carloney alves de oliveira

CEDU - CENTRO DE EDUCACAO

Produção Intelectual

Artigos (46)

  • 2021, Carloney Alves de Oliveira , Ensino de Matemática e recursos didáticos para o Autismo: mais do que um material manipulativo, um conjunto de possibilidades para o aprendizado, ISSN: 19847505
  • 2021, Carloney Alves de Oliveira, COSTA FERREIRA, WILLIANE , O Jogo Digital Quiz PG nas Aulas de Matemática: possibilidades para o Ensino e Aprendizagem de Progressão Geométrica, ISSN: 25269062
  • 2020, Carloney Alves de Oliveira , PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA CULTURA HÍBRIDA E MULTIMODAL NAS AULAS DE MATEMÁTICA, ISSN:
  • 2020, Carloney Alves de Oliveira Joenneyres Raio de Souza Amancio , FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA EM CONTEXTOS HÍBRIDOS E MULTIMODAIS, ISSN:
  • 2020, Carloney Alves de Oliveira Márcia da Silva Santos Portela , PODCAST: FERRAMENTA PEDAGÓGICA PARA ATIVIDADES INTERATIVAS NO ENSINO DE MATEMÁTICA EM MEIO A PANDEMIA, ISSN:
  • 2020, PORTELA, MÁRCIA DA SILVA SANTOS, Carloney Alves de Oliveira , Produção escrita de contos nas aulas de matemática, na perspectiva da resolução de problemas, ISSN: 22379460
  • 2020, Carloney Alves de Oliveira, Mércia Cristina dos Santos Farias , Problemas multiplicativos envolvendo combinatória: estratégias de resolução de alunos do 4º ano do ensino fundamental, ISSN: 22370153
  • 2020, Carloney Alves de Oliveira, Luis Paulo Leopoldo Mercado , Estratégias didáticas nos processos de ensino e de aprendizagem em Matemática no mundo digital virtual em 3D Open Sim, ISSN: 23163828
  • 2019, Carloney Alves de Oliveira, Cristiane Magalhães Porto, Kaio Eduardo de Jesus Oliveira , O aplicativo HP Reveal no Ensino de Matemática: possibilidades de uma prática e saberes mobilizados em tempos de Cibercultura, ISSN: 21762988
  • 2019, Carloney Alves de Oliveira Jackeline dos Santos Silva Joenneyres Raio de Souza Amancio , Educação, Culturas e Currículo, ISSN:
  • 2019, Carloney Alves de Oliveira Cícero Neilton dos Santos Oliveira , Utilização de materiais de baixo custo e fácil acesso nos processos de eletrização nas aulas de Física, ISSN:
  • 2019, Carloney Alves de Oliveira Joenneyres Raio de Souza Amancio , Tecnologias Touchscreen em atividades colaborativas para o ensino de Matemática, ISSN:
  • 2019, Carloney Alves de Oliveira Cássia Vanesa de Sousa Silva Joennyres Raio de Souza Amancio , Tecnologia na Educação: uma proposta metodológica através da plataforma Edpuzzle como recurso pedagógico para avaliação, ISSN:
  • 2019, Carloney Alves de Oliveira Cássia Vanessa de Sousa Silva Joenneyres Raio de Souza Amancio , Memes e o ensino de Matemática: implicações de uma proposta pedagógica na era da conexão móvel, ISSN:
  • 2019, Carloney Alves de Oliveira Angélica Ferreira Cravo Joenneyres Raio de Souza Amancio , Ações formativas nas aulas de Matemática, ISSN:
  • 2019, Carloney Alves de Oliveira Joenneyres Raio de Souza Amancio , Papos, Vielas e Quebradas: diário de aprendizagem com o apoio de infográficos nas aulas de Matemática, ISSN:
  • 2019, Carloney Alves de Oliveira Leila Carla dos Santos Quaresma , Alfabetização Matemática por meio da Etnomatemática na Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI), ISSN:
  • 2019, Carloney Alves de Oliveira Joenneyres Raio de Souza Amancio , Interfaces lúdicas e práticas educativas com dispositivos móveis nas aulas de Matemática, ISSN:
  • 2019, Carloney Alves de Oliveira Márcia da Silva Santos Portela Mércia Cristina dos Santos Farias , (Re) Significando o ensino de Matemática através de contos de assombração com a turma do 5º ano, ISSN:
  • 2019, Carloney Alves de Oliveira Mércia Cristina dos Santos Farias Angélica Ferreira Cravo , Contribuições para o ensino e aprendizagem de Matemática nos anos iniciais: um olhar na formação inicial dos licenciandos em Pedagogia e Matemática, ISSN:
  • 2019, Carloney Alves de Oliveira Leila Carla dos Santos Quaresma , A Etnomatemática e o ensino sobre o sistema monetário: práticas pedagógicas em espaços não escolares, ISSN:
  • 2019, Carloney Alves de Oliveira Wiliane Costa Ferreira , Mobile Learning nas aulas de Matemática: reflexões e possibilidades de aplicativos como estratégia didática, ISSN:
