maria dolores fortes alves

CEDU - CENTRO DE EDUCACAO

Produção Intelectual

Artigos (15)

  • 2022, HASHIZUME, CRISTINA MIYUKI, Maria Dolores Fortes Alves , Políticas afirmativas e inclusão: formação continuada e direitos, ISSN: 1678460X
  • 2022, Maria Dolores Fortes Alves, Cristina Miyuki Hashizume, ARLETE RODRIGUES DOS SANTOS SANTA ROSA , How inclusion students learn: a comparative analysis of three concepts as viewed by the sociohistorical and autopoiesis conceptual frameworks, ISSN: 1678460X
  • 2021, Idenise Maria Lima Soares; Maria DoloresFortes Alves , Práticas de aprendizagens integradoras no Ensino Superior como um direito de todos: análise das experiências de inclusão nos cursos de Psicologia na perspectiva da teoria da complexidade e da transdisciplinaridade, ISSN: 22360513
  • 2020, Maria Dolores Fortes Alves, Álvaro SCHIMIDT Neto , A importância da escuta empática para profissionais da saúde e educação, ISSN: 18093264
  • 2020, Maria Dolores Fortes Alves, Adalberto Duarte PEREIRA FILHO , Complexidade e inclusão: caminhos, história e tessituras, ISSN: 14159972
  • 2020, Dayane Deyse Gonçalo dos Santos, Simone Pinto Rocha, Maria Dolores Fortes Alves , A FORMAÇÃO DOCENTE PARA ATUAÇÃO EM SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS: reflexões sobre a formação profissional, ISSN: 19843941
  • 2020, Maria Dolores Fortes Alves , REVISTA REAÇÃO, ISSN:
  • 2020, Adalberto Duarte PEREIRA FILHO, Maria Dolores Fortes Alves , A dimensão humana dos seres humanos: inclusão e complexidade, ISSN: 21756600
  • 2019, Maria Dolores Fortes Alves; Adalberto Duarte Pereira Filho , Complexidade e inclusão: caminhos, história e tessituras, ISSN: 14159972
  • 2019, Maria Dolores Fortes Alves, Anderson Francisco Vitono, Valdívia de Souza Duarte , EDUCAÇÃO BILÍNGUE: PROBLEMATIZANDO O CONTEXTO EDUCACIONAL DA PESSOA SURDA, ISSN: 07194706
  • 2019, Maria Dolores Fortes Alves, Guilherme Vasconcelos Pereira , CENÁRIO DE POLÍTICAS PÚBLICAS DESTINADAS A PESSOA COM DEFICIÊNCIA, ISSN: 19843941
  • 2019, Adalberto Duarte PEREIRA FILHO, Maria Dolores Fortes Alves, Tamires de Campos Leite , Breve discussão sobre a história da inclusão no Brasil à luz da complexidade, ISSN: 19892446
  • 2019, Maria Dolores Fortes Alves, Marly do Socorro Peixoto Vidinha, ELIONE MARIA NOGUEIRA DIÓGENES , Educação e Dignidade: construção histórica de garantias de direitos?, ISSN: 19811969
  • 2018, Maria Dolores Fortes Alves, Maria Betânia Correia de Oliveira, Guilherme Vasconcelos Pereira , A INCLUSÃO DE UMA PROFESSORA COM DEFICIÊNCIA EM UMA INSTITUIÇÃO FEDERAL: REFLEXÕES DO ?LEGAL AO REAL? Á LUZ DA COMPLEXIDADE E DA TRANSDISCIPLINARIDADE, ISSN: 2594-7990
  • 2018, Maria Dolores Fortes Alves, Abdizia Maria Alves Barros, Maria Aparecida Pereira Viana , CURRÍCULO, DA FRAGMENTAÇÃO A TESSITURA COMUM. A DIVERSIDADE FORTALECENDO A TEIA DA VIDA, ISSN: 25268449

Publicação em Eventos (30)

