Completo
2020, Maria Vitoria de Freitas Pereira, Raíssa Matos Ferreira, SILVA, LUANA LUZIA, Neiza de Lourdes Frederico Fumes, SIGNIFICAÇÕES DE UMA PROFESSORA DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO ACERCA DA SUA PRÁTICA DOCENTE COM ALUNOS SURDOS, Conedu em casa, Trabalho Completo
2020, lLarissa Ferreira Ferro, Raíssa Matos Ferreira, Nagib José Mendes dos Santos, Neiza de Lourdes Frederico Fumes, EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA E INCLUSIVA EM TEMPOS DE PANDEMIA: REFLEXÕES A PARTIR DE MATÉRIAS JORNALÍSTICAS ON-LINE, Conedu em casa, Resumo
2020, Renato Vitor da Silva Tavares, Neiza de Lourdes Frederico Fumes, A Atividade Física Adaptada nos currículos dos Cursos de Educação Física das universidades públicas nordestinas, X ENCCULT, Resumo
2020, Neiza de Lourdes Frederico Fumes, Rosiane Oliveira de Amorim, Núcleo de Acessibilidade de uma universidade federal: avanços, limites e possiblidades, II Colóquio NAI - UNIFESP, Resumo
2020, SILVA, LUANA LUZIA, Neiza de Lourdes Frederico Fumes, Diferentes histórias, semelhantes contextos: o tecnicismo no curso de licenciatura Letras Libras, II Colóquio NAI - UNIFESP, Resumo
2020, Larissa Ferreira Ferro, Raíssa Matos Ferreira, Nagib José Mendes dos Santos, Neiza de Lourdes Frederico Fumes, EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA E INCLUSIVA EM TEMPOS DE PANDEMIA: REFLEXÕES A PARTIR DE MATÉRIAS JORNALÍSTICAS ON-LINE, Conedu em casa, Trabalho Completo
2020, Maria Quitéria da Silva, Rosiane Oliveira de Amorim, Neiza de Lourdes Frederico Fumes, O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS POR ALUNOS COM DEFICIÊNCIA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR, Conedu em casa, Trabalho Completo
2020, Phelipe Lins, Neiza de Lourdes Frederico Fumes, REFLEXÕES ACERCA DO PROCESSO DE COLABORAÇÃO E ATITUDES QUE AUXILIAM NA INCLUSÃO, PERMANÊNCIA E APRENDIZAGEM, Conedu em casa, Trabalho Completo
2020, DA CUNHA SILVA, SAMARA LOUISE, Neiza de Lourdes Frederico Fumes, SUBJETIVIDADE NA FORMAÇÃO INICIAL EM EDUCAÇÃO FÍSICA: MEDIAÇÕES DO PROCESSO INCLUSIVO, Conedu em casa, Trabalho Completo
2020, Maria Quitéria da Silva, Neiza de Lourdes Frederico Fumes, As contribuições do NAC para a inclusão de um aluno cego no curso de Educação Física, II Colóquio NAI - UNIFESP, Resumo
2020, PEREIRA, M. V. F. ; FERREIRA, R. M. ; SILVA, LUANA LUZIA ; FUMES, N. L. F. , SIGNIFICAÇÕES DE UMA PROFESSORA DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO ACERCA DA SUA PRÁTICA DOCENTE COM ALUNOS SURDOS, Conedu em casa, Trabalho Completo
2020, Phelipe de Moura Lins. Neiza de Lourdes Frederico Fumes, REFLEXÕES ACERCA DO PROCESSO DE COLABORAÇÃO E ATITUDES QUE AUXILIAM NA INCLUSÃO, PERMANÊNCIA E APRENDIZAGEM, Conedu em casa, Trabalho Completo
2020, Larissa Ferro, Raissa Matos Ferreira, Nagib Mendes Santos, Neiza Fumes, EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA E INCLUSIVA EM TEMPOS DE PANDEMIA: REFLEXÕES A PARTIR DE MATÉRIAS JORNALÍSTICAS ON-LINE, Conedu em casa, Trabalho Completo
2020, SAMARA LOUISE DA CUNHA SILVA; NEIZA DE LOURDES FREDERICO FUMES, SUBJETIVIDADE NA FORMAÇÃO INICIAL EM EDUCAÇÃO FÍSICA: MEDIAÇÕES DO PROCESSO INCLUSIVO, Conedu em casa, Trabalho Completo
2020, Maria Quitéria da Silva;Neiza de Lourdes Frederico Fumes, As contribuições do NAC para a inclusão de um aluno cego no curso de Educação Física, II Colóquio NAI - UNIFESP, Resumo
2020, Rosiane de Oliveira Amorim, Neiza de Lourdes Frederico Fumes, Núcleo de Acessibilidade de uma universidade federal: avanços, limites e possiblidades, II Colóquio NAI - UNIFESP, Resumo
2020, Renato Vitor Tavares; Neiza de Lourdes Frederico Fumes, Grupo de Estudos e Extensão em Atividade Motora Adaptada - GEEAMA, E.SoBAMA.20, Resumo
2019, Maria Quitéria da Silva, Silvana Régia de Oliveira Lins, Neiza de Lourdes Frederico Fumes, RECURSOS PEDAGÓGICOS ADAPTADOS: POSSIBILIDADES DE MEDIAÇÃO NAS AULAS DE UM GRADUANDO CEGO DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA, XI Congresso Brasileiro de Atividade Motora Adaptada, Resumo Expandido
2019, Neiza de Lourdes Frederico Fumes; Renato Vitor S. Tavares, Self-Perception of Health of Brazilian Goalball Practitioners, ISAPA 2019, Resumo
2019, Renato Vitor da Silva Tavares, Neiza de Lourdes Frederico Fumes, Estado geral de saúde de pessoas com deficiência visual praticantes de goalball, Simpósio de Atividades Físicas Adaptadas 2019, Resumo
2019, Renato Vitor da Silva Tavares, Neiza de Lourdes Frederico Fumes, Monitoria em Atividade Física Adaptada na formação profissional em Educação Física, Simpósio de Atividades Físicas Adaptadas 2019, Resumo
