carolina nozella gama

CEDU - CENTRO DE EDUCACAO

Produção Intelectual

Artigos (6)

  • 2020, Leonardo Docena Pina, Carolina Nozella Gama , BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: ALGUMAS REFLEXÕES A PARTIR DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA, ISSN: 22360441
  • 2020, Carolina Nozella Gama, Kátia Maria Silva de Melo, MÔNICA PATRÍCIA DA SILVA SALES , Editorial, ISSN: 19849605
  • 2020, Carolina Nozella Gama, Ailton Cotrim Prates , CURRÍCULO E TRATO COM O CONHECIMENTO: CONTRIBUIÇÕES À LUZ DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA E DA ABORDAGEM CRÍTICO-SUPERADORA, ISSN: 25953109
  • 2020, Leonardo Docena Pina, Carolina Nozella Gama , BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: ALGUMAS REFLEXÕES A PARTIR DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA, ISSN: 1808799X
  • 2017, Carolina Nozella Gama, DUARTE, NEWTON , Concepção de currículo em Dermeval Saviani e suas relações com a categoria marxista de liberdade, ISSN: 14143283
  • 2016, Carolina Nozella Gama, SANTOS JÚNIOR, CLÁUDIO DE LIRA , A contribuição de Dermeval Saviani no campo da Filosofia da Educação: reflexões acerca do currículo, ISSN: 19849605

Publicação em Eventos (11)

  • 2022, Suzana Santana de Albuquerque, Carolina Nozella Gama, O ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA: CONTRIBUIÇÕES DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA, VIII SEMANA INTERNACIONAL DE PEDAGOGIA (VIII SIP) / II CONGRESSO INTERNACIONAL SOBRE PRÁTICAS DE APRENDIZAGEM INTEGRADORAS E INOVADORAS (II CIPAII), Trabalho Completo
  • 2022, Adriana Jerônimo da Silva Araújo, Carolina Nozella Gama, A MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL E A BNCC: uma revisão de literatura, VIII SEMANA INTERNACIONAL DE PEDAGOGIA (VIII SIP): A formação docente e a BNCC: resistindo e esperançando em tempos neoliberais., Trabalho Completo
  • 2021, Carolina Nozella Gama, Kátia Maria Silva de Melo, OITENTA ANOS DO CURSO DE PEDAGOGIA NO BRASIL (1939-2019): DOS RETROCESSOS EM CURSO E DA RESISTÊNCIA NECESSÁRIA, VII Semana Internacional de Pedagogia 2020, Trabalho Completo
  • 2021, Carolina Nozella Gama, Suzana Santana de Albuquerque, O ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA: CONTRIBUIÇÕES DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA., VII Semana Internacional de Pedagogia 2020, Trabalho Completo
  • 2021, Adriana Jerônimo da Silva Araújo, Carolina Nozella Gama, CONTRIBUIÇÕES DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA, VII Semana Internacional de Pedagogia 2020, Trabalho Completo
  • 2019, Carolina Nozella Gama, MÔNICA PATRÍCIA DA SILVA SALES, ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: UMA PROPOSTA EM DEBATE NO CURSO DE PEDAGOGIA DA UFAL, Seminário Nacional de Formação dos Profissionais da Educação, Resumo
  • 2018, ADRIANA JERONIMO DA SILVA ARAÚJO e CAROLINA NOZELLA GAMA, A AVALIAÇÃO ESCOLAR À LUZ DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA: BREVE BALANÇO DA PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO, SBPC Educação, subatividade da 70ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Resumo Expandido
  • 2018, Karla David da Silva Macário, Carolina Nozella Gama , A prática pedagógica em alfabetização: educação infantil e séries iniciais do Ensino Fundamental., Congresso ?Pedagogia Histórico-crítica: em defesa da Escola Pública e Democrática em tempos de projetos de ??escolas sem partidos??, Resumo Expandido
  • 2018, Ailton C. Prates, Carolina N. Gama, Cristina S. Paraíso, AS CONTRIBUIÇÕES DE DERMEVAL SAVIANI PARA A POLÍTICA EDUCACIONAL: A ONDA CONSERVADORA E OS RETROCESSOS DA CONJUNTURA ATUAL, 70ª Reunião Anual da SBPC, Resumo Expandido
  • 2018, Adriana Jerônimo da Silva Araújo, Carolina Nozella Gama, A AVALIAÇÃO ESCOLAR À LUZ DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA: BREVE BALANÇO DA PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO, SBPC EDUCAÇÃO, Resumo Expandido
  • 2018, Adriana Jeronimo da Silva Araújo , Carolina Nozella Gama, AVALIAÇÃO EXTERNA E SEUS IMPACTOS NO TRABALHO PEDAGÓGICO, Congresso Pedagogia Histórico-crítica: em defesa da Escola Pública e Democrática em tempos de projetos de ??escolas sem partidos??, Resumo Expandido

