maria aparecida pereira viana

CEDU - CENTRO DE EDUCACAO

Produção Intelectual

Artigos (7)

  • 2022, MARIA APARECIDA PEREIRA VIANA IRIS MARIA DOS SANTOS FARIAS Cleide Jane Araújo , Ensino Remoto: relato de experiências da interação em contexto digital, ISSN: 2177-1626
  • 2022, MARIA ALFREDO MOREIRA ROSA MARIA MORAES ANUNCIATO MARIA APARECIDA PEREIRA VIANA , Qualidade da/na educação: narrativas de professoras sobre o trabalho docente, ISSN: 2176-6673
  • 2022, Maria Aparecida Pereira Viana Willams Rodrigues Iris Maria dos Santos Farias , ESTÁGIO DE DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR: um olhar transluzente a partir de experiências no processo de ensino e aprendizagem, ISSN: 2316-3100
  • 2020, Maria Alfredo Moreira Rosa Maria Moraes Anunciato Maria Aparecida Pereira Viana , QUALIDADE DA/NA EDUCAÇÃO: NARRATIVAS DE PROFESSORES SOBRE O TRABALHO DOCENTE, ISSN:
  • 2019, Maria Aparecida Pereira Viana, GIVANILDO DA SILVA , As tecnologias na educação: o papel da equipe gestora nas práticas pedagógicas, ISSN: 19839294
  • 2019, Maria Aparecida Pereira Viana, Márcio Luis Ferreira NASCIMENTO, Wladia Bessa Cruz , O OLHAR DO PROFESSOR UNIVERSITÁRIO SOBRE A AUTONOMIA DO ALUNO EM AMBIENTES DE TECNOLOGIAS DE APRENDIZAGEM, ISSN: 18093876
  • 2018, Abdizia Maria Alves Barros Maria Aparecida Pereira Viana Maria Dolores Fortes Alves , CURRÍCULO, DA FRAGMENTAÇÃO A TESSITURA COMUM. A DIVERSIDADE FORTALECENDO A TEIA DA VIDA. , ISSN:

Publicação em Eventos (6)

  • 2023, MARIA APARECIDA PEREIRA VIANA MARIA DOLORES ALVES FORTES, PORTFÓLIOS DIGITAIS COMO ESTRATÉGIA DE APRENDIZAGEM INTEGRADORA E INCLUSIVAS, VIII Seminário Internacional Web Currículo, Trabalho Completo
  • 2023, Maria Aparecida Pereira Viana Dener Rodrigues Cícera Gomes, Competências Digitais na Formação deProfessores: Uma análise a partir das Diretrizes Curriculares na Educaçã, VIII Seminário Internacional Web Currículo, Trabalho Completo
  • 2023, MARIA APARECIDA PEREIRA VIANA RUTE OLIVEIRA CINTRA, A importância da inclusão do pensamento computacional na formação, VIII Seminário Internacional Web Currículo, Trabalho Completo
  • 2023, Maria Aparecida Pereira Viana, GIRO: CICLO DE CONVERSA INTERNACIONAIS EM TORNO DAS NARRATIVAS NAS PESQUISAS E NA FORMAÇÃO, VIII Seminário Internacional Web Currículo, Outros
  • 2019, Maria Aparecida Pereira Viana, QUESTIONÁRIO DE PERCEPÇÃO DE COMPETÊNCIAS DOCENTES: COMENTÁRIOS E SUGESTÃO DE PROFESSORES DE PORTUGAL, ESPANHA E BRASIL, XV CONGRESSO INTERNACIONAL GALEGO - PORTUGUÊS DE PSICOPEDAGOGIA, Trabalho Completo
  • 2019, Maria Aparecida Pereira Viana, INOVAR NA PEDAGOGIA UNIVERSITÁRIA COM USO DAS TIC, SEMINÁRIO INOVAR NA PEDAGOGIA UNIVERSITÁRIA COM USO DAS TIC, Trabalho Completo

Capítulos de Livros (58)

  • 2023, REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA SOBRE O USO DA WEBQUEST NA EDUCAÇÃO BÁSICA, TECNOLOGIA DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES, VICTOR MARIANHA SILVA TAMARA BELMIRA DA SYLVEIRA GUIMARÃES SOARES MARIA APARECIDA PEREIRA VIANA
  • 2023, ENSINO HÍBRIDO: POSSIBILITANDO A RESSIGNIFICAÇÃO DA PRÁTICA DOCENTE, TECNOLOGIA DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES, Maria Aparecida Pereira Viana Rosiane Maria Barros Santos José Roberto Amorim Cláudica Jorge de Oliveira Pinto
  • 2023, ESCAPE ROOM E NARRATIVAS DIGITAIS: ESTRATÉGIAS DE APRESENDIZAGEM EM CONTEXTO EDUCATIVOS, TECNOLOGIA DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES, Maria Aparecida Pereira Viana Janaína Maria da Silva Esmeralda Cardoso de Melo Moura
  • 2023, CONTRIBUÍÇÕES DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DA FORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: REFLEXÕES PARA A APREDNIZAGEM, TECNOLOGIA DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES, Iris Maria dos Santos Farias Maria Aparecida Pereira Viana Willams dos Santos Rodrigues Lima