  • 2020, Maria Dolores Fortes Alves, Rosane Batista de Souza, Natália do nascimento santos, MAPEANDO E DIFUNDINDO PRÁTICAS DE APRENDIZAGEM INTEGRADORAS E INCLUSIVAS: ações ecoformadoras, IX Encontro de Pesquisa em Educação de Alagoas (EPEAL, Trabalho Completo
  • 2020, Adalberto Duarte PEREIRA FILHO, idenise Maria Lima Soares, Maria Dolores Fortes Alves, INCLUSÃO E O PENSAMENTO COMPLEXO EM MORIN, IX Encontro de Pesquisa em Educação de Alagoas (EPEAL) Publicado em 09/02/2020 - ISSN, Trabalho Completo
  • 2019, MARIA DOLORES FORTES ALVES; Adalberto Duarte Pereira Filho , REFLETINDO SOBRE AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INOVADORAS NA ÁREA DA EDUCAÇÃO E SUAS APROXIMAÇÕES COM AS PRÁTICAS DE APRENDIZAGEM INTEGRADORAS E INCLUSIVAS (PAII) BASEADAS NA TEORIA DA COMPLEXIDADE, VII Congrés Internacional a Creativitat ASOCREA, IX Fòrum Internacional d'Escoles Creatives RIEC i II Seminari de Resiliència AIRE, Resumo Expandido
  • 2019, MARIA DOLORES FORTES ALVES, ESCOLAS CRIATIVAS, INTEGRADORAS E INCLUSIVAS: CAMINHOS PARA RELIGAR SABERES, DIVERSIDADE E HUMANIDADE, VII Congrés Internacional a Creativitat ASOCREA, IX Fòrum Internacional d'Escoles Creatives RIEC i II Seminari de Resiliència AIRE, Resumo Expandido
  • 2019, MARIA DOLORES FORTES ALVES; IVALDIVIA DE SOUZA DUARTE, VIOLÊNCIA SIMBÓLICA: O GRITO SILENCIADO PELO DESCONHECIDO, VII Congrés Internacional a Creativitat ASOCREA, IX Fòrum Internacional d'Escoles Creatives RIEC i II Seminari de Resiliència AIRE, Trabalho Completo
  • 2019, MARIA DOLORES FORTES ALVES ; Idenise Naiara Lima Soares, O PROCESSO DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NO CONTEXTO DA PROVA BRASIL, VII Congrés Internacional a Creativitat ASOCREA, IX Fòrum Internacional d'Escoles Creatives RIEC i II Seminari de Resiliència AIRE, Resumo Expandido
  • 2019, MARIA DOLORES FORTES ALVES ; Idenise Naiara Lima Soares, UM BREVE HISTÓRICO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL BRASILEIRA E UM ESTADO DA ARTE SOBRE A EDUCAÇÃO ESPECIAL NO ENSINO SUPERIOR NO BRASILe:Acessibilidade; Pessoas com deficiências; Educação inclusiva., XIV Congresso Nacional de Educação ? EDUCERE, V Seminário Internacional de Representações Sociais, Subjetividade e Educação ? SIRSSE e VII Seminário Internacional sobre Profissionalização Docente ? SIPD/Cátedra UNESCO, Resumo Expandido
  • 2019, MARIA DOLORES FORTES ALVES , Desafios e Perspectivas para a Docência Universitária- Educação Inclusiva e Acessibilidade, Programa de Formação Continuada em Docência do Ensino Superior (PROFORD), Outros
  • 2019, Anderson Francisco Vitono, Maria Dolores Fortes Alves, Gabriel Dória de Mendonça, Valdívia de Souza Duarte, FLY-LIBRAS: A FERRAMENTA PEDAGÓGICA TRANSDISCIPLINAR DE APRENDIZAGEM INTEGRADORA, INOVADORA E INCLUSIVA PARA RESSIGNIFICAR A PRÁTICA EDUCACIONAL NO ENSINO DA LIBRAS, VI Seminário Web Currículo: Educação e Humanismo, Trabalho Completo
  • 2019, Maria Dolores Fortes Alves, idenise Maria Lima Soares, O PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO (PNE) FRENTE AO PROCESSO INCLUSIVO DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NA EDUCAÇÃO BRASILEIRAPalavras- Chave:Acessibilidade; Pessoas com deficiências; Educação inclusiva., XIV Congresso Nacional de Educação ? EDUCERE, V Seminário Internacional de Representações Sociais, Subjetividade e Educação ? SIRSSE e VII Seminário Internacional sobre Profissionalização Docente ? SIPD/Cátedra UNESCO, Trabalho Completo
  • 2019, Adalberto Duarte Pereira Filho; MARIA DOLORES FORTES ALVES, A DIMENSÃO HUMANA DOS SERES HUMANOS: IDEIAS E AÇÕES QUE CONTRIBUEM PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA ESCOLA INCLUSIVA, XIV Congresso Nacional de Educação ? EDUCERE, V Seminário Internacional de Representações Sociais, Subjetividade e Educação ? SIRSSE e VII Seminário Internacional sobre Profissionalização Docente ? SIPD/Cátedra UNESCO, Trabalho Completo
  • 2019, Adalberto Duarte Pereira Filho; MARIA DOLORES FORTES ALVES, INCLUSÃO E O PENSAMENTO COMPLEXO EM MORIN, IX Encontro de Pesquisa em Educação de Alagoas (EPEAL), Trabalho Completo
  • 2019, MARIA DOLORES FORTES ALVES; Adalberto Duarte Pereira Filho , ESCOLAS CRIATIVAS EM MACEIÓ: TERRA DO SOL, SONHOS E DESAFIOS, VII Congrés Internacional a Creativitat ASOCREA, IX Fòrum Internacional d'Escoles Creatives RIEC i II Seminari de Resiliència AIRE, Resumo Expandido
  • 2019, ARIA DOLORES FORTES ALVES; Rosane Batista de Souza, 'MAPEANDO E DIFUNDINDO PRÁTICAS DE APRENDIZAGEM INTEGRADORAS E INCLUSIVAS: ações ecoformadoras', IX Encontro de Pesquisa em Educação de Alagoas (EPEAL), Trabalho Completo
  • 2019, idenise Maria Lima Soares, Maria Dolores Fortes Alves, UM BREVE HISTÓRICO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL BRASILEIRA E UM ESTADO DA ARTE SOBRE A EDUCAÇÃO ESPECIAL NO ENSINO SUPERIOR NO BRASILe:Acessibilidade; Pessoas com deficiências; Educação inclusiva., XIV Congresso Nacional de Educação ? EDUCERE, V Seminário Internacional de Representações Sociais, Subjetividade e Educação ? SIRSSE e VII Seminário Internacional sobre Profissionalização Docente ? SIPD/Cátedra UNESCO, Trabalho Completo