2019, Neiza de Lourdes Frederico Fumes, Constituição de significações sobre inclusão educacional em um processo colaborativo, IV Encontro Luso-Brasileiro Trabalho Docente e Formação de Professores, Resumo
2019, Elizangela Leal Mercado, Neiza de Lourdes Frederico Fumes, DIÁLOGOS NA INTERFACE ENTRE A IDENTIDADE PROFISSIONAL DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO ESPECIAL, CONGRESSO IBERO-AMERICANO DE DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA SOBRE ?O ENVOLVIMENTO ESTUDANTIL, Trabalho Completo
2019, Neiza de Lourdes Frederico Fumes, Danyele Ferreira, Soraya Dayanna Guimarães Santos, Constituição de significações sobre inclusão educacional em um processo colaborativo, IV Encontro Luso-Brasileiro Trabalho Docente e Formação de Professores, Resumo
2019, Neiza de Lourdes Frederico Fumes, Soraya Dayanna Guimarães Santos, Humberto Moreira de Carvalho, José Pedro Ferreira, Attitudes of Physical Education Professors of Undergraduate Courses Toward Inclusion of Students with Disabilities, ISAPA 2019, Resumo
2019, Francy Kelle Rodrigues Silva, Neiza de Lourdes Frederico Fumes, ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO E EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: POSSIBILIDADES DE UMA PARCERIA COLABORATIVA ENTRE OS PROFESSORES, XI Congresso Brasileiro de Atividade Motora Adaptada, Resumo
2019, Soraya Dayanna Guimarães Santos, Neiza de Lourdes Frederico Fumes, Humberto Moreira de Carvalho, José Pedro Ferreira, ATITUDES DE PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA FACE A INCLUSÃO: ACHADOS PRELIMINARES DA REALIDADE BRASILEIRA E PORTUGUESA, XI Congresso Brasileiro de Atividade Motora Adaptada, Resumo Expandido
2019, Renato Vitor da Silva Tavares, Maria Natalha Gomes da Silva, Neiza de Lourdes Frederico Fumes, FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM ATIVIDADE FÍSICA ADAPTADA: IMPLICAÇÕES A PARTIR DAS MUDANÇAS CURRICULARES EM EDUCAÇÃO FÍSICA, XI Congresso Brasileiro de Atividade Motora Adaptada, Resumo Expandido
2019, Eliane Cristina Moraes de Lima, Maria Quitéria da Silva, Neiza de Lourdes Frederico Fumes, MOBIUFAL: CONTRIBUIÇÕES PARA A INCLUSÃO DOS ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS, XI Congresso Brasileiro de Atividade Motora Adaptada, Resumo Expandido
2019, Claudevan Firmino dos Santos Costa, Neiza de Lourdes Frederico Fumes, PARTICIPAÇÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL EM AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA EM ESCOLAS PÚBLICAS DE MACEIÓ, XI Congresso Brasileiro de Atividade Motora Adaptada, Resumo Expandido
2019, Maria Natalha Gomes da Silva, Renato Vitor da Silva Tavares, Neiza de Lourdes Frederico Fumes, POSSIBILIDADES DE ATUAÇÃO DO PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO ESPORTE ADAPTADO, XI Congresso Brasileiro de Atividade Motora Adaptada, Resumo Expandido
2019, Edson Ferreira Marinho Junior, Marcia Lucia Nogueira de Lima Barros, Neiza de Lourdes Frederico Fumes, POSSIBILIDADES DE DESENVOLVIMENTO, NO ESPAÇO ESCOLAR, DE UM ALUNO COM PARALISIA CEREBRAL A PARTIR DA PRÁTICA DA BOCHA ADAPTADA, XI Congresso Brasileiro de Atividade Motora Adaptada, Resumo Expandido
2019, Eliziane Batista dos Santos, Lucas dos Santos Ferreira, Neiza de Lourdes Frederico Fumes, SIGNIFICAÇÕES CONSTITUÍDAS POR UM SUJEITO COM DEFICIÊNCIA VISUAL SOBRE A PRÁTICA DE GOALBALL, XI Congresso Brasileiro de Atividade Motora Adaptada, Resumo Expandido
2019, Phelipe Lins, Neiza de Lourdes Frederico Fumes, SIGNIFICAÇÕES DE UM UNIVERSITÁRIO COM DEFICIÊNCIA VISUAL DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA ACERCA DO SEU PROCESSO EDUCACIONAL, XI Congresso Brasileiro de Atividade Motora Adaptada, Resumo Expandido
2019, SILVA, LUANA LUZIA, Neiza de Lourdes Frederico Fumes, NEM ROBÔ NEM PROFESSOR: Atuação do intérprete de libras no contexto educacional, II SIMPóSIO NACIONAL DE EPISTEMOLOGIA QUALITATIVA E SUBJETIVIDADE, Resumo
2019, DA CUNHA SILVA, SAMARA LOUISE, Neiza de Lourdes Frederico Fumes, DIMENSÃO SUBJETIVA DA INCLUSÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: com a palavra os futuros professores de Educação Física, II SIMPóSIO NACIONAL DE EPISTEMOLOGIA QUALITATIVA E SUBJETIVIDADE, Resumo
2019, Neiza de Lourdes Frederico Fumes, Renato Vitor da Silva Tavares, Self-Perception of Health of Brazilian Goalball Practitioners, ISAPA 2019, Resumo