  • 2022, Cuidados éticos na pesquisa educacional realizada em ambiente virtual, Tecnologias digitais e inovação em educação: abordagens, reflexões e experiências, 1º autor M.A.P.VIANA (Maria Aparecida Pereira Viana) 2º autor MERCADO, L. P. L. (Luis Paulo Leopoldo Mercado) clique para excluir o autor 3º autor REGO, A. P. M. (Ana Paula Monteiro Rêgo)
  • 2022, A avaliação da aprendizagem a partir da construção de narrativas em podcast: produzindo histórias em áudio, Tecnologias digitais e inovação em educação: abordagens, reflexões e experiências, autor M.A.P.VIANA (Maria Aparecida Pereira Viana) clique para excluir o autor 2º autor MOURA, E. C. M. (ESMERALDA CARDOSO DE MELO MOURA) 3º autor COSTA, C. J. S. A. (Cleide Jane de Sá Araújo Costa)
  • 2021, CURSO DOCÊNCIA ON-LINE - FORMAÇÃO CONTINUADA DE DOCENTES DA UFAL EM TEMPO DE PANDEMIA, DOCÊNCIA ON-LINE EM TEMPOS DE COVID 19: RESSIGNIFICANDO A PRÁTICA DOCENTE NA UNIVERSIDADE FEDERAL D E ALAGOAS, ALLANA ROBERTA VIANNA MOTTA, Luis Paulo Leopoldo Mercado, Maria Aparecida Pereira Viana
  • 2021, A FORMAÇÃO DOCENTE EM TEMPOS DE DISTANCIAMENTO SOCIAL: UMA BREVE ANÁLISE DOS RESULTADOS DO CURSO DOCÊNCIA ON-LINE, UFAL CONECTADA: FORMAÇÃO E TRASNFORMAÇÃO DIGITALEM TEMPOS DE COVID19, Maria Aparecida Pereira Viana, REGINA MARIA FERREIRA DA SILVA LIMA, Chirley de Vasconcelos Lúcio Romeiro, anis Christine Angelina Cavalcante
  • 2021, SABERES DOCENTES E INTERAÇÕES SOCIOAFETIVAS EM ECOSSISTEMAS DIGITAIS DE APRENDIZAGEM. Aprendizagem Integradora e Inclusiva, APREDIZAGEM INTEGRADORA E INCLUSIVA: TEORIA E PRÁTICA PARA UMA ESCOLA CRIATIVA E PARA TODOS, Maria Aparecida Pereira Viana Luís Paulo Leopoldo Mercado Maria Dolores Fortes Alves Vera Lúcia Pontes dos santos
  • 2021, TEACHER NARRATIVES AS COUNTER -NARRATIVES OF SUCCESSFUL TEACHING, PROFESSIONAL LEARNING AND IDENTITIES IN TEACHING, MARIA ALFREDO MOREIRA, Rosa Maria Moraes Anunciato, Maria Aparecida Pereira Viana, Maria Aparecida Pereira Viana
  • 2021, NARRATIVAS DO PROFESSOR COMO CONTRA -NARRATIVAS, Professional Learning and Identities in Teaching, Maria Aparecida Pereira Viana Maria Alfredo Moreira Rosa Maria Moraes Anunciato
  • 2021, O PROFESSOR SUBSTITUTO EM TEMPOS PANDÊMICOS: INQUIETAÇÕES, FORMAÇÕES CONTINUADAS E DOCÊNCIA ON-LINE, DOCÊNCIA ON-LINE EM TEMPOS DE COVID 19: RESSIGNIFICANDO A PRÁTICA DOCENTE NA UNIVERSIDADE FEDERAL D E ALAGOAS, Alan Soares Bezerra, GEISA CARLA GONÇALVES FERREIRA, REGINA MARIA FERREIRA DA SILVA LIMA, Maria Aparecida Pereira Viana, Maria Aparecida Pereira Viana
  • 2021, DESAFIOS DA TUTORIA PARA CONTER A EVASÃO NA EDUCAÇÃO ON-LINE: NARRATIVAS COM BASE NOS CURSOS EMERGENCIAIS DE FORMAÇÃO DOCENTE DO PROFORD/ UFAL, DOCÊNCIA ON-LINE EM TEMPOS DE COVID 19: RESSIGNIFICANDO A PRÁTICA DOCENTE NA UNIVERSIDADE FEDERAL D E ALAGOAS, Maria Aparecida Pereira Viana, REGINA MARIA FERREIRA DA SILVA LIMA, Josenilda Rodrigues de Lima, Janis Christine Angelina Cavalcante
  • 2021, ABORDAGEM EXPERIENCIAL E ATIVA NO CURSO DE WEB CONFERÊNCIA DA RNP OFERTADO A DISTÂNCIA EM TEMPOS DE PANDEMIA, UFAL CONECTADA: FORMAÇÃO E TRASNFORMAÇÃO DIGITALEM TEMPOS DE COVID19, Maria Aparecida Pereira Viana, GONZALO ABIO, Jeniffer da Silva Santos, Maria Aparecida Pereira Viana
  • 2021, OS DESAFIOS DA DOCÊNCIA ON-LINE NAS UNIVERSIDADES FEDERAIS DURANTE O PERÍODO DE DISTANCIAMENTO SOCIAL, DOCÊNCIA ON-LINE EM TEMPOS DE COVID 19: RESSIGNIFICANDO A PRÁTICA DOCENTE NA UNIVERSIDADE FEDERAL D E ALAGOAS, Verônica Nascimento Brito Antunes Maria Aparecida Pereira Viana
  • 2021, O POTENCIAL DA COMUNICAÇÃO NO EXERCÍCIO DA TUTORIA ON-LINE NA FORMAÇÃO DOCENTE UNIVERSITÁRIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA EM UM CURSO DO PROFORD/UFA, EDUCAÇÃO MEDIADA POR TECNOLOGIAS: EXPERIÊNCIAS DE ENSINO PESQUISA E EXTENSÃO EM TEMPO DE CONVIDA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS, Antonia Izabel da Silva Meyer Maria Aparecida Pereira Viana Jeniffer da Silva Santos Mayara Teles Viveiros de Lira
