2020, Lenira Haddad , Compreensões de práticas pedagógicas em educação infantil: olhares sobre o ambiente de um centro infantil de idades integradas na Dinamarca, ISSN: 21776210
2020, Lenira Haddad, MARQUES, CLAUDIA DENISE SACUR, AMORIM, LUCIANO HENRIQUE DA SILVA , -Eu acho estranho!- Compreensões da presença de profissionais homens em contextos interculturais da Educação Infantil, ISSN: 19804512
2020, Éricka Marcelle Barbosa de Oliveira, Lenira Haddad , DELINEANDO POSICIONAMENTOS DE GÊNERO EM CONTEXTO DE EDUCAÇÃO INFANTIL A PARTIR DE OFICINAS DE BRINCADEIRAS, ISSN: 23588322
2019, Lenira Haddad , O uso de filmes para obter compreensões sobre a prática pedagógica em educação infantil: duas abordagens metodológicas, ISSN: 19839278
2018, Jytte Juul Jensen, Lenira Haddad , O PROGRAMA DE FORMAÇÃO DE PEDAGOGOS NA DINAMARCA: ESPECIALIZAÇÃO EM PEDAGOGIA DA PRIMEIRA INFÂNCIA, ISSN: 21792534
Publicação em Eventos (32)
2020, Meiriane Ferreira Bezerra Santos, Lenira Haddad, A EDUCAÇÃO INFANTIL NO MUNICÍPIO ALAGOANO DE PENEDO: CAMINHOS DE UMA PESQUISA NA DIMENSÃO DA POLÍTICA E DA GESTÃO EDUCACIONAL EM UMA REDE PÚBLICA, Semana Internacional de Pedagogia, Trabalho Completo
2020, Keity Elen da Silva Melo, Lenira Haddad, REFLEXÕES DAS FAMÍLIAS ACERCA DA ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: diálogos a partir de videogravação, Semana Internacional de Pedagogia, Trabalho Completo
2019, Keity Elen da Silva Melo, Lenira Haddad, A EDUCAÇÃO INFANTIL NA COMPREENSÃO DE MÃES DE CRIANÇAS PEQUENAS, IX Encontro de Pesquisa em Educação de Alagoas (EPEAL), Trabalho Completo
2019, Anna Líssia da Sílvia, Lenira Haddad, 'EDUCAÇÃO INFANTIL E DIFERENÇA NO ÂMBITO DAS PESQUISAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS, IX EPEAL - Encontro de Pesquisa em Educação de Alagoas, Trabalho Completo
2019, Éricka Marcelle Barbosa de Oliveira, Lenira Haddad, TRAÇAR ITINERÁRIOS, CONSTRUIR PERCURSOS: Pistas sobre o trabalho cartográfico em uma pesquisa com crianças sobre gênero na Educação Infantil, IX Encontro de Pesquisa em Educação de Alagoas (EPEAL), Trabalho Completo
2019, Jeane Costa Amaral, Lenira Haddad, CRIANÇA, INFÂNCIA E CIDADE: PERSPECTIVAS E ESTUDOS ATUAIS, IX EPEAL - Encontro de Pesquisa em Educação de Alagoas, Trabalho Completo
2019, Jeane Costa Amaral; Lenira Haddad, TRAÇAR ITINERÁRIOS, CONSTRUIR PERCURSOS: Pistas sobre o trabalho cartográfico em uma pesquisa com crianças sobre gênero na Educação Infantil, IX EPEAL - Encontro de Pesquisa em Educação de Alagoas, Trabalho Completo
2019, Anna Líssia da Silva , Lenira Haddad, 'EDUCAÇÃO INFANTIL E DIFERENÇA NO ÂMBITO DAS PESQUISAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS, IX EPEAL - Encontro de Pesquisa em Educação de Alagoas, Trabalho Completo
2019, Jeane Costa Amaral, Lenira Haddad, CRIANÇA, INFÂNCIA E CIDADE: PERSPECTIVAS E ESTUDOS ATUAIS, IX Encontro de Pesquisa em Educação de Alagoas (EPEAL), Trabalho Completo
2019, Lenira Haddad, DUAS ABORDAGENS METODOLÓGICAS SOBRE O USO DE FILMES PARA ESTIMULAR REFLEXÕES SOBRE A PRÁTICA PEDAGÓGICA EM EDUCAÇÃO INFANTIL, XIV EDUCERE -Congresso Nacional de Educação V Seminário Internacional de Representações Sociais, Subjetividade e Educação ? SIRSSE, Resumo
2019, Lenira Haddad, COMPREENSÕES DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM EDUCAÇÃO INFANTIL: UM OLHAR SOBRE O AMBIENTE DE UM CENTRO INFANTIL DE IDADES INTEGRADAS NA DINAMARCA, XIV Congresso Nacional de Educação - EDUCERE, V Seminário Internacional de Representações Sociais, Subjetividade e Educação ? SIRSSE e VII Seminário Internacional sobre Profissionalização Docente, Resumo