  • 2019, MARIA DOLORES FORTES ALVES iDENISE MARIA SOARES, O PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO (PNE) FRENTE AO PROCESSO INCLUSIVO DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NA EDUCAÇÃO BRASILEIRAPalavras, XIV Congresso Nacional de Educação ? EDUCERE, V Seminário Internacional de Representações Sociais, Subjetividade e Educação ? SIRSSE e VII Seminário Internacional sobre Profissionalização Docente ? SIPD/Cátedra UNESCO p, Resumo Expandido
  • 2019, Maria Dolores Fortes Alves. Adalberto Duarte Pereira Filho, A DIMENSÃO HUMANA DOS SERES HUMANOS: IDEIAS E AÇÕES QUE CONTRIBUEM PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA ESCOLA INCLUSIVA, XIV Congresso Nacional de Educação ? EDUCERE, V Seminário Internacional de Representações Sociais, Subjetividade e Educação ? SIRSSE e VII Seminário Internacional sobre Profissionalização Docente ? SIPD/Cátedra UNESCO, Trabalho Completo
  • 2019, Anderson Francisco Vitono, Maria Dolores Fortes Alves, Valdívia de Souza Duarte, VIOLÊNCIA SIMBÓLICA: O grito silenciado pelo desconhecido, XIV Congresso Nacional de Educação ? EDUCERE, o V Seminário Internacional de Representações Sociais, Subjetividade e Educação ? SIRSSE e o VII Seminário Internacional sobre Profissionalização Docente (SIPD/CÁTEDRA UNESCO), Trabalho Completo
  • 2019, Maria Dolores Fortes Alves. Idenise Maria Lima Soares, UM BREVE HISTÓRICO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL BRASILEIRA E UM ESTADO DA ARTE SOBRE A EDUCAÇÃO ESPECIAL NO ENSINO SUPERIOR NO BRASILe:Acessibilidade; Pessoas com deficiências; Educação inclusiva., XIV Congresso Nacional de Educação ? EDUCERE, V Seminário Internacional de Representações Sociais, Subjetividade e Educação ? SIRSSE e VII Seminário Internacional sobre Profissionalização Docente ? SIPD/Cátedra UNESCO, Trabalho Completo
  • 2019, MARIA DOLORES FORTES ALVES. IDENISE SOARES , O PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO (PNE) FRENTE AO PROCESSO INCLUSIVO DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NA EDUCAÇÃO BRASILEIRAPalavras, XIV Congresso Nacional de Educação ? EDUCERE, V Seminário Internacional de Representações Sociais, Subjetividade e Educação ? SIRSSE e VII Seminário Internacional sobre Profissionalização Docente ? SIPD/Cátedra UNESCO, Trabalho Completo
  • 2019, Maria Dolores Fortes Alves, Adalberto Duarte PEREIRA FILHO, A DIMENSÃO HUMANA DOS SERES HUMANOS: IDEIAS E AÇÕES QUE CONTRIBUEM PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA ESCOLA INCLUSIVA, XIV Congresso Nacional de Educação ? EDUCERE, V Seminário Internacional de Representações Sociais, Subjetividade e Educação ? SIRSSE e VII Seminário Internacional sobre Profissionalização Docente ? SIPD/Cátedra UNESCO, Trabalho Completo
  • 2018, MARIA DOLORES FORTES ALVES, VALORES HUMANOS, DIVERSIDADE E INCLUSÃO: QUE 'LUGAR' É ESSE?, VII FIPED y IV Jornada Chileno-Brasileña de Educación inclusiva y DDHH, Outros
  • 2018, Maria Dolores Fortes Alves, ARLETE RODRIGUES DOS SANTOS SANTA ROSA, A ATIVIDADE DA MEDITAÇÃO EM UMA TURMA DO 3o ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA PÚBLICA, III CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA & III JORNADA CHILENA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA E DIREITOS HUMANOS, Trabalho Completo
  • 2018, Maria Dolores Fortes Alves, Maria Betânia Correia de Oliveira, Guilherme Vasconcelos Pereira, A INCLUSÃO DE UMA PROFESSORA COM DEFICIÊNCIA EM UMA INSTITUIÇÃO FEDERAL: REFLEXÕES DO ?LEGAL AO REAL? Á LUZ DA COMPLEXIDADE E DA TRANSDISCIPLINARIDADE, III CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA & III JORNADA CHILENaA BRASILEIR, Trabalho Completo
  • 2018, Adalberto Duarte PEREIRA FILHO, Maria Dolores Fortes Alves, idenise Maria Lima Soares, DESENVOLVENDO PRÁTICAS DE APRENDIZAGEM INTEGRADORAS E INCLUSIVAS COM CRIANÇAS EM SITUAÇÃO DE ACOLHIMENTO INSTITUCIONAL, III CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA & III JORNADA CHILENA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA E DIREITOS HUMANOS, Trabalho Completo
  • 2018, MARIA DOLORES FORTES ALVES, PAII E INCLUSAO: legitimando a inteireza do ser., Congresso internacional sobre Práticas de Aprendizagem Integradora e inovadora, Resumo Expandido
  • 2018, MARIA DOLORES FORTES ALVES, Desafios para inclusão e acessibilidade na Educação Básica, Sieb ? Simpósio de Educação Básica da UFPE: Aprendizagens em tempo de mudanças será realizado, Outros
  • 2018, MARIA DOLORES FORTES ALVES , Educação Inclusiva: possibilidades e desafios na educação básica, SBPC Educação 2018 (Arapiraca), Resumo Expandido
  • 2018, MARIA DOLORES FORTES ALVES, VALORES HUMANOS, DIVERSIDADES E INCLUSÃO: QUE 'LUGAR' É ESSE, III CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA & III JORNADA CHILENA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA E DIREITOS HUMANOS, Outros
  • 2018, MARIA DOLORES FORTES ALVES: Adalberto Duarte Pereira Filho , A importância da Escuta Empática para Profissionais de Saúde e Educação?, Congresso internacional sobre Práticas de Aprendizagem Integradora e inovadora, Resumo Expandido