Capítulos de Livros (2)

  • 2020, Currículo e trato com o conhecimento: contribuições à luz da pedagogia histórico-crítica e da abordagem crítico-superadora, A pedagogia histórico-crítica, as políticas educacionais e a Base Nacional Comum Curricular, Carolina Nozella Gama, Ailton Cotrim Prates
  • 2018, DERMEVAL SAVIANI: PRODUÇÃO ACADÊMICA E HISTÓRIA DE UMA VIDA DEDICADA À EDUCAÇÃO, Pedagogia histórico?crítica: legado e perspectivas., Carolina Nozella Gama, Ana Carolina Galvão Marsiglia

Textos Didáticos (1)

  • 2020, Jogo didático: uma proposta para o ensino de genética (PRODUTO EDUCACIONAL), CYNTHIA RANYELLE DA SILVA SANTOS, Jenner Barretto Bastos Filho, Carolina Nozella Gama

Participações em Bancas de Cursos (32)

  • 2022, Qualificação de Mestrado O LUGAR DA PERSPECTIVA CTSA NO PROCESSO FORMATIVO DE PEDAGOGO(AS) PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA, Jenner Barretto Bastos Filho, Carolina Nozella Gama
  • 2022, Qualificação de Mestrado O livro didático de ciências na EJA: realidades e vivências (re)significadas, Silvana Paulina de Souza, Carolina Nozella Gama, TEREZA CRISTINA CAVALCANTI DE ALBUQUERQUE
  • 2022, Qualificação de Mestrado O LIVRO DIDATICO DE CIENCIAS NA EJA: REALIDADES E VIVENCIAS (RE) SIGNIFICADAS, RAFAELLA GREGORIO DE SOUZA
  • 2022, Qualificação de Doutorado A EDUCAÇÃO FÍSICA NA REDE FEDERAL DE ENSINO DE ALAGOAS NO IFAL/CAMPUS BATALHA (2014-2022): CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA CRÍTICO-SUPERADORA PARA O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO TEÓRICO CIENTÍFICO NO CURRÍCULO, Celi N. Z. Taffarel, Joelma de Oliveira Albuquerque, Silvio Ancisar Sanchez Gamboa, Carolina Nozella Gama
  • 2021, Monografia de Graduação ALIENAÇÃO E ATIVIDADE DE ESTUDO:CONTRIBUIÇÕES DA PSICOLOGIA HISTÓRICO CULTURAL E PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRITICA, Sebastiana Rogério da Silva, Carolina Nozella Gama, Kátia Maria Silva de Melo, Joelma de Oliveira Albuquerque
  • 2021, Dissertação de Mestrado Educação Infantil e ensino de ciências: contribuições para a formação continuada de professores, EDILENE CONCEIÇÃO DE MELO MARQUES, Carolina Nozella Gama, Hélio Messeder Neto, Silvana Paulina de Souza
  • 2021, Dissertação de Mestrado FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL SOB A PERSPECTIVA DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA: LIMITES E POSSIBILIDADES, Carolina Nozella Gama, Silvana Paulina de Souza, Hélio Messeder Neto
  • 2021, Monografia de Graduação CONCEPÇÕES DE PROFESSORES ACERCA DA BRINCADEIRA, Carolina Nozella Gama, Suzana Marcolino, Renata da Costa Maynart
  • 2021, Dissertação de Mestrado As práticas investigativas como metodologia no ensino de Ciências Naturais na educação infantil, Silvana Paulina de Souza, Carolina Nozella Gama, Hélio Messeder Neto
  • 2021, Dissertação de Mestrado ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: ATIVIDADES INVESTIGATIVAS COMO PRÁTICA PEDAGÓGICA, Silvana Paulina de Souza, Carolina Nozella Gama, Hélio Messeder Neto
  • 2020, Qualificação de Mestrado Contribuições da pedagogia histórico-crítica, no âmbito da formação de professores, para o ensino de ciências na Educação Infantil, Carolina Nozella Gama, Silvana Paulina de Souza, Hélio Messeder Neto
  • 2020, Qualificação de Mestrado CONTRIBUICOES DA PEDAGOGIA HISTORICO-CRITICA, NO AMBITO DA FORMACAO DE PROFESSORES, PARA O ENSINO DE CIENCIAS NA EDUCACAO INFANTIL, EDILENE CONCEIÇÃO DE MELO MARQUES
  • 2020, Dissertação de Mestrado As práticas investigativas como metodologia no ensino de Ciências Naturais na educação infantil, Carolina Nozella Gama, Silvana Paulina de Souza, Hélio Messeder Neto
  • 2020, Monografia de Graduação A FORMAÇÃO CULTURAL E ARTÍSTICA DOS PEDAGOGOS FORMADOS PELO CEDU/UFAL CAMPUS A. C. SIMÕES, Carolina Nozella Gama, Kátia Maria Silva de Melo, Fernando Antônio Mesquita de Medeiros
  • 2020, Dissertação de Mestrado ENSINO DOS CONHECIMENTOS BÁSICOS DE GENÉTICA PARA ESTUDANTES DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE MACEIÓ: Contribuições da Pedagogia histórico crítica e da Psicologia histórico cultural, Carolina Nozella Gama, Silvana Paulina de Souza, CYNTHIA RANYELLE DA SILVA SANTOS, Jenner Barretto Bastos Filho, Hélio Messeder Neto
