2020, Leonardo Docena Pina, Carolina Nozella Gama , BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: ALGUMAS REFLEXÕES A PARTIR DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA, ISSN: 22360441
2020, Carolina Nozella Gama, Kátia Maria Silva de Melo, MÔNICA PATRÍCIA DA SILVA SALES , Editorial, ISSN: 19849605
2020, Carolina Nozella Gama, Ailton Cotrim Prates , CURRÍCULO E TRATO COM O CONHECIMENTO: CONTRIBUIÇÕES À LUZ DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA E DA ABORDAGEM CRÍTICO-SUPERADORA, ISSN: 25953109
2020, Leonardo Docena Pina, Carolina Nozella Gama , BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: ALGUMAS REFLEXÕES A PARTIR DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA, ISSN: 1808799X
2017, Carolina Nozella Gama, DUARTE, NEWTON , Concepção de currículo em Dermeval Saviani e suas relações com a categoria marxista de liberdade, ISSN: 14143283
2016, Carolina Nozella Gama, SANTOS JÚNIOR, CLÁUDIO DE LIRA , A contribuição de Dermeval Saviani no campo da Filosofia da Educação: reflexões acerca do currículo, ISSN: 19849605
Publicação em Eventos (11)
2022, Suzana Santana de Albuquerque, Carolina Nozella Gama, O ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA: CONTRIBUIÇÕES DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA, VIII SEMANA INTERNACIONAL DE PEDAGOGIA (VIII SIP) / II CONGRESSO INTERNACIONAL SOBRE PRÁTICAS DE APRENDIZAGEM INTEGRADORAS E INOVADORAS (II CIPAII), Trabalho Completo
2022, Adriana Jerônimo da Silva Araújo, Carolina Nozella Gama, A MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL E A BNCC: uma revisão de literatura, VIII SEMANA INTERNACIONAL DE PEDAGOGIA (VIII SIP): A formação docente e a BNCC: resistindo e esperançando em tempos neoliberais., Trabalho Completo
2021, Carolina Nozella Gama, Kátia Maria Silva de Melo, OITENTA ANOS DO CURSO DE PEDAGOGIA NO BRASIL (1939-2019): DOS RETROCESSOS EM CURSO E DA RESISTÊNCIA NECESSÁRIA, VII Semana Internacional de Pedagogia 2020, Trabalho Completo
2021, Carolina Nozella Gama, Suzana Santana de Albuquerque, O ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA: CONTRIBUIÇÕES DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA., VII Semana Internacional de Pedagogia 2020, Trabalho Completo
2021, Adriana Jerônimo da Silva Araújo, Carolina Nozella Gama, CONTRIBUIÇÕES DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA, VII Semana Internacional de Pedagogia 2020, Trabalho Completo
2019, Carolina Nozella Gama, MÔNICA PATRÍCIA DA SILVA SALES, ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: UMA PROPOSTA EM DEBATE NO CURSO DE PEDAGOGIA DA UFAL, Seminário Nacional de Formação dos Profissionais da Educação, Resumo
2018, ADRIANA JERONIMO DA SILVA ARAÚJO e CAROLINA NOZELLA GAMA, A AVALIAÇÃO ESCOLAR À LUZ DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA: BREVE BALANÇO DA PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO, SBPC Educação, subatividade da 70ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Resumo Expandido
2018, Karla David da Silva Macário, Carolina Nozella Gama
, A prática pedagógica em alfabetização: educação infantil e séries iniciais do Ensino Fundamental., Congresso ?Pedagogia Histórico-crítica: em defesa da Escola Pública e Democrática em tempos de projetos de ??escolas sem partidos??, Resumo Expandido
2018, Ailton C. Prates, Carolina N. Gama, Cristina S. Paraíso, AS CONTRIBUIÇÕES DE DERMEVAL SAVIANI PARA A POLÍTICA EDUCACIONAL: A ONDA CONSERVADORA E OS RETROCESSOS DA CONJUNTURA ATUAL, 70ª Reunião Anual da SBPC, Resumo Expandido
