2023, Leônidas de Santana Marques , Desindustrialização no Brasil em perspectiva transescalar: a particularidade nacional na reestruturação produtiva global, ISSN: 1679768X
2023, Suzana Santos Libardi, Leônidas de Santana Marques , APRESENTAÇÃO: INFÂNCIAS E JUVENTUDES NO NORDESTE BRASILEIRO HISTÓRIA, SAÚDE E EDUCAÇÃO, ISSN: 27643352
2023, Erica Danieli de Lima Santos, Girlaine Gomes Oliveira, Leônidas de Santana Marques , FORMAÇÃO DE JOVENS DOCENTES NO CONTEXTO DE UMA LICENCIATURA INTERCULTURAL INDÍGENA, ISSN: 27643352
2023, Leônidas de Santana Marques , A TEORIA DO DESENVOLVIMENTO DESIGUAL E COMBINADO NA GEOGRAFIA NO BRASIL: FONTES E LUGARES DE PRODUÇÃO, ISSN: 23182695
2023, OLIVEIRA, JULIO FEITOZA DE, Leônidas de Santana Marques , Contribuições de Paulo Freire para o ensino de Geografia no contexto da educação de jovens e adultos no campo, ISSN: 26753472
2020, Leônidas de Santana Marques , Contribuições de Caio Prado Júnior, Celso Furtado e Florestan Fernandes para pensarmos o desenvolvimento capitalista no século XXI, ISSN: 19847246
2019, Leônidas de Santana Marques , A produção do espaço no contexto da internacionalização do capital, ISSN: 24479195
2019, GOMES DE OLIVEIRA, MAYARA, Leônidas de Santana Marques , A profissão docente e a práxis do Ensino de Geografia: reflexões a partir do estágio supervisionado em uma escola pública de Delmiro Gouveia/AL, ISSN: 25255215
2018, Leônidas de Santana Marques , O caráter neoliberal do Estado na política brasileira de desenvolvimento territorial / The neoliberal feature of the state in the brazilian policy of territorial development, ISSN: 23182962
2016, Leonidas de Santana Marques , As comunidades de Fundo de Pasto: um intento de construção conceitual, ISSN: 1676-3025
2016, Leonidas de Santana Marques , As comunidades de fundo de pasto e o processo de formação de terras de uso comum no semiárido brasileiro, ISSN: 1982-4513
2014, Leonidas de Santana Marques
Maria Cleonice Barbosa Braga , Planejamento pedagógico e realidade curricular no estágio supervisionado em geografia, ISSN: 2236-3904
2013, Maria José Andrade de Souza
Leonidas de Santana Marques , 'Onde vês, eu não vislumbro razão': as comunidades de Fundos de Pasto nas inspeções judiciais, ISSN: 2238-1627
2013, Leonidas de Santana Marques
Ana Rocha dos Santos , Os Fundos de Pasto do município de Monte Santo (BA) e a política de desenvolvimento territorial: conflitos e interesses territoriais no campo, ISSN: 2318-2695
2010, Francisco Negrão, Washington de J. S. da Franca Rocha, Raquel de Matos Cardoso do Vale, Marjorie Nolasco, Leônidas de Santana Marques, Marcos Oliveira Silva, Elisangela Barbosa Alves, Ana Paula Mascarenhas, Rosângela Leal Santos, Ardemirio de Barros Silva, Joselisa Maria Chaves , Hidrogeologia como um dos critérios de desertificação, ISSN: 01017004
Capítulos de Livros (6)
2023, Reflexão e autocrítica em memórias sobre a (nossa) formação docente no ensino superior, Memórias da formação docente: relatando trajetórias, tecendo identidades, Leônidas de Santana Marques
2021, Por que defender as escolas (ainda que somente) no campo? Uma crítica a partir do Sertão alagoano, Semiárido brasileiro: terra, território, trabalho e educação, Leônidas de Santana Marques
2021, O Pibid/UFAL 2016-2018: produzindo memórias e saberes sobre a formação docente, Universidade e escola: produção de saberes no cotidiano docente, Leônidas de Santana Marques, Lúcia de Fátima Santos
2019, Educação no semiárido alagoano: pelo não fechamento das escolas no campo no Alto Sertão, Projeto Renascendo: nascentes vivas no Sertão, Leônidas de Santana Marques