  • 2021, EXPERIENCIAS DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA DOCENTES/TÉCNICOS E ESTUDANTES DE PÓS-GRADUAÇÃO: CURSO MOODLE BÁSICO, DOCÊNCIA ON-LINE EM TEMPOS DE COVID 19: RESSIGNIFICANDO A PRÁTICA DOCENTE NA UNIVERSIDADE FEDERAL D E ALAGOAS, ALLANA ROBERTA VIANNA MOTTA REGINA MARIA FERREIRA DA SILVA LIMA Maria Aparecida Pereira Viana
  • 2021, O PROFESSOR SUBSTITUTO EM TEMPOS PANDÊMICOS: INQUIETAÇÕES, FORMAÇÕES CONTINUADAS E DOCÊNCIA ON-LINE, DOCÊNCIA ON-LINE EM TEMPOS DE COVID 19: RESSIGNIFICANDO A PRÁTICA DOCENTE NA UNIVERSIDADE FEDERAL D E ALAGOAS, Maria Aparecida Pereira Viana Antonia Izabel da Silva Meyer Jeniffer da Silva Santos Mayara Teles Viveiros de Lira
  • 2021, PESSOAS COM DEFICIÊNCIA, TECNOLOGIA ASSISTIVA COMO CONTRIBUIÇÃO NO PROCESSO EDUCACIONAL: CIBERESPAÇO COMO INTERFACES DE PROTAGONISMO EM TEMPOS DE PANDEMIA DA COVID-19, DOCÊNCIA ON-LINE EM TEMPOS DE COVID 19: RESSIGNIFICANDO A PRÁTICA DOCENTE NA UNIVERSIDADE FEDERAL D E ALAGOAS, Maria Dolores Fortes Alves Guilherme Vasconcelos Pereira Maria Aparecida Pereira Viana
  • 2021, AVALIAÇÃO PARA APRENDIZAGEM NO CONTEXTO VIRTUAL: AS EXPERIÊNCIAS INICIAIS DA TUTORIA NO CURSO DOCÊNCIA ON-LINE EM TEMPOS DE COVID-19, DOCÊNCIA ON-LINE EM TEMPOS DE COVID 19: RESSIGNIFICANDO A PRÁTICA DOCENTE NA UNIVERSIDADE FEDERAL D E ALAGOAS, Maria Aparecida Pereira Viana, Janis Christina Angelina Cavalcante, Chirley de Vasconcelos Lúcio Romeiro, REGINA MARIA FERREIRA DA SILVA LIMA
  • 2021, EXPERIENCIAS DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA DOCENTES/TÉCNICOS E ESTUDANTES DE PÓS-GRADUAÇÃO: CURSO MOODLE BÁSICO, DOCÊNCIA ON-LINE EM TEMPOS DE COVID 19: RESSIGNIFICANDO A PRÁTICA DOCENTE NA UNIVERSIDADE FEDERAL D E ALAGOAS, ALLANA ROBERTA VIANNA MOTTA, REGINA MARIA FERREIRA DA SILVA LIMA, Maria Aparecida Pereira Viana
  • 2021, COMUNICAÇÃO SÍNCRONA NA INTERFACE CHAT: RELATO DE EXPERIÊNCIA REALIZADA PELOS PARTICIPANTES DO CURSO DOCÊNCIA ON-LINE EM TEMPO DE DISTANCIAMENTO SOCIAL, DOCÊNCIA ON-LINE EM TEMPOS DE COVID 19: RESSIGNIFICANDO A PRÁTICA DOCENTE NA UNIVERSIDADE FEDERAL D E ALAGOAS, Maria Aparecida Pereira Viana, Luis Paulo Leopoldo Mercado
  • 2021, CURRÍCULO E FORMAÇÃO NA CULTURA DIGITAL, DOCÊNCIA ON-LINE EM TEMPOS DE COVID 19: RESSIGNIFICANDO A PRÁTICA DOCENTE NA UNIVERSIDADE FEDERAL D E ALAGOAS, Maria Aparecida Pereira Viana, GIVANILDO DA SILVA, Débora Cristina Massetto
  • 2019, ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISONADO NO CONTEXTO ESCOLAR: E AS EXPERIÊNCIAS DOS ALUNOS, NARRATIVAS DIALOGADAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES , EXPERIÊNCIA NO PIBID E NOS ESTÁGIOS SUPERVISONADOS, Abdizia Maria Alves Barros, Maria Aparecida Pereira Viana
  • 2019, USO DA MÚSICA E TIC EM PRÁTICA DE LEITURA E ESCRITA: EXPERIÊNCIAS DO PIBID COM ALUNOS DO 4o ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, NARRATIVAS DIALOGADAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES , EXPERIÊNCIAS NO PIBID E NOS ESTÁGIOS SUPEVISONADOS, Maria Aparecida Pereira Viana, LEILA CARLA DOS SANTOS QUARESMA, Mariá R~ego Tenório de Albuquerque
  • 2019, A ARTICULAÇÃO PARA A CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTOS: ACESSO À LEITURA E À ESCRITA COM O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS, NARRATIVAS DIALOGADAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSOR, experiências no PIBID e nos estágios supervisonados, Maria Cristina Raimundo da Silva, Márcia Lúcia Magalhães de Oliveira, Flávia Roseane da Cunha Mediros, Maria Aparecida Pereira Viana
  • 2019, INOVAR NA PEDAGOGIA UNIVERSITÁRIA PARA SOCIEDADE DO CONHECIMENTO, ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS E AS TIC, Maria Aparecida Pereira Viana, EDMILSON CÉSAR SALES, ARACHELLE ROSE VIANA MOTA SALES
  • 2019, SALA DE AULA INVERTIDA NA FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DE PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS:CONHECIMENTO, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO, TEMPOS DA CIBERCULTURA: NARRATIVAS DIGITAIS E CURRÍCULO, Maria Aparecida Pereira Viana, REGINA MARIA FERREIRA DA SILVA LIMA, Vera Lucia Pontes dos Santos