2019, Maria Vitoria de Freitas Pereira, Neiza de Lourdes Frederico Fumes, A CIDADE DE ARCOVERDE-PE NAS AULAS DE GEOGRAFIA PARA ALUNOS SURDOS: UMA PARCERIA COLABORATIVA COM PROFESSOR(A) DO ENSINO FUNDAMENTAL, IX Encontro de Pesquisa Educacional de Alagoas, Resumo Expandido
2019, Bruno cleiton macedo do carmo, Neiza de Lourdes Frederico Fumes, A EDUCAÇÃO ESPECIAL EM ALAGOAS NO CONTEXTO DOS PLANOS ESTADUAIS DE EDUCAÇÃO E DOS DADOS DOS CENSOS EDUCACIONAIS, IX Encontro de Pesquisa Educacional de Alagoas, Trabalho Completo
2019, Phelipe Lins, Neiza de Lourdes Frederico Fumes, ATIVIDADE DOCENTE E A PROMOÇÃO DA INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR, IX Encontro de Pesquisa Educacional de Alagoas, Trabalho Completo
2019, Maria Vitoria de Freitas Pereira, Neiza de Lourdes Frederico Fumes, [...] ATÉ COM O PRÓPRIO ALUNO MESMO. ISSO A GENTE APRENDE VENDO COM ELES NÉ[...]: SIGNIFICAÇÕES DE UMA PROFESSORA DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO, IX Encontro de Pesquisa Educacional de Alagoas, Trabalho Completo
2019, Alessandra Bonorandi Dounis, Neiza de Lourdes Frederico Fumes, Os desafios da implementação de uma rede de apoio à escolarização de uma estudante com paralisia cerebral: A dimensão subjetiva do trabalho colaborativo, XIV Colóquio Internacional de Psicologia e Educação, Trabalho Completo
2019, Maria Natalha Gomes da Silva, Renato Vitor S. Tavares; Neiza de L. F. Fumes, POSSIBILIDADES DE ATUAÇÃO DO PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO ESPORTE ADAPTADO, XI Congresso Brasileiro de Atividade Motora Adaptada, Resumo Expandido
2019,
SANTOS, S. D. G. ; FUMES, N. L. F. ; CARVALHO, H. M. ; FERREIRA, J. P. , ATITUDES DE PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA FACE A INCLUSÃO: Achados preliminares da realidade brasileira e portuguesa, XI Congresso Brasileiro de Atividade Motora Adaptada, Resumo Expandido
2019,
COSTA, C. F. S. ; FUMES, N. L. F., PARTICIPAÇÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL EM AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA EM ESCOLAS PÚBLICAS DE MACEIÓ, XI Congresso Brasileiro de Atividade Motora Adaptada, Resumo Expandido
2019, Eliziane Batista dos Santos, Neiza de Lourdes Frederico Fumes, Lucas Ferreira, SIGNIFICAÇÕES CONSTITUÍDAS POR UM SUJEITO COM DEFICIÊNCIA VISUAL SOBRE A PRÁTICA DE GOALBALL, XI Congresso Brasileiro de Atividade Motora Adaptada, Resumo Expandido
2019, TAVARES, R. V. S. ; SILVA, M. N. G. ; FUMES, N. L. F. , 'FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM ATIVIDADE FÍSICA ADAPTADA: implicações a partir das mudanças curriculares em Educação Física, XI Congresso Brasileiro de Atividade Motora Adaptada, Resumo
2019,
SILVA, M. Q. ; LINS, S. R. O. ; FUMES, N. L. F. , 'RECURSOS PEDAGÓGICOS ADAPTADOS: possibilidades de mediação nas aulas de um graduando cego do curso de Educação Física, XI Congresso Brasileiro de Atividade Motora Adaptada, Resumo
2019,
LIMA, E. C. M. ; SILVA, M. Q. ; FUMES, N. L. F. ., 'MOBIUFAL: contribuições para a inclusão dos estudantes com deficiência da Universidade Federal de Alagoas, XI Congresso Brasileiro de Atividade Motora Adaptada, Resumo
2019, Renato Vitor S. Tavares, Neiza de Lourdes Frederico Fumes, Monitoria em Atividade Física Adaptada na formação profissional em Educação Física, Simpósio de Atividades Físicas Adaptadas 2019, Resumo
2019, Renato Vitor S. Tavares, Neiza de L. F. Fumes, Estado geral de saúde de pessoas com deficiência visual praticantes de goalball, Simpósio de Atividades Físicas Adaptadas 2019, Resumo
2019, FUMES, N. L. F.; SANTOS, S. D. G. ; CARVALHO, H. M. ; FERREIRA, J. P, Attitudes of Physical Education Professors of Undergraduate Courses Toward Inclusion of Students with Disabilities, ISAPA 2019, Resumo
2018, Neiza de Lourdes Frederico Fumes, A Educação Especial no município de Maceió/Alagoas: questões sobre a organização e o acompanhamento técnico da área, VI Encontro do Observatório Nacional de Educação Especial, Outros
2018, Eliane Cristina Moraes de Lima, Maria Quitéria da Silva, Soraya Dayanna Guimarães Santos, Neiza de Lourdes Frederico Fumes, CAMINHANDO PARA UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA INCLUSIVA: SIGNIFICAÇÕES DE UMA PROFESSORA UNIVERSITÁRIA, II Congresso Nacional de Inclusão na Educação Superior e Educação Profissional Tecnológica,, Trabalho Completo
2018, Eliziane Batista dos Santos, Neiza de Lourdes Frederico Fumes, SIGNIFICAÇÕES DOCENTES SOBRE SERVIÇOS DE APOIO À INCLUSÃO DO ESTUDANTE COM DEFICIÊNCIA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR, II Congresso Nacional de Inclusão na Educação Superior e Educação Profissional Tecnológica,, Trabalho Completo