  • 2019, Carloney Alves de Oliveira Joenneyres Raio de Souza Amancio , Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) no Ensino de Geometria, ISSN:
  • 2019, Carloney Alves de Oliveira , O LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: (RE) CONSTRUÇÕES DE SENTIDOS E PRÁTICAS EDUCATIVAS, ISSN: 19806469
  • 2019, Carloney Alves de Oliveira , O aplicativo Aurasma e a viabilidade do seu uso no ensino de Matemática, ISSN: 21778183
  • 2018, Jenekésia Lins da Silva, Carloney Alves de Oliveira , Possibilidades pedagógicas do uso das tecnologias móveis no ensino de Matemática na perspectiva da m-learning, ISSN: 2357724X
  • 2018, Carloney Alves de Oliveira , Estratégias didáticas de Realidade Aumentada (RA) no ensino de Matemática, ISSN:
  • 2018, Williane Costa Ferreira Carloney Alves de Oliveira , A linguagem de programação Scratch no ensino e aprendizagem de Probabilidade, ISSN:
  • 2018, Márcia da Silva Santos Portela Carloney Alves de Oliveira , Letramento digital e autoria coletiva no ensino de Matemática, ISSN:
  • 2018, Carloney Alves de Oliveira Ilson Mendonça Soares Prazeres , Gamificação na Educação básica pública ? Possibilidades de Aplicação, ISSN:
  • 2018, Carloney Alves de Oliveira Mércia Cristina dos Santos Farias , Tecnologias móveis e o Ensino de Matemática nos anos iniciais: perspectivas e desafios na formação inicial do pedagogo, ISSN:
  • 2018, Carloney Alves de Oliveira, NOU SCHNEIDER, HENRIQUE , Dispositivos móveis e suas potencialidades para a formação de pedagogo/as nas aulas de matemática na Universidade Federal de Alagoas Campus A. C. Simões, ISSN: 21756600
  • 2018, Carloney Alves de Oliveira Williane Costa Ferreira , O uso do Scratch no desenvolvimento de um jogo digital para o ensino e aprendizagem de Juros Simples, ISSN:
  • 2018, Carloney Alves de Oliveira Jenekésia Lins da Silva , Tecnologias Móveis como estratégia didática nas aulas de Física: reflexões de um ambiente educacional interativo, ISSN:
  • 2018, Williane Costa Ferreira, Carloney Alves de Oliveira , O Scratch nas aulas de matemática: caminhos possíveis no ensino das áreas de figuras planas, ISSN: 22379983
  • 2018, Carloney Alves de Oliveira Williane Costa Ferreira , O uso do Scratch como recurso didático para o aprendizado das áreas de figuras planas, ISSN:
  • 2018, Carloney Alves de Oliveira , SALA DE AULA INVERTIDA NAS AULAS DE MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DO PEDAGOGO EM TEMPOS DE CIBERCULTURA, ISSN: 25262149
  • 2018, Carloney Alves de Oliveira, SCHNEIDER, HENRIQUE NOU , AS NARRATIVAS DIGITAIS COM O APOIO DE INFOGRÁFICOS NA FORMAÇÃO INICIAL DO PEDAGOGO NAS AULAS DE MATEMÁTICA: NARRAR, INFORMAR E COMPARTILHAR, ISSN: 23581425
  • 2018, Carloney Alves de Oliveira Mércia Cristina dos Santos Farias , O desenvolvimento e a percepção geométrica na Educação Infantil: do espaço pensado para o espaço vivenciado, ISSN:
  • 2018, Carloney Alves de Oliveira Márcia da Silva Santos Portela , Contribuições da produção de Origamis para o desenvolvimento de aprendizagens significativas de conceitos matemáticos, ISSN:
  • 2018, Carloney Alves de Oliveira , O ensino de Matemática com tecnologia touchscreen, ISSN:
  • 2018, Carloney Alves de Oliveira , TECENDO OS FIOS TEXTUAIS NA PRODUÇÃO E UTILIZAÇÃO DAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS (HQ) NO ENSINO DE MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DO PEDAGOGO, ISSN: 22382380
  • 2018, Willams dos Santos Rodrigues Lima, Polyana Marques Lima Rodrigues, Carloney Alves de Oliveira , O uso do facebook no ensino superior: a aprendizagem matemática no Curso de Pedagogia/UFAL, ISSN: 25254227
  • 2017, Carloney Alves de Oliveira , Ensino de Matemática na formação do pedagogo: aprendizagem móvel com a utilização do QR CODE, ISSN: 23176571
  • 2017, Carloney Alves de Oliveira , APRENDIZAGEM COM MOBILIDADE E ENSINO DE MATEMÁTICA: EVIDÊNCIAS DA UTILIZAÇÃO NA FORMAÇÃO INICIAL DO PEDAGOGO, ISSN: 24466220
  • 2017, Carloney Alves de Oliveira , LABORATÓRIO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: CONCEPÇÕES E IMPLICAÇÕES NA FORMAÇÃO DO PEDAGOGO, ISSN: 1981478X