  • 2019, LEITURA E ESCRITA INCENTIVADA COM USO DOS QUADRINHO ALIADOS À TIC RELATO DE EXPERIÊNCIAS DO PIBID, NARRATIVAS DIALOGADAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES, EXPERIÊNCIAS NO PIBID E NOS ESTÁGIOS SUPERVISONADOS, Elisabete Camilo Fernandez, Katiúscia Gomes da Silva Malafaia, Maria Célia Nascimento, Maria Aparecida Pereira Viana
  • 2019, NARRATIVAS REFLEXIVAS DE PROFESSORES EM FORMAÇÃO, APROFUNDAMENTO TEÓRICO, NARRATIVAS DIALOGADAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES, Maria Aparecida Pereira Viana
  • 2019, DESAFIOS METODOLÓGICOS À INVESTIGAÇÃO INTERDISCIPLINAR, TEMPOS DA CIBERCULTURA: NARRATIVAS DIGITAIS E CURRÍCULO, Maria Aparecida Pereira Viana, ALLANA ROBERTA VIANNA MOTTA
  • 2019, NARRATIVAS DIGITAIS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES:O USO DO SOFTWARE NVIVO 11 NA ANÁLISE DE DADOS QUALITATIVOS, TEMPOS DE CIBERCULTURA NARRATIVAS DIGITAIS E CURRÍCULO POTENCIALIDADES EDUCATIVAS, Maria Aparecida Pereira Viana, felipe fernando talarico, LUIZ GUSTAVO DIAS DA SILVA, VIVIAN VAZ BATISTA ALVES, Maria Aparecida Pereira Viana
  • 2019, AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM MOODLE, TEMPOS DA CIBERCULTURA: NARRATIVAS DIGITAIS E CURRÍCULO, Maria Aparecida Pereira Viana Allana Roberta Viana Motta
  • 2019, AS MÍDIAS DIGITAIS PARA O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: UMA EXPERIÊNCIA NO PIBID, NARRATIVAS DIALOGADAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: EXPERIÊNCIAS NO PIBID E NOS ESTÁGIOS SUPERVISONADOS, Maria Aparecida Pereira Viana, Flávia Roseane da Cunha Mediros, Mitia Risi dos Santos Costa
  • 2019, O USO DO DSCSOFT NA ANÁLISE DE DADOS QUALITATIVOS:SOBRE AS SESSÕES DE RELATOS DE EXPERIÊNCIAS NO V WEB CURRÍCULO, O USO DO DSCSOFT NA ANÁLISE DE DADOS QUALITATIVOS:SOBRE AS SESSÕES DE RELATOS DE EXPERIÊNCIAS NO V WEB CURRÍCULO, Maria Aparecida Pereira Viana, TATSUO IWATA NETO
  • 2019, NARRATIVAS DIGITAIS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES : O USO DO SOFTWARE NVIVO 11 NA ANÁLISE DE DADOS QUALITATIVOS, TEMPOS DA CIBERCULTURA: NARRATIVAS DIGITAIS E CURRÍCULO, Felipe Fernando Talarico Luís Gustavo Dias da Silva Maria Aparecida Pereira Viana
  • 2019, O USO DO DSCSOFT NA ANÁLISE DE DADOS QUALITATIVOS: SOBRE AS SESSÕES DE RELATO DE EXPERIÊNCIAS NO VWEBCURRÍCULO, TEMPOS DA CIBERCULTURA: NARRATIVAS DIGITAIS E CURRÍCULO, Maria Aparecida pereira Viana Tatsuo Iwata Neto
  • 2019, INOVAR NA PEDAGOGIA UNIVERSITÁRIA PARA A SOCIEDADE DO CONHECIMENTO, TEMPOS DA CIBERCULTURA: NARRATIVAS DIGITAIS E CURRÍCULO, Arachelle Rose V. Motta Edmilson César Sales Maria Aparecida Pereira Viana
  • 2019, DESAFIOS METODOLÓGICOS À INVESTIGAÇÃO INTERDISCIPLINAR, TEMPOS DA CIBERCULTURA: NARRATIVAS DIGITAIS E CURRÍCULO, Maria Aparecida Pereira Viana Allana Roberta V. Motta
  • 2019, APRENDIZAGEM MEDIADA POR TECNOLOGIAS E MÍDIAS DIGITAIS: UMA LINGUAGEM HIPERTEXTUAL, TEMPOS DA CIBERCULTURA: NARRATIVAS DIGITAIS E CURRÍCULO, Allana Roberta V. Motta Maria Aparecida Pereira Viana
  • 2019, AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM MOODLE, TEMPOS DA CIBERCULTURA: NARRATIVAS DIGITAIS E CURRÍCULO, Allana Roberta V. Motta Maria Aparecida Pereira Viana
  • 2019, SALA DE AULA INVERTIDA NA FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DE PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS: CONHECIMENTO, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO, TEMPOS DA CIBERCULTURA: NARRATIVAS DIGITAIS E CURRÍCULO, Maria Aparecida Pereira Viana Regina Maria Ferreira da Silva Lima Vera Lúcia Pontes dos Santos
  • 2019, APRENDIZAGEM MEDIADA POR TECNOLOGIAS E MÍDIAS DIGITAIS: UMA LINGUAGEM HIPERTEXTUAL, APRENDIZAGEM MEDIADA POR TECNOLOGIAS E MÍDIAS DIGITAIS: UMA LINGUAGEM HIPERTEXTUAL, Maria Aparecida Pereira Viana, ALLANA ROBERTA VIANNA MOTTA