2018, Rosiane Oliveira de Amorim, Francine de Fátima Lima Batista, Neiza de Lourdes Frederico Fumes, CAMINHOS PERCORRIDOS NA ESTRUTURAÇÃO DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR, II Congresso Nacional de Inclusão na Educação Superior e Educação Profissional Tecnológica,, Trabalho Completo
2018, Eduardo Monteiro Lima, Reginaldo de Lima Santos, Neiza de Lourdes Frederico Fumes, UNIVERSIDADE INCLUSIVA: SABERES, VIVÊNCIA NA CONSTRUÇÃO DE UMA EXPOSIÇÃO TÁTIL, II Congresso Nacional de Inclusão na Educação Superior e Educação Profissional Tecnológica, Trabalho Completo
2018, Maria Quitéria da Silva, Silvana Régia de Oliveira Lins, Neiza de Lourdes Frederico Fumes, PRODUÇÃO DE RECURSOS PEDAGÓGICOS PARA MEDIAÇÃO DA APRENDIZAGEM DO ALUNO CEGO, II Congresso Nacional de Inclusão na Educação Superior e Educação Profissional Tecnológica,, Trabalho Completo
2018, Alessandra Bonorandi Dounis, Neiza de Lourdes Frederico Fumes, Os desafios da implementação de uma rede de apoio à escolarização de uma estudante com paralisia cerebral: A dimensão subjetiva do trabalho colaborativo, XIV Colóquio Internacional de Psicologia e Educação, Trabalho Completo
2018, Alessandra Bonorandi Dounis, Neiza de Lourdes Frederico Fumes, Os desafios da implementação de uma rede de apoio à escolarização de uma estudante com paralisia cerebral: A dimensão subjetiva do trabalho colaborativo, XIV Colóquio Internacional de Psicologia e Educação, Resumo
2018, Neiza de Lourdes Frederico Fumes, A colaboração na formação docente para a inclusão educacional, XIV Colóquio Internacional de Psicologia e Educação, Resumo
2018, Layana Ribeiro Araujo; Neiza de Lourdes Frederico Fumes, Equipe escolar: o que dizem os professores de Educação Especial em duas realidades diversas? Maceió/Al e Roma/It, VI Encontro do Observatório Nacional de Educação Especial, Outros
2018,
SANTOS, S. D. G. ; SILVA, M. Q. ; LIMA, E. C. M. ; FUMES, N. L. F. , Professor's Significations about Inclusion in a Physical Education Undergraduate Course, European Caongress of Adapted Physical Activity 2018, Resumo
2018, Alessandra Bonorandi Dounis, Neiza de Lourdes Frederico Fumes, Os desafios da implementação de uma rede de apoio à escolarização de uma estudante com paralisia cerebral: A dimensão subjetiva do trabalho colaborativo, XIV Colóquio Internacional de Psicologia e Educação, Outros
2018, Neiza de Lourdes Frederico Fumes, A COLABORAÇÃO NA FORMAÇÃO DOCENTE PARA A INCLUSÃO EDUCACIONAL, XIV Colóquio Internacional de Psicologia e Educação, Resumo
2018, Neiza de Lourdes Frederico Fumes, O professor de Educação Especial: implicações para o processo formativo na identidade profissional, VI Encontro do Observatório Nacional de Educação Especial, Outros
2018, Elizangela Leal Mercado, Neiza de Lourdes Frederico Fumes, O professor de Educação Especial: implicações para o processo formativo na identidade profissional, VI Encontro do Observatório Nacional de Educação Especial, Resumo
2018, Adilson Rocha Ferreira, Claudete Do Amaral Lins, Mylena Carla Almeida Tenório, Maria Angélica Correia Baía, Neiza de Lourdes Frederico Fumes, PRODUÇÃO CIENTÍFICA ACERCA DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS APLICADAS À EDUCAÇÃO ESPECIAL: ANÁLISE DOS ARTIGOS PUBLICADOS NA REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL NO PERÍODO DE 2011 A 2016, Congresso Internacional de Educação e Tecnologias / Encontro, Trabalho Completo
2018, Eduardo Monteiro de Lima, Silvana Régia de Oliveira Lins, Neiza de Lourdes Frederico Fumes, MobiUfal: uma nova cultura na Educação Superior, V CONEDU, Trabalho Completo
2018, Maria Quitéria da Silva, Neiza de Lourdes Frederico Fumes, SIGNIFICAÇÕES DOCENTES ACERCA DE UMA VIVÊNCIA PEDAGÓGICA NA PERSPECTIVA INCLUSIVA, V CONEDU, Trabalho Completo
Capítulos de Livros (20)
2021, Pesquisa Colaborativa: Mediações que Fomentam Novos Saberes e Novas Práticas., Infâncias, crianças, diversidade e perspectivas de inclusão, Soraya Dayanna Guimarães Santos, Eliane Cristina Moraes de Lima, Maria Quitéria da Silva, Neiza de Lourdes Frederico Fumes
2021, Narrativas de autismo: contribuições para a análise das vivências, Desafios da inclusão escolar, Ivanise Gomes de Souza Bittencourt, Neiza de Lourdes Frederico Fumes
2021, Consultoria Colaborativa: mediação que fomenta novos saberes e novas práticas, Desafios da inclusão escolar, Neiza de Lourdes Frederico Fumes, Eliane Cristina Moraes de Lima, Maria Quitéria da Silva, Soraya Dayanna Guimarães Santos