  • 2020, Qualificação de Mestrado ENSINO DOS CONCEITOS DE GENETICA NA PERSPECTIVA DA PEDAGOGIA HISTORICO CRITICA E DA PSICOLOGIA HISTORICO CULTURAL, CYNTHIA RANYELLE DA SILVA SANTOS
  • 2020, Qualificação de Mestrado ENSINO DOS CONCEITOS DE GENÉTICA NA PERSPECTIVA DA PEDAGOGIA HISTÓRICO CRÍTICA E DA PSICOLOGIA HISTÓRICO CULTURAL, Carolina Nozella Gama, Silvana Paulina de Souza, CYNTHIA RANYELLE DA SILVA SANTOS, Jenner Barretto Bastos Filho, Hélio Messeder Neto
  • 2020, Monografia de Graduação TRANSIÇÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL PARA O ENSINO FUNDAMENTAL: reflexões a partir das observações realizadas em um CMEI de Maceió, Carolina Nozella Gama, Suzana Marcolino, MÔNICA PATRÍCIA DA SILVA SALES
  • 2020, Monografia de Graduação ?Nova? base nacional de formação de professores: a retomada das competências, Carolina Nozella Gama, Kátia Maria Silva de Melo, MÔNICA PATRÍCIA DA SILVA SALES
  • 2020, Monografia de Graduação Residência pedagógica: interfaces universidade e escola, teoria e prática na busca por uma formação acadêmica significativa, Carolina Nozella Gama, Silvana Paulina de Souza, MÔNICA PATRÍCIA DA SILVA SALES
  • 2019, Monografia de Graduação A contribuição do estágio supervisionado III para a formação do(a) pedagogo(a), Carolina Nozella Gama, Silvana Paulina de Souza, Kátia Maria Silva de Melo
  • 2019, Monografia de Graduação Avaliações externas e seus impactos na prática pedagógica: o caso de uma escola estadual de Ensino Fundamental de Maceió, Carolina Nozella Gama, Silvana Paulina de Souza, Kátia Maria Silva de Melo
  • 2019, Dissertação de Mestrado A formação para pesquisa no curso de Pedagogia da Universidade Federal de Alagoas, Carolina Nozella Gama, Walter Matias Lima, Anderson de Alencar Menezes
  • 2019, Monografia de Graduação Da Educação Infantil para o Ensino Fundamental: a transição dos jogos de papéis sociais à atividade de estudo, Carolina Nozella Gama, Kátia Maria Silva de Melo, Suzana Marcolino
  • 2019, Monografia de Graduação Análise de uma experiência com música na Estágio supervisionado II: contribuições da Pedagogia histórico-crítica e da Psicologia histórico cultural, Carolina Nozella Gama, Kátia Maria Silva de Melo, Suzana Marcolino
  • 2019, Monografia de Graduação Metodologia do ensino da Educação Física: realidade e possibilidades do trato com o conhecimento em uma escola da rede estadual do município de Palmeira dos Índios-AL, Carolina Nozella Gama, Ailton Cotrim Prates, Deysianne França Matos Silva
  • 2019, Qualificação de Mestrado Como se forma um professor pesquisador? A formação para pesquisa no Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Alagoas., Carolina Nozella Gama, Walter Matias Lima, Anderson de Alencar Menezes
  • 2019, Dissertação de Mestrado Os indicadores de alfabetização científica: uma análise do tema água no livro didático de ciências dos anos inciais do Ensino Fundamental, Carolina Nozella Gama, elton casado fireman, Monique Gabriella Ângelo da Silva, Leonir Lorenzetti
  • 2018, Dissertação de Mestrado Os indicadores de Alfabetização Científica: uma análise do tema água nos livros didáticos de ciências., Carolina Nozella Gama, elton casado fireman, Monique Gabriella Ângelo da Silva, Leonir Lorenzetti
  • 2018, Monografia de Graduação Universidade e gênero: um processo histórico em construção, Carolina Nozella Gama, Andréa Giordanna Araújo da Silva, Jusciney Carvalho Santana
  • 2018, Monografia de Graduação O discurso sobre a formação inicial dos profissionais do magistério: analisando os sentidos da docência e da profissionalização docente, Carolina Nozella Gama, Silvana Paulina de Souza, Kátia Maria Silva de Melo
  • 2018, Monografia de Graduação HIGIENE, PATRIOTISMO E MORAL NA INSTRUÇÃO PÚBLICA DE ALAGOAS NAS PRIMEIRAS DÉCADAS DA REPÚBLICA: ANALISANDO O DISCURSO OFICIAL DE DECRETOS GOVERNAMENTAIS, Carolina Nozella Gama