  • 2019, USO DA MÚSICA E TIC EM PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA: EXPERIÊNCIAS DO PIBID COM ALUNOS DO 4 ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, NARRATIVAS DIALOGADAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: EXPERIÊNCIA NO PIBID E NOS ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS, Leila Carla dos Santos Quaresma Mariá Rêgo Tenório de Albuquerque Maria Aparecida Pereira Viana
  • 2019, LEITURA E ESCRITA INCENTIVADAS COM USO DOS QUADRINHO ALIADOS À TIC: RELATO DE EXPERIÊNCIA DO PIBID, NARRATIVAS DIALOGADAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: EXPERIÊNCIA NO PIBID E NOS ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS, Elizabete Camilo Fernandez Katiúscia Gomes da Silva Malafaia Maria Célia Nascimento Maria Aparecida Pereira Viana
  • 2019, A ARTICULAÇÃO PARA A CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTOS: ACESSO À LEITURAE À ESCRITA COM USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS, NARRATIVAS DIALOGADAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: EXPERIÊNCIA NO PIBID E NOS ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS, Maria Cristina Raimundo da Silva Maria Aparecida Pereira Viana Márcia Lúcia Magalhães de Oliveira Flávia Roseane da Cunha Medeiros
  • 2019, AS MÍDIAS DIGITAIS PARA O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: UMA EXPERIÊNCIA NO PIBID, NARRATIVAS DIALOGADAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: EXPERIÊNCIA NO PIBID E NOS ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS, Flávia Roseane da Cinha Medeiros Mítia Risi dos Santos Costa Maria Aparecida Pereira Viana
  • 2019, SALA DE AULA ON-LINE COMO ESPAÇO DE FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES DA UFAL, PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS EM (TRANS)FORMAÇÃO DESCONSTRUINDO SABERES E REINVENTANDO PRÁTICAS, Maria Aparecida Pereira Viana, Vera Lucia Pontes dos Santos
  • 2019, ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO NO CONTEXTO ESCOLAR: UM REDESENHO DA FORMAÇÃO DOCENTE EAS EXPERIÊNCIAS DOS ALUNOS, NARRATIVAS DIALOGADAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: EXPERIÊNCIA NO PIBID E NOS ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS, Abdizia Maria Alves Barros Maria Aparecida Pereira Viana
  • 2019, NARRATIVAS REFLEXIVAS DE PROFESSORES EM FORMAÇÃO, APROFUNDAMENTO TEÓRICO, NARRATIVAS DIALOGADAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: EXPERIÊNCIA NO PIBID E NOS ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS, Maria Aparecida Pereira Viana
  • 2018, DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA: CAMINHOS PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES, FORMAÇÃO DOCENTE TECNOLOGIAS E AÇÕES PEDAGÓGICAS INOVADORAS, Maria Aparecida Pereira Viana, Anamelea de Campos Pnto
  • 2018, PRÁTICA DOCENTE COM USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO:POSSIBILIDADES E LIMITES, ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS E AS TIC, Maria Aparecida Pereira Viana, IVONALDO PEREIRA DE LIMA
  • 2018, AS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: O PAPEL DA EQUIPE GESTORA NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS E AS TIC, Maria Aparecida Pereira Viana, GIVANILDO DA SILVA
  • 2018, UNIVERSIDADE CONTEMPORANEA E O TRABALHO DOCENTE, ESTRATÉGIAS DIDÁTICA E AS TIC, Maria Aparecida Pereira Viana
  • 2018, TIC NA EDUCAÇÃO: APLICABILIDADES DOS MAPAS CONCEITUAIS EM AULAS DE LINGUA PORTUGUESA E LITERATURA NO ENSINO MÉDIO, ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS E AS TIC, Maria Aparecida Pereira Viana, ANAMELEA DE CAMPOS PINTO, SILVAM GOMES DE LIMA
  • 2018, PRÁTICA DOCENTE COM USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO: POSSIBILIDADES E LIMITES, ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS E AS TIC: RESSIGNIFICANDO AS PRÁTICAS NA SALA DE AULA, Ivonaldo Pereira Lima Maria Aparecida Pereira Viana