2020, Dimensão subjetiva do processo de escolarização:desafios da pesquisa, Psicologia sócio-histórica e educação, tecendo redes críticas e colaborativas na pesquisa, Ana Merces Bahia Bock, Rita de Cassia M. Kulnig, Neiza de Lourdes Frederico Fumes
2020, FORMAÇÃO DE PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA PERSPECTIVA DA INCLUSÃO: OLHAR BRASILEIRO E PORTUGUÊS, Educação pública : sujeitos e prática, Soraya Dayanna Guimarães Santos, Neiza de Lourdes Frederico Fumes, José Pedro Ferreira
2019, PIBID DIVERSIDADE: POSSIBILIDADES PARA A FORMAÇÃO DOCENTE EM UMA PERSPECTIVA INCLUSIVA, Inclusão e educação 5, Marcia Lucia Nogueira de Lima Barros, Neiza de Lourdes Frederico Fumes
2019, A Educação Especial na Base Nacional Comum Curricular: fortalecimento ou enfraquecimento da Educação Especial Inclusiva?, Educação Continuada: currículo e práticas culturais II, Elizangela Leal Mercado, Neiza de Lourdes Frederico Fumes
2019, ATITUDES DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA FACE À INCLUSÃO: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA, Educação física, diversidade e inclusão: debates e práticas possíveis na escola, Soraya Dayanna Guimarães Santos, Neiza de Lourdes Frederico Fumes, José Pedro Ferreira
2019, Deficiência Intelectual: evolução do conceito e seus modelos explicativos, Atendimento Educacional Especializado para Estudantes com Deficiência Intelectual: aspectos conceituais, legais e práticos, Neiza de Lourdes Frederico Fumes
2019, "SE EU NÃO TIVESSE VIVENCIADO TUDO QUE EU VIVENCIEI NO PASSADO [...] HOJE EU NÃO SERIA QUEM EU SOU": AS SIGNIFICAÇÕES DE UMA PROFESSORA DE LIBRAS SOBRE SUA ATIVIDADE DOCENTE, Pesquisa em educação e formação humana: movimentos sociais e práticas de inclusão, Viviane Nunes Sarmento, Maria Vitoria de Freitas Pereira, Neiza de Lourdes Frederico Fumes
2019, Attitudes and Perceived Competence of Physical Education Higher Education Degree Teachers toward inclusion of Students with Disability, Diversity & Inclusion Issues, Soraya Dayanna Guimarães Santos, Neiza de Lourdes Frederico Fumes, MARIA JOAO CAMPOS, Humberto Moreira de Carvalho, José Pedro Ferreira
2018, Transtorno do Espectro Autista sob o olhar educacional: a voz das professoras do Atendimento Educacional Especializado, Possibilidades e Desafios para a inclusão escolar no campo da Educação Especial, Marily Oliveira Barbosa, Neiza de Lourdes Frederico Fumes
2018, A DOCÊNCIA E A INCLUSÃO DO ALUNO SURDO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: POSSIBILIDADES PARA O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL, Educação e formação humana: práxis e transformação social, Soraya Dayanna Guimarães Santos, Eliane Cristina Moraes de Lima, Maria Quitéria da Silva, Neiza de Lourdes Frederico Fumes
2018, Desenvolvimento profissional e a inclusão de alunos surdos, Pesquisas em Educação Especial: fios e desafios, Sirlene Vieira de Souza, Neiza de Lourdes Frederico Fumes
2018, Formação continuada de professores do Atendimento Educacional Especializado, Pesquisas em Educação Especial: fios e desafios, Soraya Dayanna Guimarães Santos, Francy Kelle Rodrigues Silva, Neiza de Lourdes Frederico Fumes
2018, Possibilidades da colaboração entre a Educação Física Escolar e AEE na visão dos professores envolvidos, Possibilidades e Desafios para a inclusão escolar no campo da Educação Especial, Francy Kelle Rodrigues Silva, Neiza de Lourdes Frederico Fumes
2018, Surdocegueira e o AEE: o que pensam as professoras do AEE do município de Araparica/AL, Possibilidades e Desafios para a inclusão escolar no campo da Educação Especial, Nagib José Mendes dos Santos, Neiza de Lourdes Frederico Fumes
2018, Práticas docentes na escolarização de alunos surdos: a colaboração em foco, Possibilidades e Desafios para a inclusão escolar no campo da Educação Especial, Sirlene Vieira de Souza, Viviane Nunes Sarmento, Neiza de Lourdes Frederico Fumes
2018, Trabalho docente e formação de professores para as SRM em Maceió/Alagoas, Possibilidades e Desafios para a inclusão escolar no campo da Educação Especial, Elizangela Leal Mercado, Neiza de Lourdes Frederico Fumes
2018, Formação de professores universitários nos cursos de Educação Física de Alagoas/Brasil: perspectivas inclusivas, Possibilidades e Desafios para a inclusão escolar no campo da Educação Especial, Soraya Dayanna Guimarães Santos, Neiza de Lourdes Frederico Fumes, José Pedro Ferreira
Livros (2)