2018, Adriana Jerônimo da Silva Araújo, Carolina Nozella Gama, A AVALIAÇÃO ESCOLAR À LUZ DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA: BREVE BALANÇO DA PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO, SBPC EDUCAÇÃO, Resumo Expandido
2018, Adriana Jeronimo da Silva Araújo , Carolina Nozella Gama, AVALIAÇÃO EXTERNA E SEUS IMPACTOS NO TRABALHO PEDAGÓGICO, Congresso Pedagogia Histórico-crítica: em defesa da Escola Pública e Democrática em tempos de projetos de ??escolas sem partidos??, Resumo Expandido
Capítulos de Livros (2)
2020, Currículo e trato com o conhecimento: contribuições à luz da pedagogia histórico-crítica e da abordagem crítico-superadora, A pedagogia histórico-crítica, as políticas educacionais e a Base Nacional Comum Curricular, Carolina Nozella Gama, Ailton Cotrim Prates
2018, DERMEVAL SAVIANI: PRODUÇÃO ACADÊMICA E HISTÓRIA DE UMA VIDA DEDICADA À EDUCAÇÃO, Pedagogia histórico?crítica: legado e perspectivas., Carolina Nozella Gama, Ana Carolina Galvão Marsiglia
Textos Didáticos (1)
2020, Jogo didático: uma proposta para o ensino de genética (PRODUTO EDUCACIONAL), CYNTHIA RANYELLE DA SILVA SANTOS, Jenner Barretto Bastos Filho, Carolina Nozella Gama
Participações em Bancas de Cursos (32)
2022, Qualificação de Mestrado O LUGAR DA PERSPECTIVA CTSA NO PROCESSO FORMATIVO DE PEDAGOGO(AS) PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA, Jenner Barretto Bastos Filho, Carolina Nozella Gama
2022, Qualificação de Mestrado O livro didático de ciências na EJA: realidades e vivências (re)significadas, Silvana Paulina de Souza, Carolina Nozella Gama, TEREZA CRISTINA CAVALCANTI DE ALBUQUERQUE
2022, Qualificação de Mestrado O LIVRO DIDATICO DE CIENCIAS NA EJA: REALIDADES E VIVENCIAS (RE) SIGNIFICADAS, RAFAELLA GREGORIO DE SOUZA
2022, Qualificação de Doutorado A EDUCAÇÃO FÍSICA NA REDE FEDERAL DE ENSINO DE ALAGOAS NO IFAL/CAMPUS BATALHA (2014-2022): CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA CRÍTICO-SUPERADORA PARA O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO TEÓRICO CIENTÍFICO NO CURRÍCULO, Celi N. Z. Taffarel, Joelma de Oliveira Albuquerque, Silvio Ancisar Sanchez Gamboa, Carolina Nozella Gama
2021, Monografia de Graduação ALIENAÇÃO E ATIVIDADE DE ESTUDO:CONTRIBUIÇÕES DA PSICOLOGIA HISTÓRICO CULTURAL E PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRITICA, Sebastiana Rogério da Silva, Carolina Nozella Gama, Kátia Maria Silva de Melo, Joelma de Oliveira Albuquerque
2021, Dissertação de Mestrado Educação Infantil e ensino de ciências: contribuições para a formação continuada de professores, EDILENE CONCEIÇÃO DE MELO MARQUES, Carolina Nozella Gama, Hélio Messeder Neto, Silvana Paulina de Souza
2021, Dissertação de Mestrado FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL SOB A PERSPECTIVA DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA: LIMITES E POSSIBILIDADES, Carolina Nozella Gama, Silvana Paulina de Souza, Hélio Messeder Neto
2021, Monografia de Graduação CONCEPÇÕES DE PROFESSORES ACERCA DA BRINCADEIRA, Carolina Nozella Gama, Suzana Marcolino, Renata da Costa Maynart
2021, Dissertação de Mestrado As práticas investigativas como metodologia no ensino de Ciências Naturais na educação infantil, Silvana Paulina de Souza, Carolina Nozella Gama, Hélio Messeder Neto