  • 2018, TIC NA EDUCAÇÃO: APLICABILIDADE DOS MAPAS CONCEITUAIS EM SALA DE AULA DE LÍNGUA PORTUGUESA E DE LITERATURA NO ENSINO MÉDIO, ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS E AS TIC: RESSIGNIFICANDO AS PRÁTICAS NA SALA DE AULA, silvam Gomes de Lima Anamelea de Campos Pinto Maria Aparecida pereira Viana
  • 2018, AS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO:O PAPEL DA EQUIPE GESTORA NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS E AS TIC: RESSIGNIFICANDO AS PRÁTICAS NA SALA DE AULA, Maria Aparecida Pereira Viana Givanildo da Silva

Livros (14)

  • 2023, Tecnologias digitais e práticas pedagógicas na Educação Superior, 1º autor M.A.P.VIANA (Maria Aparecida Pereira Viana) 2º autor MOURA, E. C. M. (ESMERALDA CARDOSO DE MELO MOURA) 3º autor SANTANA, S. J. (Sivaldo Joaquim de Santana)
  • 2023, TECNOLOGIAS DIGITAIS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR, Luís Paulo L. Mercado Cícera Gomes da Silva Allan Pedro da Silva Adilson Peixoto da Silva Maria Aparecida Pereira Viana Esmeralda Cardoso de Melo Moura Ig Ibert Bittencourt Maria Luísa Martins Rutyelle Nunes Nolasco Rafael Gabriel Assis Ronyvane Ferreira Bezerra Jéssica Ítala Melo Leite Farias Sivaldo Joaquim de Santana
  • 2022, Estratégias Didáticas para aulas em ambientes virtuais: Novas formas comunicativas., Autores: Allana Roberta Vianna Motta - Maria Aparecida Pereira Viana
  • 2022, NARRATIVAS REFLEXIVAS DE PROFESSORES EM FORMAÇÃO E AS ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA, análise de artigos presentes no Sítio Scielo..................................................465 Rosemeire Roberta de Lima Carloney Alves de Oliveira Editora CRV - Proibida a impressão e/ou comercialização CAPÍTULO 26 INCORPORAÇÃO DAS TIC NA ESCOLA: o uso das redes sociais nas propostas pedagógicas do ensino fundamental .............................................................487 Jayra Tenorio de Souza Sandney Farias da Cunha CAPÍTULO 27 O YOUTUBE E SUAS INFLUÊNCIAS POSITIVAS E NEGATIVAS NO APRENDIZADO DE HISTÓRIA NO ENSINO MÉDIO ..............................................................507 Francisco Thiago dos Santos Bezerra Lílian Kelly de Almeida Figueiredo CAPÍTULO 28 TECNOLOGIA ASSISTIVA: o ciberespaço como lócus de autonomia e autoria...............................................................521 Maria Aparecida Pereira Viana Maria Dolores Alves Fortes CAPÍTULO 29 REFERÊNCIAS CULTURAIS E LETRAMENTO: o uso do cordel em sequência didática como estratégia para alfabetização em uma turma da educação de jovens e adultos ...................533 Emanuelle de Oliveira Souza Maria Aparecida Pereira Viana CAPÍTULO 30 EDUCOMUNICAÇÃO COMO METODOLOGIA ATIVA NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO .........................................................553 Fabiana Maria da Silva Verçoza Carmem Lúcia de Araújo Paiva Oliveira
  • 2022, APRENDIZAGEM NA INTERNET A METODOLOGIA WEBQUEST NA PRÁTIA, Maria Aparecida Pereira Viana
  • 2021, DOCÊNCIA ON-LINE EM TEMPOS DE COVID 19: RESSIGNIFICANDO A PRÁTICA DOCENTE NA UNIVERSIDADE FEDERAL D E ALAGOAS, Viana, et. all. 2019
  • 2019, TEMPOS DE CIBERCULTURA, NARRATIVAS DIGITAIS E CURRÍCULO: POTENCIALIDADES EDUCATIVAS, VIANA, et.all. 2019
  • 2019, NARRATIVAS DIALOGADAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: EXPERIÊNCIAS NO PIBID E NOS ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS, Abdizia Maria Alves Barros, Maria Aparecida Pereira Viana
  • 2018, ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS PARA EDUCAÇÃO BÁSICA, COM USO DAS TIC, Maria Aparecida Pereira Viana Luis Paulo Leopoldo Mercado Fernando Sílvio Pimentel
  • 2017, DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA, repensando a inovação na sala de aula, Maria Aparecida Pereira Viana
  • 2017, PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS EM TRANSFORMAÇÃO (DES)CONSTRUINDO SABERES E REINVENTANDO PRÁTICAS, M.A.P.VIANA; SANTOS, V. L. P. ; BERNANRDES, C. T. R.