Publicação em Eventos (32)

  • 2020, Carloney Alves de Oliveira Joenneyres Raio de Souza Amancio, FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA EM CONTEXTOS HÍBRIDOS E MULTIMODAIS, XX Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, Trabalho Completo
  • 2020, Carloney Alves de Oliveira Márcia da Silva Santos Portela, PODCAST: FERRAMENTA PEDAGÓGICA PARA ATIVIDADES INTERATIVAS NO ENSINO DE MATEMÁTICA EM MEIO A PANDEMIA, XIV Encontro Paulista de Educação Matemática, Trabalho Completo
  • 2020, Carloney Alves de Oliveira, PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA CULTURA HÍBRIDA E MULTIMODAL NAS AULAS DE MATEMÁTICA, XX Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, Trabalho Completo
  • 2019, Joenneyres Raio Souza Amancio, Carloney Alves de Oliveira, Uso dos recursos tecnológicos no ambiente escolar: desafios e perspectivas da educação matemática para a docência, 1º Colóquio Alagoano de Educação Matemática nos Anos Iniciais, Resumo Expandido
  • 2019, Carloney Alves de Oliveira, Joenneyres Raio de Souza Amancio, Jackeline dos Santos Silva, Práticas pedagógicas para o ensino de Matemática, 1º Colóquio Alagoano de Educação Matemática nos Anos Iniciais, Resumo Expandido
  • 2019, Carloney Alves de Oliveira, Joenneyres Raio de Souza Amancio, Uso dos recursos tecnológicos no ambiente escolar: desafios e perspectivas da educação Matemática para a docência, 1º Colóquio Alagoano de Educação Matemática nos Anos Iniciais, Resumo Expandido
  • 2019, Jackeline dos Santos Silva, Joenneyres Raio Souza Amancio, Carloney Alves de Oliveira, Práticas pedagógicas para o ensino da Matemática, 1º Colóquio Alagoano de Educação Matemática nos Anos Iniciais, Resumo Expandido
  • 2019, Carloney Alves de Oliveira Leila Carla dos Santos Quaresma, Alfabetização Matemática por meio da Etnomatemática na Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI), IX Encontro Alagoano de Pesquisa Educacional, Trabalho Completo
  • 2019, Carloney Alves de Oliveira Cícero Neilton dos Santos Oliveira, Utilização de materiais de baixo custo e fácil acesso nos processos de eletrização nas aulas de Física, IX Encontro Alagoano de Pesquisa Educacional, Trabalho Completo
  • 2019, Carloney Alves de Oliveira Cássia Vanesa de Sousa Silva Joennyres Raio de Souza Amancio, Tecnologia na Educação: uma proposta metodológica através da plataforma Edpuzzle como recurso pedagógico para avaliação, IX Encontro Alagoano de Pesquisa Educacional, Trabalho Completo
  • 2019, Carloney Alves de Oliveira Jackeline dos Santos Silva Joenneyres Raio de Souza Amancio, Educação, Culturas e Currículos, IX Encontro de Pesquisa em Educação de Alagoas (EPEAL), Trabalho Completo
  • 2019, Angélica Ferreira Cravo Carloney Alves de Oliveira Joenneyres Raio de Souza Amancio, Ações Formativas nas aulas de Matemática, IX Encontro Alagoano de Pesquisa Educacional, Trabalho Completo
  • 2019, Carloney Alves de Oliveira Cássia Vanessa de Sousa Silva Joenneyres Raio de Souza Amancio, Memes e o ensino de Matemática: implicações de uma proposta pedagógica na era da conexão móvel, IX Encontro Alagoano de Pesquisa em Educacional, Trabalho Completo
  • 2019, Carloney Alves de Oliveira Joenneyres Raio de Souza Amancio, Papos, vielas e quebradas: diário de aprendizagem com o apoio de infográficos nas aulas de Matemática, II Encontro Regional Norte-Nordeste da Abciber, Trabalho Completo
  • 2019, Carloney Alves de Oliveira Joenneyres Raio de Souza Amancio, Interfaces lúdicas e práticas educativas com dispositivos móveis nas aulas de Matemática, II Encontro Regional Norte-Nordeste da Abciber, Trabalho Completo
  • 2019, Carloney Alves de Oliveira Mércia Cristina dos Santos Farias Angélica Ferreira Cravo, Contribuições para o ensino e aprendizagem de Matemática nos anos iniciais: um olhar na formação inicial dos licenciandos em Pedagogia e Matemática, XIII Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade (EDUCON), Trabalho Completo
  • 2019, Carloney Alves de Oliveira Márcia da Silva dos Santos Portela Mércia Cristina dos Santos Farias, (Re) Significando o ensino de Matemática através de contos de assombração com a turma do 5º ano. 2019, XIII Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade (EDUCON), Trabalho Completo
  • 2019, Carloney Alves de Oliveira Joenneyres Raio de Souza Amancio, Tecnologias Touchscreen em atividades colaborativas para o ensino de Matemática, XIII Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade (EDUCON), Trabalho Completo
  • 2019, Carloney Alves de Oliveira Williane Costa Ferreira, Mobile Learning nas aulas de Matemática: Reflexões e possibilidades de aplicativos como estratégia didática, XIII Encontro Nacional de Educação Matemática, Trabalho Completo
  • 2019, Carloney Alves de Oliveira Joenneyres Raio de Souza Amancio, Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) no Ensino de Geometria, XIII Encontro Nacional de Educação Matemática, Trabalho Completo
  • 2019, Carloney Alves de Oliveira Leila Carla dos Santos Quaresma, A Etnomatemática e o ensino sobre o sistema monetário: práticas pedagógicas em espaços não escolares, XIII Encontro Nacional de Educação Matemática, Trabalho Completo
  • 2018, Carloney Alves de Oliveira, Estratégias didáticas de Realidade Aumentada (RA) no ensino de Matemática, 9º Simpósio Internacional de Educação e Comunicação, Trabalho Completo
  • 2018, Carloney Alves de Oliveira Williane Costa Ferreira, A linguagem de programação Scratch no ensino e aprendizagem de Probabilidade, 9º Simpósio Internacional de Educação e Comunicação, Trabalho Completo
  • 2018, Márcia da Silva Santos Portela Carloney Alves de Oliveira, Letramento digital e autoria coletiva no ensino de Matemática, 9º Simpósio Internacional de Educação e Comunicação, Trabalho Completo
  • 2018, Ilson Mendonça Soares Prazeres Carloney Alves de Oliveira, Gamificação na Educação básica pública – Possibilidades de Aplicação, 9º Simpósio Internacional de Educação e Comunicação, Trabalho Completo
  • 2018, Carloney Alves de Oliveira Williane Costa Ferreira, O uso do Scratch no desenvolvimento de um jogo digital para o ensino e aprendizagem de Juros Simples, IV Seminário ForTEC, Trabalho Completo
  • 2018, Carloney Alves de Oliveira Mércia Cristina dos Santos Farias, Tecnologias móveis e o Ensino de Matemática nos anos iniciais: perspectivas e desafios na formação inicial do pedagogo, IV Seminário ForTEC, Trabalho Completo
  • 2018, Carloney Alves de Oliveira Mércia Cristina dos Santos Farias, O desenvolvimento e a percepção geométrica na Educação Infantil: do espaço pensado para o espaço vivenciado, 5º Simpósio Internacional de Pesquisa em Educação Matemática (SIPEMAT), Trabalho Completo
  • 2018, Carloney Alves de Oliveira Williane Costa Ferreira, O uso do Scratch como recurso didático para o aprendizado das áreas de figuras planas, 5º Simpósio Internacional de Pesquisa em Educação Matemática (SIPEMAT), Trabalho Completo
  • 2018, Jenekésia Lins da Silva Carloney Alves de Oliveira, Tecnologias Móveis como estratégia didática nas aulas de Física: reflexões de um ambiente educacional interativo, 11º Encontro Internacional de Formação de Professores (ENFOPE), Trabalho Completo
  • 2018, Carloney Alves de Oliveira Márcia da Silva Santos Portela, Contribuições da Produção de Origamis para o desenvolvimento de aprendizagens significativas de conceitos matemáticos, 11º Encontro Internacional de Formação de Professores (ENFOPE), Trabalho Completo
  • 2018, Carloney Alves de Oliveira, O ensino de Matemática com tecnologia touchscreen: criar, inventar e manipular na cibercultura, 11º Encontro Internacional de Formação de Professores (ENFOPE), Trabalho Completo