2021, Dissertação de Mestrado ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: ATIVIDADES INVESTIGATIVAS COMO PRÁTICA PEDAGÓGICA, Silvana Paulina de Souza, Carolina Nozella Gama, Hélio Messeder Neto
2020, Qualificação de Mestrado Contribuições da pedagogia histórico-crítica, no âmbito da formação de professores, para o ensino de ciências na Educação Infantil, Carolina Nozella Gama, Silvana Paulina de Souza, Hélio Messeder Neto
2020, Qualificação de Mestrado CONTRIBUICOES DA PEDAGOGIA HISTORICO-CRITICA, NO AMBITO DA FORMACAO DE PROFESSORES, PARA O ENSINO DE CIENCIAS NA EDUCACAO INFANTIL, EDILENE CONCEIÇÃO DE MELO MARQUES
2020, Dissertação de Mestrado As práticas investigativas como metodologia no ensino de Ciências Naturais na educação infantil, Carolina Nozella Gama, Silvana Paulina de Souza, Hélio Messeder Neto
2020, Monografia de Graduação A FORMAÇÃO CULTURAL E ARTÍSTICA DOS PEDAGOGOS FORMADOS PELO CEDU/UFAL CAMPUS A. C. SIMÕES, Carolina Nozella Gama, Kátia Maria Silva de Melo, Fernando Antônio Mesquita de Medeiros
2020, Dissertação de Mestrado ENSINO DOS CONHECIMENTOS BÁSICOS DE GENÉTICA PARA ESTUDANTES DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE MACEIÓ: Contribuições da Pedagogia histórico crítica e da Psicologia histórico cultural, Carolina Nozella Gama, Silvana Paulina de Souza, CYNTHIA RANYELLE DA SILVA SANTOS, Jenner Barretto Bastos Filho, Hélio Messeder Neto
2020, Qualificação de Mestrado ENSINO DOS CONCEITOS DE GENETICA NA PERSPECTIVA DA PEDAGOGIA HISTORICO CRITICA E DA PSICOLOGIA HISTORICO CULTURAL, CYNTHIA RANYELLE DA SILVA SANTOS
2020, Qualificação de Mestrado ENSINO DOS CONCEITOS DE GENÉTICA NA PERSPECTIVA DA PEDAGOGIA HISTÓRICO CRÍTICA E DA PSICOLOGIA HISTÓRICO CULTURAL, Carolina Nozella Gama, Silvana Paulina de Souza, CYNTHIA RANYELLE DA SILVA SANTOS, Jenner Barretto Bastos Filho, Hélio Messeder Neto
2020, Monografia de Graduação TRANSIÇÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL PARA O ENSINO FUNDAMENTAL: reflexões a partir das observações realizadas em um CMEI de Maceió, Carolina Nozella Gama, Suzana Marcolino, MÔNICA PATRÍCIA DA SILVA SALES
2020, Monografia de Graduação ?Nova? base nacional de formação de professores: a retomada das competências, Carolina Nozella Gama, Kátia Maria Silva de Melo, MÔNICA PATRÍCIA DA SILVA SALES
2020, Monografia de Graduação Residência pedagógica: interfaces universidade e escola, teoria e prática na busca por uma formação acadêmica significativa, Carolina Nozella Gama, Silvana Paulina de Souza, MÔNICA PATRÍCIA DA SILVA SALES
2019, Monografia de Graduação A contribuição do estágio supervisionado III para a formação do(a) pedagogo(a), Carolina Nozella Gama, Silvana Paulina de Souza, Kátia Maria Silva de Melo
2019, Monografia de Graduação Avaliações externas e seus impactos na prática pedagógica: o caso de uma escola estadual de Ensino Fundamental de Maceió, Carolina Nozella Gama, Silvana Paulina de Souza, Kátia Maria Silva de Melo
2019, Dissertação de Mestrado A formação para pesquisa no curso de Pedagogia da Universidade Federal de Alagoas, Carolina Nozella Gama, Walter Matias Lima, Anderson de Alencar Menezes
2019, Monografia de Graduação Da Educação Infantil para o Ensino Fundamental: a transição dos jogos de papéis sociais à atividade de estudo, Carolina Nozella Gama, Kátia Maria Silva de Melo, Suzana Marcolino
2019, Monografia de Graduação Análise de uma experiência com música na Estágio supervisionado II: contribuições da Pedagogia histórico-crítica e da Psicologia histórico cultural, Carolina Nozella Gama, Kátia Maria Silva de Melo, Suzana Marcolino