  • 2016, Gobernanza, balance del proceso de Bolonia, condiciones laborales y profesionalidad docente en Educación Superior., VIANA, M. A. P.; FREITAS, M. A. ; SANTOS, V. L. P. ; M.A.P.VIANA .
  • 2015, FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA DOCËNCIA ONLINE UMA EXPERIËNCIA DE PESQUISA ONLINE, SILVA, M. ; MERCADO, L. P. L. ; VIANA, M. A. P. ; PIMENTEL, F. S. C. ; M.A.P.VIANA ..
  • 2004, PROJETOS UTILIZANDO INTERNET - A METODOLOGIA WEBQUESTa, M.A.P.VIANA; MERCADO, L. P. L. (Org.) . . 1ª. ed. Maceió: Editora Universitária, 2004. v. 350. 450p .

Participações em Bancas de Concursos (16)

  • 2021, E-DIALOGICIDADE COMO PERSPECTIVA DA COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA ABERTA NOS PERIÓDICOS DE EDUCAÇÃO, Ronaldo Ferreira de Araújo Maria Aparecida Pereira Viana Luís Paulo Leopoldo Mercado
  • 2021, Participação na banca de seleção Edital n. 02/2020 - PROPEP- CGP/UFAL;PPGE -MESTRADO, Cleide Jane Araújo, Maria Aparecida Pereira Viana
  • 2020, REDES SOCIAIS E ATIVIDADES DE LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA., Professor Dr. Luís Paulo Leopoldo Mercado – Presidente Professora Dra. Maria Aparecida Pereira Viana - Avaliadora Professora Ms Vera Lúcia Pontes dos Santos - Avaliadora
  • 2020, COORDENADOR PEDAGÓGICO: DAS URGÊNCIAS CONTIDIANAS AO RESGATE DE SUA FUNÇÃO PROFISSIONAL, Maria Aparecida Pereira Viana irailde Correia Suva Oliveira Elza Maria da Silva
  • 2020, O ENSINO DE MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DO PEDAGOGO: COTIDIANOS DA MONITORIA E A PRÁTICA COLABORATIVA, Maria Aparecida Pereira Viana Carloney Alves de Oliveira Mercedes Bêtta Quintano de Carvalho Pereira dos Santos)
  • 2020, LETRAMENTO DIGITAL NO COMBATE À PROPAGAÇÃO DAS FAKE NEWS NO WHATSAPP., Professor Dr. Luís Paulo Leopoldo Mercado – Presidente Professora Dra. Maria Aparecida Pereira Viana - Avaliadora Professora Ms Vera Lúcia Pontes dos Santos - Avaliadora
  • 2020, ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS DIGITAIS PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM DA LÍNGUA INGLESA NA EDUCAÇÃO BÁSICA COM A UTILIZAÇÃO DO INSTAGRAM., Maria Aparecida Pereira Viana Luís Paulo Leopoldo Mercado) Vera Lucia Pontes dos Santos)
  • 2020, ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS PARA EDUCAÇÃO BÁSICA, COM USO DAS TIC, Maria Aparecida Pereira Viana Luís Paulo Leopoldo Mercado - presidente Vera Lucia Pontes dos Santos
  • 2020, PRODUÇÃO INTERTEXTUAL NAS AULAS DE GEOGRAFIA COMINTERMÉDIO DO WHATSAPP., Professor Dr. Luís Paulo Leopoldo Mercado – Presidente Professora Dra. Maria Aparecida Pereira Viana - Avaliadora Professora Ms Vera Lúcia Pontes dos Santos - Avaliadora
  • 2020, Contribuíções do Programa de bolsa de Iniciação à Docência para o processo de inclusão Escolar de uma aluna com transtorno de Espectro Autista, Neiza Fumer - presidente Maria Aparecida Pereira Viana
  • 2019, O USO DE JOGOS COM MATERIAIS RECICLÁVEIS NO ENSINO E APRENDIZAGEM DA LÍNGUA DE SINAIS - LIBRAS, Radjama da Silva Teixeira - presidente Thiago Bruno de Souza Santos - Avaliador Maria Aparecida Pereira Viana - Avaliador
  • 2019, O ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO CURSO DE PEDAGOGIA DA UFAL, Maria Aparecida Pereira Viana Abdizia Maria Alves Barros Valéria Campos Cavalcante