Capítulos de Livros (8)

  • 2021, Scratch como dispositivo didático-pedagógico no aprendizado de áreas de figuras planas, Educiber: Os ciberdispositivos como mediadores na educação, Carloney Alves de Oliveira, Williane Costa Ferreira
  • 2019, Práticas de aprendizagem colaborativa na formação do professor no contexto da cibercultura, Aprendendo com o outro, Carloney Alves de Oliveira
  • 2019, Das páginas impressas aos dispositivos móveis touchscreen: o ensino de Matemática em espaços de criação digital, O Livro na Cibercultura, Carloney Alves de Oliveira
  • 2019, Dispositivos móveis na licenciatura em Pedagogia: criar, inventar e manipular com Angry Birds Rio, QR Code e Aurasma, Dispositivos Móveis no Ensino de Matemática: Tablets & Smartphones, Carloney Alves de Oliveira
  • 2018, Leitura e produção de histórias em quadrinhos no ensino de Matemática, Quadro a Quadro: o que há por trás das narrativas gráticas, Carloney Alves de Oliveira
  • 2018, Infográficos e o Ensino de Matemática: uma proposta de prática pedagógica para produção do conhecimento científico na Cibercultura, Produção e difusão de ciência na cibercultura: narrativas em múltiplos olhares., Carloney Alves de Oliveira
  • 2018, Idosos e dispositivos móveis: interfaces de uma prática educativa na UNCISATI, Educiber: diálogos ubíquos para além da tela e da rede, Cynara Maria da Silva Santos, Carloney Alves de Oliveira
  • 2018, Dispositivos móveis e gamificação nas aulas de Matemática, Educação no Século XXI ? Volume 7, Ilson Mendonça Soares Prazeres, Carloney Alves de Oliveira