Capítulos de Livros (9)

  • 2021, INCLUSÃO: UM DIREITO À CIDADANIA, Aprendizagem integradora e inclusiva: teoria e prática para uma escola criativa e para todos, Maria Dolores Fortes Alves, Adalberto Duarte PEREIRA FILHO
  • 2021, REFLETINDO SOBRE A ESCUTA EMPÁTICA PARA OS PROFISSIONAIS DA SAÚDE E EDUCAÇÃO, Aprendizagem integradora e inclusiva: teoria e prática para uma escola criativa e para todos, Adalberto Duarte PEREIRA FILHO, Álvaro SCHIMIDT Neto, Maria Dolores Fortes Alves
  • 2021, SABERES DOCENTES E INTERAÇÕES SOCIOAFETIVAS EM ECOSSISTEMAS DIGITAIS DE APRENDIZAGEM, Aprendizagem integradora e inclusiva: teoria e prática para uma escola criativa e para todos, Maria Dolores Fortes Alves, Maria Aparecida Pereira Viana, VERA LUCIA PONTES DOS SANTOS, Luís Paulo Leopoldo Mercado
  • 2019, EDUCAÇÃO INCLUSIVA PELA PERSPECTIVA ECOFORMADORA, TEORIA DA COMPLEXIDADE: CONTIBUIÇÕES EPISTEMOLÓGICAS E METODOLÓGICAS PARA UMA PEDAGOGIA COMPLEXA, Maria Dolores Fortes Alves, Adalberto Duarte PEREIRA FILHO
  • 2019, Inclusão e complexidade: caminhos e tessituras., Experiências educativas., Maria Dolores Fortes Alves, Adalberto Duarte PEREIRA FILHO, ARLETE RODRIGUES DOS SANTOS SANTA ROSA
  • 2018, APRENDER E ENSINAR A COMPREENSÃO HUMANA: Ressignificando a inteireza do ser, PRÁTICAS DE APRENDIZAGEM INTEGRADORAS E INOVADORAS: ?A TESSITURA DOS SABERES PARA INTEIREZA DO SER EM TEMPOS DE CRISE? (VOLUME 1), Maria Dolores Fortes Alves, Marly do Socorro Peixoto Vidinha
  • 2018, dialogo com maria Candida: autoconhecimento, cultura de paz e novos olhares ecoformadores, Caminhos arados para floresCer ipês: complexidade e transdisciplinaridade na educação, Maria Dolores Fortes Alves, Maria Julia B. de Holanda
  • 2018, Diálogo com maria Cândida: autoconhecimento, cultura de paz e novos olhares ecoformadores In:, Caminhos arados para floresCer ipês: complexidade e transdisciplinaridade na educaçao. Homenagem à Maria Cândida Moraes e suas obras., Maria Dolores Fortes Alves, Maria Julia B de Holanda
  • 2018, Aprender e Ensinar a condição humana: um olhar para a inteireza do ser, transdisciplinaridad en la Educacional: docência, escuela y aula, Maria Dolores Fortes Alves, Marly do Socorro Peixoto Vidinha

Livros (4)

  • 2020, Aprendizagem Integradoras e Inclusivas: Teoria e prática para uma escola Criativa e para todos, Maria Dolores Fortes Alves, Marilza Vanessa Rosa Suanno, VERA LUCIA PONTES DOS SANTOS Download do arquivo
  • 2018, Aprendizagem e Deficiência Intelectual em foco: Discussões e pesquisas, Maria Dolores Fortes Alves, Rita de Cácia Santos Souza
  • 2018, PRATICAS DE APRENDIZAGEM INTEGRADORAS E INOVADORAS: A tessitura dos saberes para a inteireza do ser, Maria Dolores Fortes Alves, Rita de Cácia Santos Souza, Marly do Socorro Peixoto Vidinha
  • 2018, PRÁTICAS DE APRENDIZAGEM INTEGRADORAS E INOVADORAS: ?A TESSITURA DOS SABERES PARA INTEIREZA DO SER EM TEMPOS DE CRISE? (VOLUME 1), Maria Dolores Fortes Alves, Marly do Socorro Peixoto Vidinha, Rita de Cácia Santos Souza

Participações em Bancas de Cursos (51)