2019, Keity Elen da Silva Melo, Lenira Haddad, COMPREENSÕES DE EDUCAÇÃO INFANTIL E PROTAGONISMO INFANTIL A PARTIR DA UTILIZAÇÃO DO MÉTODO SOPHOS COMO GERAÇÃO DE DADOS, XIII Educon, Trabalho Completo
2019, Lenira Haddad, DUAS ABORDAGENS METODOLÓGICAS SOBRE O USO DE FILMES PARA ESTIMULAR REFLEXÕES SOBRE A PRÁTICA PEDAGÓGICA EM EDUCAÇÃO INFANTIL, XIV Congresso Nacional de Educação - EDUCERE, V Seminário Internacional de Representações Sociais, Subjetividade e Educação ? SIRSSE e VII Seminário Internacional sobre Profissionalização Docente, Resumo Expandido
2019, Lenira Haddad, COMPREENSÕES DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM EDUCAÇÃO INFANTIL: UM OLHAR SOBRE O AMBIENTE DE UM CENTRO INFANTIL DE IDADES INTEGRADAS NA DINAMARCA, XIV Congresso Nacional de Educação EDUCERE, Resumo Expandido
2019, Lenira Haddad, Films and cultures: Understandings of ECEC pedagogical practices from Brazilian and Danish experiences, 29th EECERA ANNUAL CONFERENCE, Resumo
2019, Lenira Haddad, Films and cultures: Understandings of ECEC pedagogical practices from Brazilian and Danish experiences, 29th EECERA ANNUAL CONFERENCE, Resumo
2018, Thainy Kléia da Silva Lira; Lenira Haddad, A ABORDAGEM EDUCATIVA HIGH/SCOPE NA PRÁTICA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM EDUCAÇÃO INFANTIL: CONTRIBUIÇÕES PARA AS CRIANÇAS E OS ESTUDANTES, 6º Seminário de Grupos de Pesquisa sobre Crianças e Infâncias, Trabalho Completo
2018, Renata da Costa Maynart; Lenira Haddad, A CONSTRUÇÃO DE SIGNIFICADOS PELAS CRIANÇAS E A CRIAÇÃO DE CULTURA DE PARES: UM ESTUDO A PARTIR DE OFICINAS DE BRINCADEIRA DE FAMÍLIA EM CONTEXTO DE EDUCAÇÃO INFANTIL, 6º Seminário de Grupos de Pesquisa sobre Crianças e Infâncias, Trabalho Completo
2018, Lenira Haddad; Isabel Bezelga; Maria Assunção Folque; Jeane Costa Amaral, A CRIANÇA, A CIDADE E O PATRIMÔNIO: DIÁLOGOS COM OS SABERES E FAZERES DA COMUNIDADE PENEDENSE E EBORENSE, Primeiro Encontro e Educação, Patrimônio e Cultura, Trabalho Completo
2018, Lenira Haddad, Cláudia Denise Sacur Marques, PRATICAS PEDAGÓGICAS EM EDUCAÇÃO INFANTIL: O OLHAR DE ESTUDANTES PORTUGUESAS E BRASILEIRAS SOBRE AS EXPERIÊNCIAS BRASILEIRA E DINAMARQUESA, XXIV Encontro de Pesquisa Educacional do Nordeste - EPEN, Trabalho Completo
2018, Thainy Kléia da Silva Lira, Lenira Haddad, O ESPAÇO E A CONSTRUÇÃO DA AUTONOMIA NA INFÂNCIA: implementação das dimensões da abordagem High/Scope em prática de estágio supervisionado em educação infantil, XXV EPEN-Encontro de Pesquisa Educacional do Nordeste, Trabalho Completo
2018, Lenira Haddad, FILMES E CULTURAS: COMPREENSÕES DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM EDUCAÇÃO INFANTIL, IV Simpósio Luso-Brasileiro das Crianças e I Encontro das Crianças, Trabalho Completo
2018, Lenira Haddad, Filmes e culturas: compreensões da prática pedagógica de Educação Infantil, IV Simpósio Luso Brasileiro de Estudos da Criança, Trabalho Completo
2018, Lenira Haddad, Renata da Costa Maynart, Brincadeira de família em contexto de Educação Infantil: processos de significação e cultura de pares, IV Simpósio Luso Brasileiro de Estudos da Criança, Trabalho Completo
2018, Lenira Haddad, Observações de segunda ordem a partir de filmes e grupos focais: um método para acessar as compreensões da prática pedagógica em educação infantil, XIV CIRS - Conferência Internacional de Representações Sociais, Resumo Expandido