Textos Didáticos (6)

  • 2020, Produto Educacional: Manual didático para utilização do Quiz PG para o ensino de Progressão Geométrica, Carloney Alves de Oliveira, Williane Costa Ferreira
  • 2020, Produto Educacional: Modelos Atômicos com o uso da Realidade Aumentada: uma proposta de ensino para as aulas de Física, Ailton Moura Feitosa, Carloney Alves de Oliveira
  • 2020, Produto Educacional: Aprendizagem Baseada em Problemas no Ensino da Matemática, Carloney Alves de Oliveira, Joenneyres Raio Souza Amancio
  • 2020, Produto Educacional: De conto em conto com a Matemática podemos contar, Márcia da Silva Santos Portela, Carloney Alves de Oliveira
  • 2019, Produto Educacional: Gamificação em sala de aula: uma proposta didática para o ensino do campo multiplicativo, Ilson Mendonça Soares Prazeres, Carloney Alves de Oliveira
  • 2018, Produto Educacional: Aprendendo Física, Jenekésia Lins da Silva, Carloney Alves de Oliveira

Participações em Bancas de Cursos (3)

  • 2021, Dissertação de Mestrado FORMAÇÃO PERMANENTE DE PROFESSORES E MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA COM O USO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TIC), Úrsula Cunha Anacleto, Carloney Alves de Oliveira, Selma Barros Daltro de Castro
  • 2018, Dissertação de Mestrado A Plataforma Khan Academy no ensino superior: cenários de aprendizagem e ressignificações dos licenciandos em Matemática, Carloney Alves de Oliveira, Carlos Alberto de Vasconcelos, Veleida Anahi da Silva
  • 2018, Qualificação de Mestrado A Lousa Digital Interativa no Letramento de Crianças do Ensino Fundamental, Carloney Alves de Oliveira, Henrique Nou Schneider, Simone de Lucena Ferreira

Organização de Eventos, Consultorias, Edição e Revisão de Períodicos (5)

  • 2021,Consultor ad hoc de revista científica, IFRS - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul Bento Gonçalves, Nacional, REMAT: Revista Eletrônica da Matemática
  • 2021,Consultor ad hoc de revista científica, UESB - Campus Vitória da Conquista, Nacional, Revista Com a Palavra, o Professor
  • 2020,Consultor ad hoc de revista científica, Unit - Aracaju, Nacional, Revista Interfaces Científicas
  • 2019,Responsavel pela Organização de Evento, Faculdade de Tecnologias de Alagoas (FAT), Local, Organização
  • 2018,Consultor ad hoc de revista científica, Centro de Educação - UFAL, Nacional, Revista Debates em Educação

Participação em Sociedades Científicas e Culturais (1)

  • 2021, Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Socio Efetivo

Participação em Colegiados e Comissões (2)

  • Comissão para avaliação dos processos de Estágio Probatório e Promoção/Progressão Funcional dos docentes do CEDU/UFA, Membro, UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
  • Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Presidente, UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS

Trabalho de Fim de Curso(64)