  • 2021, Qualificação de Mestrado PRATICAS DE APRENDIZAGEM INTEGRADORAS E INCLUSIVAS NA EDUCACAO DE SURDOS -NOVOS OLHARES RUMO A UMA EDUCACAO ECOFORMATIVA , GERALDO BERNARDO
  • 2021, Tese Doutorado CONCEITO DE FORMACAO HUMANA: DISCUSSAO FENOMENOLOGICA SOBRE A FORMACAO DOCENTE E O ENSINO DE FILOSOFIA, SÔNIA MARIA LIRA FERREIRA
  • 2021, Dissertação de Mestrado UM OLHAR ECOFORMADOR E TRANSDISCIPLINAR SOBRE A FORMACAO CONTINUADA DO PROFESSOR CAMPONES: pensando a inclusao em uma turma multisseriada de uma escola do campo , TAMIRES DE CAMPOS LEITE
  • 2021, Dissertação de Mestrado EDUCAÇÃO: TEORIA E PRÁTICA DE ENSINO da Universidade Federal do Paraná confere o presente certificado a MARIA DOLORES FORTES ALVES por haver participado da Banca Examinadora, designada pelo Colegiado do Programa, que julgou a defesa da dissertação de Mestrado intitulada "Relações de uma professora com seus alunos com Deficiência Intelectuais: permitindo o novo brotar na prática docente em matemáti, Maria Dolores Fortes Alves, Ettiène Cordeiro Guérioss, SONIA MARIA CHAVES HARACEMIV
  • 2021, Qualificação de Mestrado INCLUSÃO DA VISÃO MONOCULAR NO NAPNE-IFAL, Maria Dolores Fortes Alves, José Isnaldo de Lima Barbosa, Ana Paula Santos de Melo Fiori
  • 2020, Monografia de Especialização IMPORTÂNCIA DAS TIC NA EDUCAÇÃO DE ALUNOS COM SURDEZ E DEFICIÊNCIA AUDITIVA, Maria Dolores Fortes Alves, Abdizia Maria Alves Barros, MARIA AUXILIADORA TEIXEIRA RIBEIRO
  • 2020, Tese Doutorado A ESCOLA INCLUSIVA E O LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA: A AUDIODESCRIÇÃO NA ABORDAGEM DOS GÊNEROS DO DISCURSO VISUOVERBAIS, Maria Dolores Fortes Alves, Roberta Varginha Ramos Caiado., Wanilda Maria Alves Cavalcanti, Madson Gois Diniz, Isabela do Rêgo Barros, Antonio Henrique Coutelo de Moraes
  • 2020, Qualificação de Doutorado A ESCOLA INCLUSIVA E O LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA: A AUDIODESCRIÇÃO NA ABORDAGEM DOS GÊNEROS DO DISCURSO VISUOVERBAIS, Maria Dolores Fortes Alves, Roberta Varginha Ramos Caiado., Wanilda Maria Alves Cavalcanti, Madson Gois Diniz
  • 2020, Dissertação de Mestrado UM OLHAR ECOFORMADOR E TRANSDISCIPLINAR SOB A FORMAÇÃO CONTINUADA DO PROFESSOR CAMPONÊS: pensando a inclusão em uma turma multisseriada de uma escola do campo, Marilza Vanessa Rosa Suanno, Neiza de Lourdes Frederico Fumes, Maria Dolores Fortes Alves
  • 2020, Qualificação de Mestrado EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO BRASIL: UM INVENTÁRIO DE REFORMAS NO MERCADO DE TRABALHO CAPITALISTA, Maria Dolores Fortes Alves, ELIONE MARIA NOGUEIRA DIÓGENES, Inalda Maria dos Santos, Francione Charapa Alves
  • 2020, Qualificação de Mestrado UM OLHAR ECOFORMADOR E TRANSDISCIPLINAR SOBRE A FORMAÇÃO CONTINUADA DO PROFESSORCAMPONÊS: pensando a inclusão em uma turma multisseriada de uma escola do campo, Maria Dolores Fortes Alves, Marilza Vanessa Rosa Suanno, Neiza de Lourdes Frederico Fumes
  • 2020, Dissertação de Mestrado O DOCENTE SURDO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: significações sobre ser professor, Maria Dolores Fortes Alves, Veleida Anahi da Silva, Neiza de Lourdes Frederico Fumes, Fernanda Coelho Liberali
  • 2020, Dissertação de Mestrado UM MODELO DE TOMADA DE DECISÃO (MTD) PARA ENSINAR CONCEITOS E PRINCÍPIOS BÁSICOS DA ANÁLISE DO COMPORTAMENTO PARA ALUNOS DE GRADUAÇÃO, Maria Dolores Fortes Alves, Fernando Silvio Cavalcante Pimentel, Cássia da Hora
  • 2020, Monografia de Especialização UTILIZAÇÃO DAS TDIC NA AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM E COMO RECURSO PEDAGÓGICO NA TOMADA DE DECISÃO, Maria Dolores Fortes Alves, Abdizia Maria Alves Barros, MARIA AUXILIADORA TEIXEIRA RIBEIRO
  • 2020, Monografia de Especialização LEITURA-ESCRITA MULTIMODAL: O USO DE EMOJIS NA PRODUÇÃO DE SENTIDOS, Maria Dolores Fortes Alves, Abdizia Maria Alves Barros, MARIA AUXILIADORA TEIXEIRA RIBEIRO
  • 2020, Monografia de Especialização AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NO PROCESSO DE INOVAÇÃO PEDAGÓGICA: A INCORPORAÇÃO DAS TDIC NAS AULAS DE MATEMÁTICA, Maria Dolores Fortes Alves, Abdizia Maria Alves Barros, MARIA AUXILIADORA TEIXEIRA RIBEIRO
  • 2020, Monografia de Especialização DIAGNÓSTICO: ESSÊNCIA EMANCIPATIVA DO PROCESSO AVALIATIVO EM AMBIENTES ON-LINE, Maria Dolores Fortes Alves, Abdizia Maria Alves Barros, Maria Auxiliadora Silva Freitas
  • 2020, Qualificação de Mestrado PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA DOCENTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA E SUAS CONTRIBUIÇÕES NO DESENVOLVIMENTO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INCLUSIVAS, Maria Dolores Fortes Alves, Marlene Zwierewicz, Circe Mara Marques, Marizete Bortolanza Spessatto, Vera Lúcia Simão
  • 2020, Monografia de Especialização O USO DE TECNOLOGIAS ASSISTIVAS PARA INCLUSÃO DE ALUNOS AUTISTAS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA, Maria Dolores Fortes Alves, Abdizia Maria Alves Barros, MARIA AUXILIADORA TEIXEIRA RIBEIRO