2019, Atendimento Educacional Especializado para Estudantes com Deficiência Intelectual: aspectos conceituais, legais e práticos, Neiza de Lourdes Frederico Fumes, Soraya Dayanna Guimarães Santos, Tarciana Angelica Lopes Damato
2018, Possibilidades e desafios para a inclusão escolar no campo da Educação Especial, Neiza de Lourdes Frederico Fumes, Soraya Dayanna Guimarães Santos, Tarciana Angelica Lopes Damato
Produção Artistica, Literária e Visual (1)
2018, Exposição Tátil "O mundo em nossa mãos", Participação em Exposicões, Outros, Rosiane de Oliveira Amorim; Eduardo Monteiro, Eliane Cristina Lima, Silvana Régia de Oliveira Lins, Nayane Loide da Silva Camelo, Maria Quiteria da Silva, Neiza de Lourdes Frederico Fumes
Participações em Bancas de Concursos (2)
2021, Comissão de Banca Examinadora Especial da Professora Maria Auxiliadora da Silva Cavalcanti, Professora Maria Auxiliadora da Silva Cavalcanti
2019, Comissão de Banca Examinadora Especial do Professor Antonio Francisco Ribeiro de Freitas,
Participações em Bancas de Cursos (15)
2021, Qualificação de Doutorado O processo de implementacao do Ensino Bilingue para Surdos em tempos da Covid-19: uma analise Socio-historica, SIRLENE VIEIRA DE SOUZA
2021, Qualificação de Doutorado APRENDIZAGENS BIOGRÁFICAS DE JOVENS ATUANTES EM MOVIMENTOS CULTURAIS: encontros e desencontros na experiência de si, Rosimeire Reis, Neiza de Lourdes Frederico Fumes, Valeria Cavalcante, Elizeu Clementino de Souza
2021, Qualificação de Doutorado OS SENTIDOS DA AFILIAÇÃO ACADÊMICA PARA ESTUDANTES MULHERES DA PEDAGOGIA EM MOBILIDADE DIÁRIA A UNIVERSIDADE, Neiza de Lourdes Frederico Fumes, Rosemeire Reis, Maria Conceição Passegi, Valeria Cavalcante, Helena Chamliam
2021, Qualificação de Doutorado SENTIDOS E SIGNIFICADOS SOBRE SAÚDE MENTAL PARA ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO SUPERIOR EM TEMPOS DE PANDEMIA POR COVID-19, Deise Juliana Francisco, Neiza de Lourdes Frederico Fumes, Wanda Maria Junqueira de Aguiar, Eliza Zaneratto Rosa, Adélia Augusta Souto de Oliveira
2021, Monografia de Graduação Brincando de trens e caminhões na Educação Infantil: uma análise da apropriação de conceitos em uma abordagem microgenética, Neiza de Lourdes Frederico Fumes, Alexandre M C Bulhoes, Soraya Dayanna Guimarães Santos
2021, Monografia de Graduação ARTES MARCIAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: A APROPRIAÇÃO DE CONCEITOS EM UM PROJETO DE INTERVENÇÃO DE KUNG FU, Neiza de Lourdes Frederico Fumes, Alexandre M C Bulhoes, Edson de Jesus Manoel
2021, Tese Doutorado A DIMENSÃO SUBJETIVA DOS PROCESSOS DE INCLUSÃO ESCOLAR NO MOVIMENTO DA PESQUISA-TRANS-FORMAÇÃO, Wanda Maria Junqueira de Aguiar, Neiza de Lourdes Frederico Fumes, : Irineu Aliprando Tuim Viotto Filho, José Geraldo Silveira Bueno, Mitsuko Aparecida Makino Antunes
2021, Qualificação de Doutorado EDUCAÇÃO E SAÚDE MENTAL: ANÁLISE EPISTEMOLÓGICA DAS DISSERTAÇÕES E TESES PRODUZIDAS NOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO DA ÁREA DE EDUCAÇÃO NO BRASIL, Deise Juliana Francisco, Silvio Ancisa Sanchez Gamboa, Neiza de Lourdes Frederico Fumes
2020, Qualificação de Mestrado Um olhar ecoformador e transdisciplinar sobre a formação continuada do professor camponês: pensando a inclusão em uma turma multisseriada de uma escola do campo, Maria Dolores Fortes Alves, Neiza de Lourdes Frederico Fumes, Marilza Vanessa Rosa Suanno
2020, Dissertação de Mestrado O DOCENTE SURDO NA EDUCACAO SUPERIOR: significacoes sobre ser professor, LUANA LUZIA DA SILVA
2019, Monografia de Graduação A equoterapia no desenvolvimento da pessoa com Transtorno do Espectro Autista, Maria do Socorro de M Dantas, Marcia Lucia Nogueira de Lima Barros, Neiza de Lourdes Frederico Fumes
2018, Tese Doutorado As vivências de pessoas adultas com Transtorno do Espectro Autista na relação com a escolaridade e concepções de mundo, Neiza de Lourdes Frederico Fumes, Deise Juliana Francisco, Luiz Paulo Leopoldo Mercardo, Liliana Maria Passerino, Maria Cicera dos Santos de Albuquerque
2018, Tese Doutorado "Mas agora o processo será diferente do nosso começo lá atrás: a proposta colaborativa crítica como possibilidade de transformação de ações e significações para o ensino de Libras, Neiza de Lourdes Frederico Fumes, Luiz Paulo Leopoldo Mercardo, Deise Juliana Francisco, Wanda Maria Junqueira de Aguiar, Wilma Pastor de Andrade Sousa, Júlio Ribeiro Soares
2018, Qualificação de Doutorado Rede de apoio à escolarização inclusiva de um estudante com paralisia cerebral: limites e possibilidades, Neiza de Lourdes Frederico Fumes, Eniceia Gonçalves Mendes, Adriana Garcia Gonçalves, Gerusa Ferreira Lourenço, Rosangela Gavioli Prieto