Participação em Colegiados e Comissões (2)

  • Núcleo Docente Estruturante (NDE), Membro, UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
  • Coordenação de Estágio Curso Pedagogia, Coordenador, UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS

Trabalho de Fim de Curso(27)

  • ANALISE DE UMA EXPERIÊNCIA COM MUSICA NO ESTAGIO SUPERVISIONADO DE EDUCAÇÃO INFANTIL NO CURSO DE PEDAGOGIA DA UFAL: CONTRIBUIÇÕES DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA E DA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL., JACYARA LUANA ORMINDO DOS SANTOS , 04/2019
  • "Nova" Base nacional Comum para a Formação de Professores: a retomada da Pedagogia das Competências, PRISCILA CAROLINE VILASBOAS , 02/2020
  • Transição da educação Infantil para o Ensino Fundamental: reflexões a partir das observações realizadas em um CMEI de Maceió, ERLANE LOPES DE MELLO , 03/2020
  • A FORMAÇÃO CULTURAL E ARTÍSTICA DOS PEDAGOGOS FORMADOS PELO CEDU/UFAL CAMPUS A. C. SIMÕES, MARIA ALEXSANDRA DE ARAUJO LIMA , 11/2020
  • A FORMAÇÃO CULTURAL E ARTÍSTICA DOS PEDAGOGOS FORMADOS PELO CEDU/UFAL CAMPUS A. C. SIMÕES, ALICIA NASCIMENTO DOS SANTOS , 11/2020
  • Os desenhos infantis assistidos pelas crianças de um CMEI do município de Maceió: há personagens negros na telinha?, HORTENCIA SILVA DA COSTA , 12/2018
  • Avaliações Externas e seus Impactos na Prática Pedagógica do Professor(a): o caso de uma Escola Estadual de Ensino Fundamental de Maceió., ADRIANA JERONIMO DA SILVA ARAÚJO , 07/2019
  • Da Educação Infantil para o Ensino Fundamental: a transição dos jogos de papéis sociais à atividade de estudo., ELIZANGELA LOPES DA SILVA , 04/2019
  • Da Educação Infantil para o Ensino Fundamental: a transição dos jogos de papéis sociais à atividade de estudo. , CICERO DA SILVA , 04/2019
  • A questão da autonomia da criança nos documentos oficiais do MEC, STELA KATARINE PEREIRA DE OLIVEIRA ,
  • Avaliações Externas e seus Impactos na Prática Pedagógica do Professor(a): o caso de uma Escola Estadual de Ensino Fundamental de Maceió., ADRIANA JERONIMO DA SILVA ARAÚJO ,
  • ANALISE DE UMA EXPERIÊNCIA COM MUSICA NO ESTAGIO SUPERVISIONADO DE EDUCAÇÃO INFANTIL NO CURSO DE PEDAGOGIA DA UFAL: CONTRIBUIÇÕES DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA E DA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL., JACYARA LUANA ORMINDO DOS SANTOS ,
  • O Ensino de Música e a proposta pedagógica da escola de música Alcina Leite do Município de Coqueiro Seco, JESSICA STEPHANIE CARNEIRO DE SOUZA ,
  • O Ensino de Música e a proposta pedagógica da escola de música Alcina Leite do Município de Coqueiro Seco, SUANNY PEDROSA SILVA ,
  • Atividade de estudo e alienação: contribuições da Pedagogia Histórico- Crítica e da Psicologia Histórico Cultural. , SEBASTIANA ROGERIO DA SILVA ,