2018, Lenira Haddad, Compreensões de práticas pedagógicas em educação infantil, a partir de duas experiências contrastantes, Brasil e Dinamarca, XIV CIRS - Conferência Internacional de Representações Sociais, Resumo Expandido
2018, Lenira Haddad, Maria Assunção Folque, EDUCAÇÃO DA INFÂNCIA COMO ESPAÇO DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL, III COLÓQUIO INTERNACIONAL DE CIÊNCIAS SOCIAIS DA EDUCAÇÃO, Resumo
2018, Maria Assunção Folque, Lenira Haddad, EDUCAÇÃO DA INFÂNCIA COMO ESPAÇO DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL, III COLÓQUIO INTERNACIONAL DE CIÊNCIAS SOCIAIS DA EDUCAÇÃO, Resumo
2018, Lenira Haddad, Filmes e culturas: Compreensões da prática pedagógica de educação infantil a partir de experiência brasileira e dinamarquesa, II Conferência Internacional de Educação Comparada, Resumo
2018, Janaíla dos Santos Silva, Lenira Haddad, Em busca de um modelo sustentável de formação de educadores de infância, II Conferência Internacional de Educação Comparada CIEC 2018, Resumo
2018, Janaila dos Santos Silva, Lenira Haddad, Em busca de um modelo sustentável de formação de educadores de infância, II Conferência Internacional de Educação Comparada CIEC 2018, Resumo
2018, Lenira Haddad, Filmes e culturas: Compreensões da prática pedagógica de educação infantil a partir de experiência brasileira e dinamarquesa, II Conferência Internacional de Educação Comparada CIEC 2018, Resumo
Capítulos de Livros (5)
2021, A MEMÓRIA ANCESTRAL COMO ANTÍDOTO: REFLEXÕES DO CONTEXTO DE PANDEMIA A PARTIR DO PENSAMENTO DE AILTON KRENAK, SOCIEDADE EM PANDEMIA(S): entre utopias e distopias, Lenira Haddad
2020, Experiências de internacionalização desenvolvidas no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFAL, Internacionalização da educação básica e superior: desafios, perspectivas, experiências, Luís Paulo Leopoldo Mercado, Eduardo Calil, Laura Cristina Vieira Pizzi, Lenira Haddad
2019, Brincadeira de família em contexto de educação infantil: processos de significação e cultura de pares, Por uma luta em defesa dos direitos das crianças : corpo e cultura, Renata da Costa Maynart, Lenira Haddad
2019, Filmes e culturas: compreensões de práticas pedagógicas em educação infantil, Por uma luta em defesa dos direitos das crianças : instituições e cotidianos, Lenira Haddad
2018, Formação de profissionais de educação infantil no ensino superior: a contribuição da produção científica no período de 2000 a 2013, Múltiplos olhares sobre a formação docente, Gicelma Oliveira Cavalcante, Lenira Haddad
Livros (2)
2019, A brincadeira e o processo de constituição do eu psíquico da criança, Renata da Costa Maynart, Lenira Haddad
2018, Múltiplos olhares sobre a formação docente, Lenira Haddad, Walter Matias Lima
Participações em Bancas de Cursos (21)
2020, Qualificação de Mestrado As Relações Creche-famílias nas Orientações Educacionais Pedagógicas da Educação Infantil da RME de Florianópolis, Lenira Haddad, Diana Carvalho de Carvalho, Márcia Buss-Simão, Eloisa Helena Teixeira Fortkamp, Rosinete Schmitt
2020, Dissertação de Mestrado Compreensoes sobre a pratica pedagogica na educacao infantil e necessidades formativas das professoras
, IRACILDA DA SILVA ALMEIDA
2020, Tese Doutorado A criança, a cidade e o patrimônio no âmbito da educação infantil: identidade cultural, pertencimento e participação, Lenira Haddad, Maria Assunção Folque, Isabel Maria Gonçalves Bezelga, Vânia Carvalho de Araújo, Laura Cristina Vieira Pizzi, Walter Matias Lima