2018, Dissertação de Mestrado O que tenho a comemorar? O que foi que fiz de minha vida? A saúde mental de um grupo de professores que atuam nas séries iniciais no município de Garanhuns/PE, Deise Juliana Francisco, Neiza de Lourdes Frederico Fumes, Rosangela da Luz Matos
Prêmios Recebidos (3)
2020, Excelência Acacêmica - Iniciação Científica, Local
2019, Excelência Acacêmica - Monitoria - PHELIPE L. DE MOURA, ANA LUIZA B. VIEIRA DA SILVA e NEIZA DE LOURDES F. FUMES, Nacional
2019, Excelência Acacêmica - Monitoria - Renato Vitor da Silva Tavares e Neiza de Lourdes Frederico Fumes, Nacional
Organização de Eventos, Consultorias, Edição e Revisão de
Períodicos (3)
2020,Presidente da Comissões de Programa, Online, Internacional, SOBAMA
2019,Membro da Comissões Organizadora, UFAL, Nacional, SOBAMA
2019,Membro da Comissões Organizadora, Instituto de Educação?UTL, Internacional, UTL
Participação em Sociedades Científicas e Culturais (2)
2019, Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial, Secretario Regional
2019, Associação Brasileira de Atividade Motora Adaptada, Presidente
Participação em Colegiados e Comissões (8)
Conselho do Programa de Pós-graduação em Educação Inclusiva em Rede, Membro, Universidade Estadual Paulista
NDE - Curso de Licenciatura em Educação Fisica, Coordenador, UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO - UFAL, Membro, UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
Comissão Especial para estabelecer procedimentos e critérios para as bancas de verificação e validação de Pessoas com Deficiências nos processos seletivos, Membro, UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
Comitê interno de Pesquisa - PROPEP, Membro, UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
Coordenadora do NDE - Licenciatura em Educação Física, Membro, UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
GT para elaboração do PPC 2021 - Curso de Educação Física, Coordenador, UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
Comissão para Avaliação dde Desempenho do IEFE, Membro, UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
Trabalho de Fim de Curso(43)
A Equoterapia no desenvolvimento de pessoas com Transtorno do Espectro Autista: percepções dos pais e/ou responsáveis, VITORIA REGIA PORFIRIO DE SOUZA ,
07/2019
O Pibid Diversidade e a formação inicial do pedagogo, DENISE MENDES CAVALCANTI ,
02/2020
O Pibid Diversidade e a formação inicial do pedagogo, DANYELLE PIMENTEL FERREIRA ,
02/2020
CONTRIBUIÇÕES DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PARA O PROCESSO DE INCLUSÃO ESCOLAR DE UMA ALUNA COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA, MÁRCIA LÚCIA NOGUEIRA DE LIMA BARROS ,
02/2020
CONTRIBUIÇÕES DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PARA O PROCESSO DE INCLUSÃO ESCOLAR DE UMA ALUNA COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA, MARILY OLIVEIRA BARBOSA ,
02/2020
O ensino de goalball para estudantes com deficiência visual: sistematizações a partir de um projeto de extensão, MARIA NATALHA GOMES DA SILVA ,
10/2020
O PROCESSO INCLUSIVO DA CRIANÇA COM DEFICIÊNCIA A PARTIR DA INTERVENÇÃO DO PROFISSIONAL DE APOIO ESCOLAR EM PRÁTICAS ESPORTIVAS NA ESCOLA PÚBLICA MUNICIPAL: relato de experiência, ALEXANDRE CESAR BERNARDINO ,
10/2019
Programa Licenciaturas Internacionais: Análise da formação em Atividade Física Adaptada., HEVELYN VIEIRA DA SILVA XAVIER ,
11/2018
SIGNIFICAÇÕES SOBRE O PROCESSO INCLUSIVO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA CONSTITUÍDAS POR PROFESSORES DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA - LICENCIATURA, ELIZIANE BATISTA DOS SANTOS ,
07/2018
Prática de atividade física de universitários com deficiência em tempos de pandemia da covid-19., PHELIPE LINS DE MOURA ,
02/2023
A inclusão de universitários com deficiência em cursos de Educação Física na cidade de Maceió/Alagoas: um estudo de casos múltiplos, DAVID DOS SANTOS CALHEIROS ,
A inclusão de alunos com deficiência em cursos de Educação Física (EF) da cidade de Maceió/AL., THIAGO HALLISON MEDEIROS DE LIMA ,
ATITUDES DE DOCENTES DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA FACE À INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA FÍSICA, SILVIO ADRIANO SANTOS MORAES ,
PRÁTICA PEDAGÓGICA DE UMA PROFESSORA UNIVERSITÁRIA DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA: CONTRIBUIÇÕES DE UM TRABALHO COLABORATIVO PARA PERSPECTIVAS INCLUSIVAS. , LUCAS DOS SANTOS FERREIRA ,