  • 2020, Qualificação de Doutorado A (IN)VISIBILIDADE DAS PESSOAS EM SITUAÇÃO DE RUA: NARRATIVAS NO CAMPO DA EDUCAÇÃO FORMAL E EXISTÊNCIAS, Maria Dolores Fortes Alves, ELIONE MARIA NOGUEIRA DIÓGENES, Veleida Anahi da Silva, Inalda Maria dos Santos, ROSEANE MARIA DE AMORIM
  • 2020, Monografia de Especialização INCLUSÃO DIGITAL NA TERCEIRA IDADE, Maria Dolores Fortes Alves, Abdizia Maria Alves Barros, MARIA AUXILIADORA TEIXEIRA RIBEIRO
  • 2020, Monografia de Especialização TECNOLOGIAS DIGITAIS NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DOS PROFESSORES DA ESCOLA DO CAMPO: desafios e possibilidades na inclusão das pessoas com deficiência, Maria Dolores Fortes Alves, Abdizia Maria Alves Barros, MARIA AUXILIADORA TEIXEIRA RIBEIRO
  • 2020, Dissertação de Mestrado Um modelo de tomada de decisao (MTD) para ensinar conceitos e principios da analise do comportamento para alunos de graduacao, ISVÂNIA ALVES DOS SANTOS
  • 2020, Monografia de Especialização POSSIBILIDADES DA AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM COM O USO DO AVA, Maria Dolores Fortes Alves, Abdizia Maria Alves Barros, MARIA AUXILIADORA TEIXEIRA RIBEIRO
  • 2020, Qualificação de Mestrado RELAÇÕES DE UMA PROFESSORA COM SEUS ALUNOS DEFICIENTES INTELECTUAIS: PERMITINDO O NOVO BROTAR NA PRÁTICA DOCENTE EM MATEMÁTICA, Maria Dolores Fortes Alves, Ettiène Cordeiro Guérioss
  • 2020, Qualificação de Doutorado POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO INTEGRAL NO BRASIL: CONCEPÇÕES, CONTRADIÇÕES, TENSÕES E PROPOSIÇÕES EM MOVIMENTO, Maria Dolores Fortes Alves, ELIONE MARIA NOGUEIRA DIÓGENES, Veleida Anahi da Silva, Inalda Maria dos Santos, Bruna Tarcília Ferraz
  • 2020, Monografia de Especialização AQUISIÇÃO DA LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS (LIBRAS) POR ALUNO SURDO: ALFABETIZANDO COM O GÊNERO TEXTUAL HISTÓRIA EM QUADRINHOS (HQ), Maria Dolores Fortes Alves, Abdizia Maria Alves Barros, MARIA AUXILIADORA TEIXEIRA RIBEIRO
  • 2020, Monografia de Especialização AS CONTRIBUIÇÕES DAS TECNOLOGIAS COMO RECURSO PEDAGÓGICO PARA MELHORIA DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM, Maria Dolores Fortes Alves, Abdizia Maria Alves Barros, Maria Auxiliadora Silva Freitas
  • 2020, Monografia de Especialização AS POSSIBILIDADES DA AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM COM O USO DO AVA, Maria Dolores Fortes Alves, Abdizia Maria Alves Barros, MARIA AUXILIADORA TEIXEIRA RIBEIRO
  • 2020, Qualificação de Doutorado POLÍTICA DE PADRÕES BÁSICOS DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO DE MACEIÓ (2010-2019): DISCURSOS E PRODUÇÃO DE SENTIDOS ACERCA DA ATUAÇÃO DO PROGRAMA DAS NAÇÕES UNIDAS PARA O DESENVOLVIMENTO (PNUD), Maria Dolores Fortes Alves, ELIONE MARIA NOGUEIRA DIÓGENES, Inalda Maria dos Santos, Francione Charapa Alves, Maria Leônia Garcia Costa Carvalho
  • 2019, Dissertação de Mestrado AS MÚLTIPLAS DIMENSÕES DO FAZER PEDAGÓGICO CRIATIVO DE UMA ESCOLA ALAGOANA: CONTRIBUIÇÕES NO SENTIDO DA CONSTRUÇÃO DE UM AMBIENTE INCLUSIVO, Maria Dolores Fortes Alves, JOAO HENRIQUE SUANNO, Jenner Barretto Bastos Filho
  • 2019, Qualificação de Doutorado PADRÕES DE FUNCIONAMENTO EM FAMÍLIAS COM CRIANÇAS EM DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM, Maria Dolores Fortes Alves, Carla Luciane Blum Vestena, MAIA DE FÁTIMA OAQUIM MINETTO, Ettiène Cordeiro Guérioss
  • 2019, Qualificação de Mestrado EM BUSCA DE PRATICAS INTEGRADORAS NO ENSINO SUPERIOR: UMA ANALISE DAS EXPERIENCIAS DE INCLUSAO NOS CURSOS DE PSICOLOGIA NA PERSPECTIVA DA TEORIA DA COMPLEXIDADE E DA ECOFORMACAO, IDENISE NAIARA LIMA SOARES
  • 2019, Dissertação de Mestrado EM BUSCA DE PRÁTICAS INTEGRADORAS NO ENSINO SUPERIOR: UMA ANÁLISE DAS EXPERIÊNCIAS DE INCLUSÃO NOS CURSOS DE PSICOLOGIA NA PERSPECTIVA DA TEORIA DA COMPLEXIDADE E DA ECOFORMAÇÃO, Maria Dolores Fortes Alves, MARILZA SUANNO, WALTER MATIAS LIMA
  • 2019, Qualificação de Mestrado Um modelo de tomada de decisão (MTD) para a escolha de conteúdo e ensino de conceitos e princípios da Análise do Comportamento para alunos de graduação., Ana Carolina Sella., Maria Dolores Fortes Alves, CASSIA LEAL DA HORA
  • 2019, Qualificação de Doutorado METACRIATIVIDADE EM EDUCAÇÃO, Maria Dolores Fortes Alves, Carla Luciane Blum Vestena, MARIA CANDIDA BORGES MORAES, Ettiène Cordeiro Guérioss, Ricardo Antunes De Sà
  • 2019, Monografia de Graduação A Tessitura do Debate Sobre a Inclusão nos Casos do Transtorno do Espectro Autista (TEA), NADJA MARIA VIEIRA DA SILVA, Maria Dolores Fortes Alves, Mônica Patrícia da Silva Sales
  • 2019, Tese Doutorado ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM FILOSOFIA: CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DE FUTUROS PROFESSORES, WALTER MATIAS LIMA, Maria Dolores Fortes Alves, ANDERSON ALENCAR MENEZES, Conceição Gislane Nóbrega Lima de Salles, ALEXANDRE TORRES FONSECA, Junot Cornélio Matos