  • Literatura de cordel como recurso didático no ensino de poliedros, ANIELLY ILDEFONSO SANTOS LOPES , 07/2020
  • O ENSINO DA GEOMETRIA ATRAVÉS DE DISPOSITIVOS MÓVEIS , MARIA DAYANE DALYSSE DOS SANTOS , 02/2020
  • RECURSOS EDUCACIONAIS ABERTOS NO ENSINO DA MATEMÁTICA: mapeamento e análise de artigos presentes no sítio Scielo, ROSEMEIRE ROBERTA DE LIMA , 03/2020
  • A utilização de materiais manipulativos no ensino da Matemática, GEDIANI NASCIMENTO GOMES , 10/2019
  • O ensino de Matemática na formação do pedagogo: cotidianos e da monitoria e a prática colaborativa, ANGELICA FERREIRA CRAVO , 09/2020
  • Problemas multiplicativos envolvendo combinatória: estratégias de resolução de alunos do 4º ano do Ensino Fundamental, MERCIA CRISTINA DOS SANTOS FARIAS , 08/2019
  • A utilização de materiais manipulativos no ensino da Matemática, KAREN ILANE ALVES DOS SANTOS , 05/2019
  • Estratégias de resolução de problemas envolvendo adição e subtração de números inteiros com alunos do 6º ano do ensino fundamental, LAÍZA DA SILVA FIRMINO , 12/2018
  • Resolução de Problemas no ensino de equações do primeiro grau com o apoio do modelo de barras, ANTÔNIO MARCOS BARBOSA , 11/2018
  • Estratégias de resolução de problemas envolvendo princípios aditivos e multiplicativos com alunos do 6º ano do ensino fundamental, LUIZA DA SILVA FIRMINO , 12/2018
  • A IMPORTÂNCIA DA MATEMÁTICA PARA O ENSINO DE FÍSICA NO ENSINO MÉDIO: um olhar voltado para uma escola estadual na cidade de São José da Tapera., MARCELO RICARDO LEITE ,
  • "O ENSINO DA MATEMÁTICA ATRAVÉS DA ARTE: POSSIBILIDADES E PERSPECTIVAS COM O USO DAS DIFERENTES LINGUAGENS ARTÍSTICAS NO ENSINO FUNDAMENTAL 1 A PARTIR DE UMA EXPERIÊNCIA EM ESTÁGIO", IZABELLE MARIA CASTRO DOS SANTOS ,
  • O uso de materiais manipuláveis como recursos didáticos na resolução de problemas nos anos iniciais., LYRIA TEIXEIRA ARAUJO ,
  • Aprendizagem de Conceitos Científicos no Ensino de Física: Desafios e Possibilidades. , LUIZ CORTEZ DE LUCENA JÚNIOR ,
  • ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS NO ENSINO DA MATEMÁTICA: uma análise a partir do Pacto Nacional pela Alfabetização, ELYNE NUNES GUEDES. ,
  • JOGOS: Uma proposta Pedagógica para as Aulas de Matemática do Ensino Médio , CARLOS HENRIQUE EVANGELISTA SANTOS ,
  • Laboratório de Educação Matemática (LEM) na formação do pedagogo: possibilidades e contribuições, MARTONE DOS SANTOS MOURA ,
  • O uso do Winplot no peocesso de ensino-aprendizagem naS aulas de Matemática, MAYRA TAÍS ALBUQUERQUE SANTOS ,
  • O USO DO SCRATCH COMO RECURSO DIDÁTICO NO APRENDIZADO DAS ÁREAS DE FIGURAS PLANAS, WILLIANE COSTA FERREIRA ,
  • A CONSTRUÇÃO DO PENSAMENTO LÓGICO MATEMÁTICO COM O AUXÍLIO DO MATERIAL DOURADO, GEOVANIO DA SILVA SANTANA ,
  • Problemas multiplicativos envolvendo combinatória: estratégias de resolução de alunos do 4º ano do Ensino Fundamental, MERCIA CRISTINA DOS SANTOS FARIAS ,
  • Mapeamento da produção científica acerca das tecnologias da informação e comunicação nos anos iniciais publicadas no Encontro Nacional de Educação em Matemática(ENEM)., CAMYLLA MARIA ARCANJO DOS SANTOS ,
  • Sudoku: Uma alternativa lúdica para auxiliar no processo de ensino-aprendizagem., DIEGO JOHNATAN PASCOAL DOS SANTOS ,
  • O ensino de frações com apoio do Frac Soma 235, MARAYSA FERREIRA DOS SANTOS LIMA ,
  • Laboratório de Educação Matemática (LEM) na formação do pedagogo: possibilidades e contribuições, PAULINE NATHALY BEZERRA DA SILVA ,
  • RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NO ENSINO DE EQUAÇÕES DO 1º GRAU COM APOIO DO MODELO DE BARRAS, ANTÔNIO MARCOS BARBOSA ,
  • ESTRATÉGIAS DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS DOS ALUNOS DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL ENVOLVENDO O PRINCÍPIO MULTIPLICATIVO, LUIZA DA SILVA FIRMINO ,
  • CONCEPÇÕES DOS PROFESSORES EM TORNO DO USO DE JOGOS MATEMÁTICOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL, LARISSA NOGUEIRA AMANCIO ,
  • ÁBACO E MATERIAL DOURADO NAS AULAS DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS: revisitando produções publicadas (2018 ? 2021), MARCIANA QUITERIA CORREIA DA SILVA ,
  • Percepção Matemática na Educação Infantil., TAMIRES TAVARES DA SILVA ,
  • ÁBACO E MATERIAL DOURADO NAS AULAS DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS: revisitando produções publicadas (2018 ? 2021), MARIA BETANIA DA SILVA ,
  • A formação do professor e o ensino de Matemática na Educação de Jovens e Adultos no Município de Arapiraca - AL, SIMONE SILVA DA FONSECA ,
  • "O ENSINO DA MATEMÁTICA ATRAVÉS DA ARTE: POSSIBILIDADES E PERSPECTIVAS COM O USO DAS DIFERENTES LINGUAGENS ARTÍSTICAS NO ENSINO FUNDAMENTAL 1 A PARTIR DE UMA EXPERIÊNCIA EM ESTÁGIO", JANAINA SANTOS DE LIMA ,