QUALIDADE DE VIDA DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA VISUAL DE UM CENTRO ESPECIALIZADO DE MACEIÓ, RENATO VITOR DA SILVA TAVARES ,
OS DESAFIOS PARA A INCLUSÃO ESCOLAR: RELATOS DE EXPERIÊNCIA DE DUAS PROFESSORAS NO ENSINO FUNDAMENTAL I, KEROLAINE PATRICIA PAULINO SOUSA ,
O PROCESSO INCLUSIVO DA CRIANÇA COM DEFICIÊNCIA A PARTIR DA INTERVENÇÃO DO PROFISSIONAL DE APOIO ESCOLAR EM PRÁTICAS ESPORTIVAS NA ESCOLA PÚBLICA MUNICIPAL: RELATO DE EXPERIÊNCIA, ALEXANDRE CESAR BERNARDINO ,
UM OLHAR SOB A FORMAÇÃO E A EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL DE DOCENTES DE CURSOS DE GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA PARA O ENSINO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA, STEPHANIE PIMENTEL GOMES ,
A DISCIPLINA LIBRAS NO CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM EDUCAÇÃO FÍSICA, MARIA VANESSA DA SILVA ,
O PIBID DIVERSIDADE E A FORMAÇÃO INICIAL DO PEDAGOGO, DANYELLE PIMENTEL FERREIRA ,
INICIAÇÃO AO GOALBALL PARA ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA VISUAL:
sistematizações a partir de um Projeto de Extensão, MARIA NATALHA GOMES DA SILVA ,
REFLEXÕES DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR EM RELAÇÃO AO PROCESSO FORMATIVO E ATUAÇÃO PROFISSIONAL, WELDER DEYVID DA SILVA MORAES ,
A produção de Conhecimento sobre a Inclusão de Alunos com Deficiência nos Trabalhos de Conclusão do Curso em Educação Física, GARDENIA NANCY VANDERLEI DA SILVA ,
ATIVIDADE FÍSICA DE UNIVERSITÁRIOS COM DEFICIÊNCIA EM TEMPOS DE PANDEMIA DA COVID-19., PHELIPE LINS DE MOURA ,
Acessibilidade nos Locais Públicos de Lazer da Orla Marítima de Maceió., STENIO ANTONIO DE LIMA SILVA ,
A Inclusão do Aluno com Deficiência Intelectual nas Aulas de Educação Física, ITALA GOMES DE SOUZA ,
A PRÁTICA DA BOCHA E O RENDIMENTO ESCOLAR DE UM ALUNO COM PARALISIA CEREBRAL, EDSON FERREIRA MARINHO JÚNIOR ,
Trabalho de professores da Sala de Recursos multifuncionais em contexto de precarização, LAYANA RIBEIRO ARAUJO ,
Contribuições do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência para o processo de inclusão escolar de uma aluna com transtorno do Espectro Autista., MARILY OLIVEIRA BARBOSA ,
OS DESAFIOS PARA A INCLUSÃO ESCOLAR: RELATOS DE EXPERIÊNCIA DE DUAS PROFESSORAS NO ENSINO FUNDAMENTAL I, RENATA BESERRA DA SILVA ,
A concepção dos professores de Educação Física Escolar sobre o atendimento educacional especializado, DARLLANEA NASCIMENTO DOS SANTOS ,
A EQUOTERAPIA NO DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA: PERCEPÇÕES DE PAIS E/OU RESPONSÁVEIS., VITORIA REGIA PEREIRA DO NASCIMENTO ,
Contribuições do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência para o processo de inclusão escolar de uma aluna com transtorno do Espectro Autista., MÁRCIA LÚCIA NOGUEIRA DE LIMA BARROS ,
O PIBID DIVERSIDADE E A FORMAÇÃO INICIAL DO PEDAGOGO, DENISE MENDES CAVALCANTI ,
INCLUSÃO DE ESTUDANTES COM TEA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO CONTEXTO DA PANDEMIA DE COVID: Desafios para os professores da rede municipal de São Miguel dos Campos ? AL, MARIA THAIS FERREIRA DOS SANTOS ,
PERCEPÇÃO DE PARTICIPAÇÃO SOCIAL EM ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL, HERBETTE FELIPE ROCHA SILVA SANTOS ,
Programa de Licenciaturas Internacional: Análise da Formação em Atividade Física Adaptada, HEVELYN OLIVEIRA DA SILVA ,
INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: SENTIDOS PRODUZIDOS POR UMA PROFESSORA DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA, ELIANE CRISTINA MORAES DE LIMA ,
SIGNIFICAÇÕES SOBRE O PROCESSO INCLUSIVO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA CONSTITUÍDAS POR PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS, ELIZIANE BATISTA DOS SANTOS ,
DESAFIOS PARA A FORMAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA: universitário com deficiência visual Maceió 2021 narrativas de um , CLAUDEVAN FIRMINO DOS SANTOS COSTA ,
DEFICIÊNCIA INTELECTUAL E EDUCAÇÃO FÍSICA: o processo de escolarização durante o ensino remoto, YARLLA MELO LINS DE MENDONCA ,
SIGNIFICAÇÕES DE UM UNIVERSITÁRIO COM DEFICIÊNCIA VISUAL DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA ACERCA DO SEU PROCESSO EDUCACIONAL, PHELIPE LINS DE MOURA ,
SIGNIFICAÇÕES DE UNIVERSITÁRIOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL ACERCA DA INCLUSÃO NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR, ELIAN MARINHO DA SILVA ,
02/2024
Orientações de Pós-Graduação (20)
Mestrado Profissional, JOSE SAMUEL FERREIRA, 06/2023
- ,
Orientação em Andamento