2019, Monografia de Graduação Metodologia do ensino da Educação Física: realidade e possibilidades do trato com o conhecimento em uma escola da rede estadual do município de Palmeira dos Índios-AL, Carolina Nozella Gama, Ailton Cotrim Prates, Deysianne França Matos Silva
2019, Qualificação de Mestrado Como se forma um professor pesquisador? A formação para pesquisa no Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Alagoas., Carolina Nozella Gama, Walter Matias Lima, Anderson de Alencar Menezes
2019, Dissertação de Mestrado Os indicadores de alfabetização científica: uma análise do tema água no livro didático de ciências dos anos inciais do Ensino Fundamental, Carolina Nozella Gama, elton casado fireman, Monique Gabriella Ângelo da Silva, Leonir Lorenzetti
2018, Dissertação de Mestrado Os indicadores de Alfabetização Científica: uma análise do tema água nos livros didáticos de ciências., Carolina Nozella Gama, elton casado fireman, Monique Gabriella Ângelo da Silva, Leonir Lorenzetti
2018, Monografia de Graduação Universidade e gênero: um processo histórico em construção, Carolina Nozella Gama, Andréa Giordanna Araújo da Silva, Jusciney Carvalho Santana
2018, Monografia de Graduação O discurso sobre a formação inicial dos profissionais do magistério: analisando os sentidos da docência e da profissionalização docente, Carolina Nozella Gama, Silvana Paulina de Souza, Kátia Maria Silva de Melo
2018, Monografia de Graduação HIGIENE, PATRIOTISMO E MORAL NA INSTRUÇÃO PÚBLICA DE ALAGOAS NAS PRIMEIRAS DÉCADAS DA REPÚBLICA: ANALISANDO O DISCURSO OFICIAL DE DECRETOS GOVERNAMENTAIS, Carolina Nozella Gama
Participação em Colegiados e Comissões (2)
Núcleo Docente Estruturante (NDE), Membro, UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
Coordenação de Estágio Curso Pedagogia, Coordenador, UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
Trabalho de Fim de Curso(27)
ANALISE DE UMA EXPERIÊNCIA COM MUSICA NO ESTAGIO SUPERVISIONADO DE EDUCAÇÃO INFANTIL NO CURSO DE
PEDAGOGIA DA UFAL: CONTRIBUIÇÕES DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA E DA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL., JACYARA LUANA ORMINDO DOS SANTOS ,
04/2019
"Nova" Base nacional Comum para a Formação de Professores: a retomada da Pedagogia das Competências, PRISCILA CAROLINE VILASBOAS ,
02/2020
Transição da educação Infantil para o Ensino Fundamental: reflexões a partir das observações realizadas em um CMEI de
Maceió, ERLANE LOPES DE MELLO ,
03/2020
A FORMAÇÃO CULTURAL E ARTÍSTICA DOS PEDAGOGOS FORMADOS PELO CEDU/UFAL CAMPUS A. C. SIMÕES, MARIA ALEXSANDRA DE ARAUJO LIMA ,
11/2020
A FORMAÇÃO CULTURAL E ARTÍSTICA DOS PEDAGOGOS FORMADOS PELO CEDU/UFAL CAMPUS A. C. SIMÕES, ALICIA NASCIMENTO DOS SANTOS ,
11/2020
Os desenhos infantis assistidos pelas crianças de um CMEI do município de Maceió: há personagens negros na telinha?, HORTENCIA SILVA DA COSTA ,
12/2018
Avaliações Externas e seus Impactos na Prática Pedagógica do Professor(a): o caso de uma Escola Estadual de Ensino
Fundamental de Maceió., ADRIANA JERONIMO DA SILVA ARAÚJO ,
07/2019
Da Educação Infantil para o Ensino Fundamental: a transição dos jogos de papéis sociais à atividade de estudo., ELIZANGELA LOPES DA SILVA ,
04/2019
Da Educação Infantil para o Ensino Fundamental: a transição dos jogos de papéis sociais à atividade de estudo.