  • METODOLOGIAS DE ENSINO DA MATEMÁTICA A PARTIR DA UTILIZAÇÃO DE APLICATIVOS DE JOGOS ELETRÔNICOS., ANA PATRICIA GOMES OLIVEIRA SAMPAIO ,
  • Caracterização da Produção do Conhecimento sobre Oficinas Matemáticas na formação inicial do Pedagogo (2012 ? 2021), EDJANE NASCIMENTO DOS SANTOS LOURENÇO ,
  • Análise das práticas educativas com Tecnologias Digitais na área de Educação Matemática nos anos iniciais publicadas em 36 anos de Boletim de Educação Matemática ? Bolema (1985 ? 2021)., MARIANA TENÓRIO DA SILVA LIMA ,
  • EDUCAÇÃO FINANCEIRA PARA OS ANOS INICIAIS: O QUE REVELAM AS TESES E DISSERTAÇÕES NO PERÍODO ENTRE 2012 E 2021, MARYSTELA CÂNDIDO FREIRE OLIVEIRA ,
  • Contagem e representação numérica na Educação Infantil, MARIA DAS GRACAS DOS SANTOS BARBOSA TENÓRIO ,
  • LETRAMENTO MATEMÁTICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL POR MEIO DE JOGOS., ROSELIN DE OLIVEIRA PEREIRA ,
  • Contagem e representação numérica na Educação Infantil, SHIRLEY GOMES SILVA BASILIO ,
  • LITERATURA DE CORDEL COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DE POLIEDROS, ANIELLY ILDEFONSO SANTOS LOPES ,
  • A utilização de materiais manipulativos no ensino da Matemática, KAREN ILANE ALVES DOS SANTOS ,
  • METODOLOGIAS DE ENSINO DA MATEMÁTICA A PARTIR DA UTILIZAÇÃO DE APLICATIVOS DE JOGOS ELETRÔNICOS., SAIONARA PEREIRA DOS SANTOS ,
  • CONCEPÇÕES DOS PROFESSORES EM TORNO DO USO DE JOGOS MATEMÁTICOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL, BARBARA XILAINY DE ARAUJO SILVA ,
  • A formação do pedagogo e as oficinas de matemática: estratégias para a mediação e construção do conhecimento, CRISTIANE SILVA COSTA PARANHOS ,
  • REFLEXÕES SOBRE AS PRÁTICAS DE LABORATÓRIO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E SUA IMPORTÂNCIA NA FORMAÇÃO DO PEDAGOGO , DEBORAH LAYANNA ELOI DE ALMEIDA ,
  • UTILIZAÇÃO DE MATERIAIS DE BAIXO CUSTO E FÁCIL ACESSO NOS PROCESSOS DE ELETRIZAÇÃO NAS AULAS DE FÍSICA, CICERO NEILTON DOS SANTOS OLIVEIRA ,
  • A utilização de materiais manipulativos no ensino da Matemática, GEDIANI NASCIMENTO GOMES ,
  • O uso de materiais manipuláveis como recursos didáticos na resolução de problemas nos anos iniciais., LISANDRA RODRIGUES CAVALCANTE ,
  • EDUCAÇÃO FINANCEIRA PARA OS ANOS INICIAIS: O QUE REVELAM AS TESES E DISSERTAÇÕES NO PERÍODO ENTRE 2012 E 2021, ANA BEATRIZ PEREIRA DOS SANTOS CORREIA ,
  • Caracterização da Produção do Conhecimento sobre Oficinas Matemáticas na formação inicial do Pedagogo (2012 ? 2021), WESLANE TAGINO ALVES ,
  • O Curso de Matemática Licenciatura no Campus Arapiraca da UFAL e Abordagens Metodológicas para o Ensino de Matemática em Sala de Aula na Formação de Professores. , AGDA ISABELE GONSALVES HONORATO ,
  • ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS NO ENSINO DA MATEMÁTICA: uma análise a partir do Pacto Nacional pela Alfabetização, ANNA CLARISSE LIMA CÂNDIDO ,
  • LETRAMENTO MATEMÁTICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL POR MEIO DE JOGOS., MARLI PEREIRA ,
  • ESTRATÉGIAS DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS ENVOLVENDO ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO DE NÚMEROS INTEIROS, COM ALUNOS DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, LAÍZA DA SILVA FIRMINO ,
  • O ensino de frações com apoio do Frac Soma 235, MILENE KELLY DOS SANTOS RODRIGUES ,
  • Estratégias de resolução do campo multiplicativo no 3º ano do Ensino Fundamental, RODRIGO ROCHA DE LIMA ,
  • O ensino da Matemática e a produção de recursos pedagógicos para o autismo, ROSEANNE MARIA GOMES DE OLIVEIRA ,
  • O ENSINO DE MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DO PEDAGOGO: COTIDIANOS DA MONITORIA E A PRÁTICA COLABORATIVA, ANGELICA FERREIRA CRAVO ,
  • AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA: CONCEPÇÕES DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS., VANIELE DA SILVA NETO ,
  • ENSINO DA MATEMÁTICA PARA CRIANÇAS COM TEA, ÉRICA PATRÍCIA CLARINDO DA SILVA ,
  • TECNOLOGIAS DIGITAIS EM PRÁTICAS EDUCATIVAS NOS ANOS INICIAIS: MAPEAMENTO DAS PRODUÇÕES PUBLICADAS NO BOLETIM DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA ? BOLEMA (1985-2021), WILKER ARAUJO DE MELO ,
  • “MATERIAL DOURADO NO ENSINO DA MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS: MAPEAMENTO BIBLIOGRÁFICO DE TESES E DISSERTAÇÕES (2018-2022)”, JAQUELINE DHENIEFFE DOS SANTOS , 12/2023
  • “MATERIAL DOURADO NO ENSINO DA MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS: MAPEAMENTO BIBLIOGRÁFICO DE TESES E DISSERTAÇÕES (2018-2022)”, FERNANDA JOYCE BARBOSA DOS SANTOS , 12/2023