  • 2019, Dissertação de Mestrado OS DESAFIOS DA SEMUDH PARA IMPLANTAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS NO COMBATE À VIOLÊNCIA CONTRA A PESSOA COM DEFICIÊNCIA NO ESTADO DE ALAGOAS, DANIELA DO CARMO CANBEGELE, Maria Dolores Fortes Alves, VIVIANE KELLY GALVAO, VERONICA TEIXEIRA MARQUES
  • 2019, Monografia de Graduação O Brincar Livre e a Inclusão: A perspectiva de uma professora cega com alunos videntes, RAFAEL A. BELO, Maria Dolores Fortes Alves, Renata Maynart
  • 2019, Dissertação de Mestrado É POSSÍVEL ESTUDAR PRESENCIALMENTE SEM TRANSITAR PELA UNIVERSIDADE? PERCURSOS COMENTADOS DE UMA PESSOA COM DEFICIÊNCIA NA UFAL, DEISE JULIANA FRANCISCO, Noêmia Gomes Paulo de Barros, KARLA ROSANE DO AMARAL DEMOLY, Maria Dolores Fortes Alves
  • 2019, Tese Doutorado A RELAÇÃO ENTRE O ESTADO E AS ORGANIZAÇÕES NÃO GOVERNAMENTAIS NO CONTEXTO ALAGOANO: fortalecimento ou enfraquecimento da sociedade civil?, ELIONE MARIA NOGUEIRA DIÓGENES, Maria Dolores Fortes Alves, Inalda Maria dos Santos, ELEDA ANAHI DA SILVA, LIA MACHADO FIUZA FILHO
  • 2019, Monografia de Graduação CONCEPÇÕES E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM CLASSE HOSPITALAR, Maria Dolores Fortes Alves, Mônica Patrícia da Silva Sales, SILVANA PAULINA DE SOUZA
  • 2018, Qualificação de Doutorado ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM FILOSOFIA E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES: CONSTRUINDO SABERES E CONHECIMENTOS, Maria Dolores Fortes Alves, WALTER MATIAS LIMA, ANDERSON ALENCAR MENEZES, Conceição Gislane Nóbrega Lima de Salles, ALEXANDRE TORRES FONSECA
  • 2018, Monografia de Graduação O ALUNO SURDO NA AULA DE MATEMÁTICA Como deve ser a conduta do professor?, Maria Dolores Fortes Alves, KARINA WASCONCELLOS
  • 2018, Dissertação de Mestrado A INTEGRAÇAO DAS TECNOLOGIAS NO CURRICULO INCLUSIVO DAS CRIANÇAS COM TEA: UM ESTUDO DE CASO, Maria Dolores Fortes Alves, MARIA DA GRAÇA MOREIRA DA SILVA, JOSE GERALDO SILVEIRA BUENO
  • 2018, Dissertação de Mestrado EXERGAMES E SAUDE MENTAL: UMA PESQUISA INTERVENÇÃO NO CAPES DE MACEIO, Maria Dolores Fortes Alves, DEISE JULIANA FRANCISCO, LYN ROSALINA GAMA ALVES
  • 2018, Qualificação de Mestrado OS DESAFIOS DA SEMUDH PARA IMPLANTAÇÃO DE POLITICAS PUBLICAS NO COMBATE A VIOLÊNCIA CONTRA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NO ESTADO DE ALAGOAS, Maria Dolores Fortes Alves, DANIELA DO CARMO CANBEGELE, VIVIANE KELLY GALVAO, JESANA BATISTA PEREIRA
  • 2018, Dissertação de Mestrado ATENÇÃO COMPARTILHADA: ESTUDO DE CASOS DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA, Maria Dolores Fortes Alves, NADJA MARIA VIEIRA DA SILVA, MARIA AUXILIADORA TEIXEIRA RIBEIRO
  • 2018, Monografia de Graduação SACOLA LITERÁRIA: um caminho para formação de leitores., Maria Dolores Fortes Alves, Fernando Silvio Cavalcante Pimentel, ANDREZA FABRICIA PINHEIRO DA SILVA
  • 2018, Qualificação de Doutorado A RELAÇÃO ENTRE O ESTADO E AS ORGANIZAÇÕES NÃO GOVERNAMENTAIS NO CONTEXTO ALAGOANO: fortalecimento ou enfraquecimento da sociedade civil?, Maria Dolores Fortes Alves, Veleida Anahi da Silva, Lia Machado Fiuza Fialho, Inalda Maria dos Santos, ELIONE MARIA NOGUEIRA DIÓGENES