2020, Qualificação de Doutorado Saberes sobre infância e diferenças na educação infantil na produção dos Programas de pós-graduação em Educação no Brasil, Lenira Haddad, Edna Cristina do Prado, Walter Matias Lima, Conceição Gislane Nóbrega Lima de Salles, Tatiane Cosentino Rodrigues
2020, Dissertação de Mestrado Compreensoes da pratica pedagogica de educacao infantil na perspectiva das familias , KEITY ELEN DA SILVA MELO
2020, Tese Doutorado A EDUCAÇÃO DA INFÂNCIA EM ALAGOAS EM FÁBRICAS E USINAS ANTES DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988, Lenira Haddad, Moysés Kuhlmann Júnior, Gizele de Souza, Walter Matias Lima
2019, Dissertação de Mestrado O SISTEMA PÚBLICO DE EDUCAÇÃO INFANTIL DA CIDADE DE ARAPIRACA/AL, Lenira Haddad, Patrícia Maria Uchoa Simões, Walter Matias Lima
2019, Qualificação de Mestrado Compreensoes sobre a pratica pedagogica na educacao infantil e necessidades formativas dos professores, IRACILDA DA SILVA ALMEIDA
2019, Qualificação de Mestrado Compreensoes da pratica pedagogica de educacao infantil na perspectiva das familias, KEITY ELEN DA SILVA MELO
2019, Dissertação de Mestrado A EDUCAÇÃO INFANTIL EM PENEDO: UM ESTUDO DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL NA DIMENSÃO DA POLÍTICA E DA GESTÃO EDUCACIONAL, Lenira Haddad, Patrícia Maria Uchoa Simões, Edna Cristina do Prado
2019, Qualificação de Mestrado O sistema público de educação infantil da cidade de Arapiraca/AL, Lenira Haddad, Walter Matias Lima, Patrícia Maria Uchoa Simões
2019, Dissertação de Mestrado Compreensões de professores e acadêmicas de Pedagogia sobre as práticas pedagógicas na Educação Infantil: Um estudo com base em observações de segunda ordem, Lenira Haddad, Maria Helena Baptista Vilares Cordeiro, Lísia Regina Ferreira Michels
2019, Tese Doutorado O Proinfância em Penedo/AL: Uma avaliação sobre a ressonância do programa na Educação Infantil do município, Lenira Haddad, Edna Cristina do Prado, Inalda Maria dos Santos, Valdete Côco
2019, Monografia de Graduação Educação Patrimonial: Práticas Pedagógicas Lúdicas nas Escolas Municipais Prof. Douglas Apratto Tenório (6º Ano) e Irmã Jolenta (9º Ano) em Penedo Alagoas, Lenira Haddad, Auceia Matos Dourado, Fabiana de Oliveira Lima
2019, Monografia de Graduação Incômodo e desconforto com a presença masculina no ambiente de educação infantil: um estudo acerca das compreensões da prática pedagógica por profissionais de educação infantil e estudantes de pedagogia de alagoas, Lenira Haddad, Suzana Marcolino
2019, Qualificação de Doutorado A CRIANÇA, A CIDADE E A EDUCAÇAO INFANTIL: IDENTIDADE, PERTENCIMENTO E (IN)VISIBILIDADE, Lenira Haddad, Luciana Esmeralda Ostetto, Vânia Carvalho de Araújo, Maria Assunção Folque, Walter Matias Lima, Paulo Manuel Teixeira Marinho
2019, Qualificação de Doutorado HISTÓRIAS E MEMÓRIAS: A EDUCAÇÃO INFANTIL NO ESTADO DE ALAGOAS ANTES DA CONSTITUIÇÃO DE 1988, Lenira Haddad, Moysés Kuhlmann Júnior, Gizele de Souza, Walter Matias Lima, Anderson de Alencar Menezes
2019, Qualificação de Mestrado A EDUCAÇÃO INFANTIL NO PENEDO: UM ESTUDO DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL, Lenira Haddad, Edna Cristina do Prado, Patrícia Maria Uchoa Simões
2018, Qualificação de Doutorado O Proinfância no estado de Alagoas: uma análise socioecológica do processo de implementação e os impactos na educação infantil, Lenira Haddad, Patrícia Maria Uchoa Simões, Marlene Oliveira dos Santos, Edna Cristina do Prado, Inalda Maria dos Santos