  • ?A FORMAÇÃO CULTURAL E ARTÍSTICA DOS PEDAGOGOS FORMADOS PELO CEDU/UFAL CAMPUS A. C. SIMÕES?., ALICIA NASCIMENTO DOS SANTOS ,
  • Pedagogia Histórico-Crítica e o estudo da BNCC nos anos iniciais do ensino fundamental na área de Ciências Natureza., SUZANA SANTANA DE ALBUQUERQUE LIMA ,
  • Os desenhos infantis assistidos pelas crianças de um CMEI do município de Maceió:há personagens negros na telinha? , HORTENCIA SILVA DA COSTA ,
  • PROBLEMÁTICAS SIGNIFICATIVAS DA PRATICA PEDAGÓGICA : O PLANEJAMENTO À LUZ DA PEDAGOGIA HISTÓRICA-CRITICA, KARLA DAVID DA SILVA MACARIO ,
  • Transição da educação Infantil para o Ensino Fundamental: reflexões a partir das observações realizadas em um CMEI de maceió, ERLANE LOPES DE MELLO ,
  • Da Educação Infantil para o Ensino Fundamental: a transição dos jogos de papéis sociais à atividade de estudo. , CICERO DA SILVA ,
  • A questão da autonomia da criança nos documentos oficiais do MEC, AMANDA TAMIRES LIMA DA SILVA ,
  • Da Educação Infantil para o Ensino Fundamental: a transição dos jogos de papéis sociais à atividade de estudo. , ELIZANGELA LOPES DA SILVA ,
  • "Nova" Base nacional Comum para a Formação de Professores: a retomada da Pedagogia das Competências, PRISCILA CAROLINE VILASBOAS ,
  • ?A FORMAÇÃO CULTURAL E ARTÍSTICA DOS PEDAGOGOS FORMADOS PELO CEDU/UFAL CAMPUS A. C. SIMÕES?., MARIA ALEXSANDRA DE ARAUJO LIMA ,
  • O RETORNO ÀS AULAS PRESENCIAIS NA EDUCAÇÃO BÁSICA APÓS O PERÍODO DE ISOLAMENTO SOCIAL DA PANDEMIA DA COVID-19, IRYANE MEYRELLE SILVA DE GOIS ,
  • A PARTICIPAÇÃO DOS RESPONSÁVEIS E O DESENVOLVIMENTO DA ATIVIDADE DE ESTUDOS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL , CAROLINA MYRELLE FERREIRA DA SILVA , 03/2024

Orientações de Pós-Graduação (9)

  • Mestrado Profissional, MARIA EDUARDA TEREZA FERREIRA DA SILVA MAIA, 02/2024 - , Orientação em Andamento
  • Mestrado Profissional, ADRIANA JERONIMO DA SILVA ARAÚJO, 10/2020 - 09/2023 , Concluída em
  • Mestrado Profissional, NIRA LINDA LIMA PEREIRA, 09/2023 - , Orientação em Andamento
  • Mestrado Profissional, JESSICA ALVES FLORENCIO SILVA, 12/2022 - , Orientação em Andamento
  • Mestrado Profissional, JANECLÉIA RIBEIRO DAS NEVES, 09/2019 - 11/2022 , Concluída em
  • Mestrado Profissional, EDILENE CONCEIÇÃO DE MELO MARQUES, 09/2018 - 03/2022 , Concluída em
  • Mestrado Profissional, ÉRICA DA SILVA DE OLIVEIRA, 09/2019 - 02/2022 , Concluída em
  • Mestrado Profissional, CYNTHIA RANYELLE DA SILVA SANTOS, 08/2019 - 09/2020 , Concluída em 09/2020
  • Mestrado Profissional, ÉRICA DA SILVA DE OLIVEIRA, 08/2022 - 02/2023 , Concluída em

SIGAA | NTI - Núcleo de Tecnologia da Informação - (82) 3214-1015 | Copyright © 2006-2024 - UFAL - sig-app-2.srv2inst1 v4.9.3_s.123 07/05/2024 23:47