Organização de Eventos, Consultorias, Edição e Revisão de Períodicos (1)

  • 2018,Responsavel pela Organização de Evento, MACEIÓ AL, Internacional, INTERNACIONAL

Trabalho de Fim de Curso(20)

  • O uso de atividades lúdicas no ava para alfabetização de crianças com deficiências intelectuais, MARCIA REGIA CIPRIANO DOS SANTOS ,
  • Parceria Família Escola: contribuições e prevenção no combate as drogas., NOEMIA GOMES PAULO DE BARROS ,
  • O uso de atividades lúdicas no ava para alfabetização de crianças com deficiências intelectuais, MERCIA CRISTINA CIPRIANO DOS SANTOS ,
  • As contribuições dos esportes coletivos e cooperativos para o desenvolvimento de habilidades sociais e pedagógicas em crianças com transtorno do espectro autista, LUIZ EDUARDO VIEIRA DA SILVA ,
  • GRAU DE FORMAÇÃO DO PROFESSOR FRENTE AO TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA, DAGMA CAMILA DE OLIVEIRA SILVA ,
  • GRAU DE FORMAÇÃO DO PROFESSOR FRENTE AO TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA, DAÍSE CÂNDIDO DE OLIVEIRA GOMES ,
  • PARCERIA FAMÍLIA ESCOLA: Contribuições e prevenção no combate às drogas, NOEMIA GOMES PAULO DE BARROS ,
  • A Importância da Formação Humana do Professor(a) na/para Educação Inclusiva, VALQUIRIA NASCIMENTO LIMA ,
  • EDUCAÇÃO ESPECIAL NA EJA:OS DESEFIOS DA INCLUSÃO DE UM JOVEM E ADULTO COM SÍNDROME DE DOWN NA MODALIDADE DE ENSINO EJA., ISAILMA ROCHA DE ARAUJO ,
  • Práticas de Aprendizagem Integradoras Inclusivas e Criativas: uma ressignificação na formação docente, ROSANE BATISTA DE SOUZA ,
  • Parecer Descritivo (Avaliativo) na Educação Infantil: limites e possibilidades na prática docente em uma escola da rede municipal de Maeió, ADRIANA FARIAS JUCÁ ,
  • A Importância da Formação Humana do Professor(a) na/para Educação Inclusiva, ANDREZO CORREIA DOS SANTOS ,
  • Educação especial e seu processo e desenvolvimento na perspectiva do facilitador pedagógico., ALICE RANY CÂNDIDO BALBINO ,
  • Parecer Descritivo (Avaliativo) na Educação Infantil: limites e possibilidades na prática docente em uma escola da rede municipal de Maeió, VANESSA AMORIM LOPES ,
  • INCLUSÃO: refletindo sobre estratégias e a formação continuada dos professores sobre a aprendizagem de crianças com TEA nos anos iniciais do Ensino Fundamental I, RAFAEL JOSÉ DA SILVA SANTOS ,
  • EDUCAÇÃO ESPECIAL NA EJA:OS DESEFIOS DA INCLUSÃO DE UM JOVEM E ADULTO COM SÍNDROME DE DOWN NA MODALIDADE DE ENSINO EJA., FABIANA MARILIA DOS SANTOS ,
  • Educação especial e seu processo e desenvolvimento na perspectiva do facilitador pedagógico., GÉSSICA CATARINA FRANCA GOMES ,
  • Um olhar sobre a importância da multidimensionalidade dos discentes na Educação Superior como uma possibilidade de superação do ensino positivista e ampliação de uma educação inclusiva: revisão bibliográfica, MYLENA FRANCA DE OLIVEIRA , 01/2024
  • O TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE E OS IMPACTOS DO DIAGNÓSTICO PARA A CRIANÇA E PARA A FAMÍLIA: uma pesquisa exploratória, GABRIELLA GOMES DOS SANTOS TERTO , 11/2023
  • O TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE E OS IMPACTOS DO DIAGNÓSTICO PARA A CRIANÇA E PARA A FAMÍLIA: uma pesquisa exploratória, GABRIELLA GOMES DOS SANTOS TERTO , 11/2023

Orientações de Pós-Graduação (18)

  • Doutorado, ADALBERTO DUARTE PEREIRA FILHO, 05/2019 - , Concluída em 06/2023
  • Doutorado, ANA JÚLIA COSTA CHAVES SILVA, 05/2019 - 05/2022 , Orientação em Andamento
  • Doutorado, RAFAEL ALEXANDRE BELO DE ALBUQUERQUE PEREIRA, 05/2019 - , Orientação em Andamento
  • Doutorado, ARLETE RODRIGUES DOS SANTOS SANTA ROSA, 03/2020 - , Orientação em Andamento
  • Doutorado, RAQUEL DE LIMA SANTOS, 05/2019 - , Orientação em Andamento
  • Mestrado, JULIANA MELO HOLANDA, 03/2021 - , Orientação em Andamento
  • Mestrado, IDENISE NAIARA LIMA SOARES, 06/2018 - 05/2020 , Concluída em 05/2020
  • Mestrado, ROSANE BATISTA DE SOUZA, 03/2022 - , Orientação em Andamento
  • Mestrado, LIDIANE COSTA DE OLIVEIRA, 03/2024 - , Orientação em Andamento
  • Mestrado, LAIZA NASCIMENTO DOS ANJOS, 03/2024 - , Orientação em Andamento
  • Mestrado, MYLENA FRANCA DE OLIVEIRA, 03/2024 - , Orientação em Andamento
  • Mestrado, DAYANE DEYSE GONÇALO DOS SANTOS, 07/2017 - 07/2019 , Concluída em
  • Mestrado, SIMONE PINTO ROCHA, 07/2017 - 03/2019 , Concluída em
  • Mestrado, MARIA BETANIA CORREIA DE OLIVEIRA, 03/2022 - , Orientação em Andamento
  • Mestrado, ADALBERTO DUARTE PEREIRA FILHO, 07/2017 - , Concluída em
  • Mestrado, TAMIRES DE CAMPOS LEITE, 05/2019 - , Concluída em 08/2021
  • Mestrado, GERALDO BERNARDO, 03/2020 - , Concluída em 08/2022
  • Mestrado, ANDRIELLY MARIA PEREIRA, 03/2021 - , Concluída em 03/2023

SIGAA | NTI - Núcleo de Tecnologia da Informação - (82) 3214-1015 | Copyright © 2006-2024 - UFAL - sig-app-2.srv2inst1 v4.9.3_s.120 30/04/2024 22:52