Orientações de Pós-Graduação (27)

  • Mestrado Profissional, LEILA AUGUSTADE OLIVEIRA BARROS, 09/2019 - 09/2022 , Orientação em Andamento
  • Mestrado Profissional, JOENNEYRES RAIO DE SOUZA AMANCIO, 05/2019 - 07/2020 , Concluída em 07/2020
  • Mestrado Profissional, LEILA CARLA DOS SANTOS QUARESMA, 09/2018 - , Concluída em 07/2021
  • Mestrado Profissional, CICERO NEILTON DOS SANTOS OLIVEIRA, 09/2021 - 11/2021 , Concluída em
  • Mestrado Profissional, JACIELMA DANTAS DOS SANTOS, 10/2021 - , Orientação em Andamento
  • Mestrado Profissional, CICERO NEILTON DOS SANTOS OLIVEIRA, 04/2019 - 08/2021 , Concluída em
  • Mestrado Profissional, MERCIA CRISTINA DOS SANTOS FARIAS, 09/2019 - 09/2022 , Concluída em
  • Mestrado Profissional, HUGO SILVA LEAO, 07/2015 - 12/2016 , Concluída em 12/2016
  • Mestrado Profissional, WILLIANE COSTA FERREIRA, 09/2018 - 11/2020 , Concluída em 11/2020
  • Mestrado Profissional, MÁRCIA DA SILVA SANTOS PORTELA, 04/2017 - 02/2020 , Concluída em 02/2020
  • Mestrado Profissional, ILSON MENDONCA SOARES PRAZERES, 05/2017 - 05/2019 , Concluída em 05/2019
  • Mestrado Profissional, AILTON MOURA FEITOSA, 04/2017 - 10/2020 , Concluída em 10/2020
  • Mestrado Profissional, JENEKÉSIA LINS DA SILVA, 07/2015 - 03/2018 , Concluída em 03/2018
  • Mestrado Profissional, JOSÉ RENATO FLORENTINO DE LIMA, 02/2024 - , Orientação em Andamento
  • Mestrado Profissional, PAULO HENRIQUE FIRMINO DA SILVA, 10/2020 - 01/2024 , Orientação em Andamento
  • Mestrado Profissional, ANGELICA FERREIRA CRAVO, 10/2020 - 01/2024 , Orientação em Andamento
  • Mestrado Profissional, ANIELLY ILDEFONSO SANTOS LOPES, 12/2022 - , Orientação em Andamento
  • Doutorado, DIOGO MEURER DE SOUZA CASTRO, 01/2024 - , Orientação em Andamento
  • Doutorado, Cynara Maria da Silva Santos , 03/2018 - , Orientação em Andamento
  • Doutorado, JOENNEYRES RAIO DE SOUZA AMANCIO, 08/2021 - , Orientação em Andamento
  • Doutorado, MÁRCIA DA SILVA SANTOS PORTELA, 03/2022 - , Orientação em Andamento
  • Mestrado, WILKER ARAUJO DE MELO, 03/2024 - , Orientação em Andamento
  • Mestrado, MARIANA TENÓRIO DA SILVA LIMA, 02/2023 - , Orientação em Andamento
  • Mestrado, DEBORAH LAYANNA ELOI DE ALMEIDA, 02/2023 - , Orientação em Andamento
  • Mestrado, VITOR MARINHO SILVA, 03/2021 - 03/2023 , Concluída em
  • Especialização, ROSEMEIRE ROBERTA DE LIMA, 01/2020 - 03/2020 , Concluída em 03/2020
  • Especialização, MARIA DAYANE DALYSSE DOS SANTOS, 01/2020 - 02/2020 , Concluída em 02/2020

SIGAA | NTI - Núcleo de Tecnologia da Informação - (82) 3214-1015 | Copyright © 2006-2024 - UFAL - sig-app-4.srv4inst1 v4.9.3_s.121 06/05/2024 05:21