, CICERO DA SILVA ,
04/2019
A questão da autonomia da criança nos documentos oficiais do MEC, STELA KATARINE PEREIRA DE OLIVEIRA ,
Avaliações Externas e seus Impactos na Prática Pedagógica do Professor(a): o caso de uma Escola Estadual de Ensino Fundamental de Maceió., ADRIANA JERONIMO DA SILVA ARAÚJO ,
ANALISE DE UMA EXPERIÊNCIA COM MUSICA NO ESTAGIO SUPERVISIONADO DE EDUCAÇÃO INFANTIL NO CURSO DE PEDAGOGIA DA UFAL: CONTRIBUIÇÕES DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA E DA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL., JACYARA LUANA ORMINDO DOS SANTOS ,
O Ensino de Música e a proposta pedagógica da escola de música Alcina Leite do Município de Coqueiro Seco, JESSICA STEPHANIE CARNEIRO DE SOUZA ,
O Ensino de Música e a proposta pedagógica da escola de música Alcina Leite do Município de Coqueiro Seco, SUANNY PEDROSA SILVA ,
Atividade de estudo e alienação: contribuições da Pedagogia Histórico- Crítica e da Psicologia Histórico Cultural. , SEBASTIANA ROGERIO DA SILVA ,
?A FORMAÇÃO CULTURAL E ARTÍSTICA DOS PEDAGOGOS FORMADOS PELO CEDU/UFAL CAMPUS A. C. SIMÕES?., ALICIA NASCIMENTO DOS SANTOS ,
Pedagogia Histórico-Crítica e o estudo da BNCC nos anos iniciais do ensino fundamental na área de Ciências Natureza., SUZANA SANTANA DE ALBUQUERQUE LIMA ,
Os desenhos infantis assistidos pelas crianças de um CMEI do município de Maceió:há personagens negros na telinha? , HORTENCIA SILVA DA COSTA ,
PROBLEMÁTICAS SIGNIFICATIVAS DA PRATICA PEDAGÓGICA : O PLANEJAMENTO À LUZ DA PEDAGOGIA HISTÓRICA-CRITICA, KARLA DAVID DA SILVA MACARIO ,
Transição da educação Infantil para o Ensino Fundamental: reflexões a partir das observações realizadas em um CMEI de maceió, ERLANE LOPES DE MELLO ,
Da Educação Infantil para o Ensino Fundamental: a transição dos jogos de papéis sociais à atividade de estudo. , CICERO DA SILVA ,
A questão da autonomia da criança nos documentos oficiais do MEC, AMANDA TAMIRES LIMA DA SILVA ,
Da Educação Infantil para o Ensino Fundamental: a transição dos jogos de papéis sociais à atividade de estudo. , ELIZANGELA LOPES DA SILVA ,
"Nova" Base nacional Comum para a Formação de Professores: a retomada da Pedagogia das Competências, PRISCILA CAROLINE VILASBOAS ,
?A FORMAÇÃO CULTURAL E ARTÍSTICA DOS PEDAGOGOS FORMADOS PELO CEDU/UFAL CAMPUS A. C. SIMÕES?., MARIA ALEXSANDRA DE ARAUJO LIMA ,
O RETORNO ÀS AULAS PRESENCIAIS NA EDUCAÇÃO BÁSICA APÓS O PERÍODO DE ISOLAMENTO SOCIAL DA PANDEMIA DA COVID-19, IRYANE MEYRELLE SILVA DE GOIS ,
A PARTICIPAÇÃO DOS RESPONSÁVEIS E O DESENVOLVIMENTO DA ATIVIDADE DE ESTUDOS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL , CAROLINA MYRELLE FERREIRA DA SILVA ,
03/2024
Orientações de Pós-Graduação (9)
Mestrado Profissional, MARIA EDUARDA TEREZA FERREIRA DA SILVA MAIA, 02/2024
- ,
Orientação em Andamento
Mestrado Profissional, ADRIANA JERONIMO DA SILVA ARAÚJO, 10/2020
- 09/2023
,
Concluída em
Mestrado Profissional, NIRA LINDA LIMA PEREIRA, 09/2023
- ,
Orientação em Andamento