2015, O Território do Sisal enquanto "território institucional": lineamentos sobre a política de desenvolvimento territorial no espaço agrário baiano, Estado, políticas públicas e território, Leonidas de Santana Marques
2015, Formação de Professores de Geografia: Leituras sobre o Campus do Sertão da UFAL, Educação e formação docente: reflexões e relatos de experiências no sertão alagoano, Leonidas de Santana Marques
Livros (2)
2021, Universidade e escola: produção de saberes no cotidiano docente, Lúcia de Fátima Santos, Leônidas de Santana Marques
2021, Semiárido brasileiro: terra, território, trabalho e educação, Lucas Gama Lima, Leônidas de Santana Marques
Participações em Bancas de Cursos (1)
2023, Monografia de Graduação A toponímia rural em Canindé de São Francisco-Sergipe, Cezar Alexandre Neri dos Santos, Robson Santos Silva, Leônidas de Santana Marques
Organização de Eventos, Consultorias, Edição e Revisão de
Períodicos (5)
2023,Responsavel pela Organização de Evento, UFAL, Nacional, Geral
2008,Responsavel pela Organização de Evento, Universidade Estadual de Feira de Santana, Nacional, Geral
2008,Responsavel pela Organização de Evento, Universidade Estadual de Feira de Santana, Nacional, Geral
2008,Responsavel pela Organização de Evento, Assentamento Eldorado, Nacional, Geral
2007,Responsavel pela Organização de Evento, Universidade Estadual de Feira de Santana, Nacional, Geral
Trabalho de Fim de Curso(17)
A CONSTRUÇÃO IMAGÉTICA DA REGIÃO NORDESTE., ALANNA SHIRLEY DE MELO ALVES ,
08/2018
Produção alternativa transformando a perspectiva de convivência na região do semiárido alagoano, CICERO MOISÉS DE ANDRADE ,
Educação do campo e Universidade: a participação dos movimentos sociais camponeses na criação e no desenvolvimento de uma educação específica para os povos que vivem no e do campo., MARIA VERA LUCIA DE MELO ,
O ensino de geografia e o estágio supervisionado: reflexões sobre teoria e prática, LUIZ GUSTAVO DE CAMPOS ,
Educação do Campo: uma reflexão sobre a evasão escolar no município de São José da Tapera/AL, JANE CLECIA BARROS TAVARES SANTOS ,
A realidade das escolas multisseriadas no campo de Delmiro Gouveia - AL, LUIZA ROBERTA LIMA ,
Movimento Camponês e educação: os desafios do assentamento Maria Bonita em Delmiro Gouveia/AL, RODRIGO GOMES DE SANTANA ,
O ensino de Geografia e a categoria território no contexto da educação indígena, ELISIANE BARBOSA DE SA ,
A territorialização do capital e seus influxos na economia de Arapiraca: reflexões teóricas e prática de ensino de geografia, ARLISON RANIERY GONÇALVES FEITOSA ,
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO E A FORMAÇÃO DOCENTE EM GEOGRAFIA: UMA ANÁLISE ACERCA DAS EXPERIÊNCIAS DOS PROFESSORES-ESTAGIÁRIOS DO CAMPUS DO SERTÃO-UFAL, EDJANE VIEIRA DOMINGOS ,
As contribuições dos conceitos geográficos para os alunos do ensino fundamental: uma possibilidade de leitura e interpretação da cidade, EMANUELA SOUZA DE MENEZES ,
O livro didático e a prática no ensino de Geografia, ALINNE BALBINO ,
Trajetórias do início da carreira docente: estudo dos egressos do curso de Licenciatura em Geografia da UFAL/ Campus Sertão, JUCILEIDE DA SILVA SOBREIRA ,
Vocês ficam tirando onda, mas é por causa de nós que vocês têm o que comer": Reflexões sobre a escola no campo e na cidade, ALINE GONÇALVES TENÓRIO ,
O que é ser um bom professor de Geografia? Análise sobre a percepção de discentes em uma escola de Inhapi - AL, AGENOR DA SILVA BEZERRA ,
Educação do Campo:Uma reflexão sobre a política pública do transporte escolar rural e o acesso às escolas no campo., JOANA MARINA SILVEIRA TAVARES ,
O DIREITO À EDUCAÇÃO INFANTIL DO/NO CAMPO E A FORMAÇÃO DA(O) PEDAGOGA(O) NO CAMPUS DO SERTÃO DA UFAL., DAYSE MARIA DE SOUZA MORAIS ,