2018, Qualificação de Mestrado Práticas pedagógicas na educação infantil: uma perspectiva psicossocial com base em observações de segunda ordem, Maria Helena Baptista Vilares Cordeiro, Lísia Regina Ferreira Michels, Lenira Haddad
2018, Tese Doutorado O processo de adaptação de crianças na educação infantil: os desafios das famílias e dos educadores de infância, Gilza Maria Zauhy Garms, Lenira Haddad, Leny Rodrigues Martins Teixeira, Andreia Cristiane Silva Wiezzel Suguisava
Organização de Eventos, Consultorias, Edição e Revisão de
Períodicos (6)
2019,Membro da Comissões Organizadora, Centro de Educação, Local, Comissão cientifica
2019,Membro da Comissões Organizadora, USP, Internacional, Comissão cientifica
2019,Responsavel pela Organização de Evento, Sindspem, Local, Comissão cientifica
2019,Membro da Comissões Organizadora, Casa da Aposentadoria, Local, Comissão cientifica
2018,Membro da Comissões Organizadora, Cedu/UFAL, Internacional, Comissão cientifica
2018,Membro da Comissões Organizadora, PUC- Goiás, Internacional, Comissão cientifica
Trabalho de Fim de Curso(14)
Família e comunidade na escola: uma relação essencial, GABRIELA MARROQUIM DOS SANTOS ,
A Produção Acadêmica Sobre Cultura da Tradição Popular no Município de Penedo/AL, entre os anos de 2013 e 2020: Contribuições para a prática educativa na educação infantil, ILNAH RAFAELLY NETO NASCIMENTO ,
NÃO MATE A BRUXA! ELA É NOSSA AMIGUINHA: REFLEXÕES SOBRE UMA EXPERIÊNCIA DE TORNAR-SE UM ADULTO ATÍPICO DA BRINCADEIRA NA EDUCAÇÃO INFANTIL, LUANA MARIA MOREIRA DOS SANTOS MENDONCA ,
Tecendo a Autonomia das Crianças: A Implantação da Seqüência Planejar-Fazer-(Arrumar)-Rever da Abordagem High/Scope em uma Instituição de Educação Infantil no Município de Alagoas., THAINY KLEIA LIRA CAVALCANTE ,
O Movimento em suas Duas Dimensões, Cinética e Tônica: Uma Experiência de Estágio Supervisionado em Educação Infantil, ANGÉLICA MAYRA SANTOS SANTANA ,
O Movimento em suas Duas Dimensões, Cinética e Tônica: Uma Experiência de Estágio Supervisionado em Educação Infantil, WINNE RAYANE DA SILVA RODRIGUES ,
"TRANSIÇÃO PARA O ENSINO FUNDAMENTAL : UMA EXPERIÊNCIA NO CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL CASA DA AMIZADE", ADRIELLE DE MOURA SANTOS ,
A importância do vídeogravação como recurso para avaliação e documentação em instituição de Educação Infantil., MARIA DO CARMO DOS SANTOS MOURA ,
As Compreensões das Práticas Pedagógicas na Educação infantil: questões de gênero, CLAUDIA DENISE SACUR MARQUES ,
Ampliando o olhar sobre a pintura para as crianças pequenas pequenas em contexto de creche., JULIANA ELIAS DA SILVA ,
Família e comunidade na escola: uma relação essencial, ANA KAROLINNE CORREIA DE OLIVEIRA ,
Abordagem Educativa High/Scope: Limites e possibilidades., MARTHA PAULINO DE BARROS ,
A brincadeira na Educação Infantil: reflexões sobre o papel do professor a partir de uma experiência com crianças de 4 e 5 anos., ANA CRISTINA LEANDRO DE LIMA ,
A importância do vídeogravação como recurso para avaliação e documentação em instituição de Educação Infantil., MARCELINA DOS SANTOS ,
Orientações de Pós-Graduação (17)
Doutorado, ALINE DA SILVA FERREIRA ADERNE, 04/2016
- 04/2020
,
Concluída em 04/2020
Doutorado, ERICKA MARCELLE BARBOSA DE OLIVEIRA, 06/2018
- 07/2022
,
Orientação em Andamento
Doutorado, PATRICIA GOMES DE SIQUEIRA, 02/2015
- 08/2019
,
Concluída em 08/2019