  • 2019, DESENVOLVIMENTO DE ESTRATÉGIAS COGNITIVAS COM JOGOS DIGITAIS NO ENSINO DE INGLÊS, Maria Aparecida Pereira Viana - Avaliadora Fernando Sílvio Cavalcante Pimentel - Presidente DANIEL AUGUSTOI MONTEIR DE BARROS - Avaliador
  • 2019, A UTILIZAÇÃO DE MATERIAS MANIPULATIVOS NO ENSINO DE MATEMÁTICA, Carloney Alves de Oliveira - Carloney Maria Aparecida Pereira Viana- Avaliador Rafhael Oliveira de Freitas - Avaliador
  • 2019, ANDREZZA CARINE SANTOS BARBOSA DE QUEIROZ, Maria Aparecida Pereira Viana Abdizia Maria Alves Barros Valéria Campos Cavalcante
  • 2018, O USO DE JOGOS VIRTUAIS PARA A ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL, Maria Aparecida Pereira Viana Fernando Sílvio Cavalcante Pimentel Maria Dolores Fortes Alves

Participações em Bancas de Cursos (38)

  • 2024, Dissertação de Mestrado USO DE JOGOS DIGITAIS E ENSINO DE LEITURA PARA ESTUDANTES COM AUTISMO, LUIZ EDUARDO VIEIRA DA SILVA
  • 2024, Monografia de Graduação OS BENEFICIOS DO TRABALHO SOCIAL ENTRE ESCOLA E COMUNIDADE: aprofundamento teorico, JULIENE RODRIGUES BENTO
  • 2024, Monografia de Graduação OS BENEFICIOS DO TRABALHO SOCIAL ENTRE ESCOLA E COMUNIDADE: aprofundamento teorico, ISABEL ALVES DA SILVA
  • 2024, Monografia de Graduação COMPETENCIAS DIGITAIS NO CONTEXTO DE SALA DE AULA:narrativas reflexivas dos professores na educacao superior, um estudo pos-pandemia , ROBERIA SOARES DE AQUINO
  • 2024, Monografia de Graduação NARRATIVAS REFLEXIVAS DE PROFESSORES: Um estudo de caso em 55uma escola do municipio de Sao Jose da Tapera, ANA ALVES SILVA
  • 2024, Monografia de Graduação NARRATIVAS REFLEXIVAS DE PROFESSORES: Um estudo de caso em 55uma escola do municipio de Sao Jose da Tapera , GABRIELLE SANTOS COSTA
  • 2023, Dissertação de Mestrado TECNOLOGIA ASSISTIVA NAS AULAS DE EDUCACAO FISICA ESCOLAR PARA ESTUDANTES COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA , MARCUS VINICIUS DA SILVA
  • 2023, Qualificação de Doutorado CRISE DA EXPERIENCIA NARRATIVA: POR UMA PEDAGOGIA A CONTRAPELO HISTORICO E EMANCIPADORA, DARLAN DO NASCIMENTO LOURENCO
  • 2023, Dissertação de Mestrado MAPEANDO PRATICAS INCLUSIVAS E INTEGRADORAS DE UM ESPACO DE DESENVOLVIMENTO INTEGRAL PARA CRIANCAS DE 0 A 3 ANOS NO MUNICIPIO DE MACEIO , JULIANA MELO HOLANDA
  • 2023, Dissertação de Mestrado AUTOAVALIACAO DOCENTE PARA O PLANEJAMENTO, DESENVOLVIMENTO E AVALIACAO DA EDUCACIONAL ESCAPE ROOM , EMERSON MICHAEL PEREIRA DA SILVA
  • 2023, Qualificação de Mestrado NARRATIVAS DIGITAIS E APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA: tecendo saberes com a nova arte de contar historias, ESMERALDA CARDOSO DE MELO MOURA
  • 2023, Qualificação de Mestrado Tecnologia assistiva nas aulas de Educacao Fisica escolar para estudantes com Transtorno do Espectro Autista, MARCUS VINICIUS DA SILVA
  • 2023, Dissertação de Mestrado Ensino Remoto Emergencial e as implicacoes para o trabalho docente: um estudo de caso em escolas de Maceio, IRIS MARIA DOS SANTOS FARIAS
  • 2023, Dissertação de Mestrado NARRATIVAS REFLEXIVAS DE ESTUDANTES DO CURSO DE PEDAGOGIA A DISTANCIA DA UFAL (2012, 2013, 2014): UM ESTUDO DE CASO, WILLAMS DOS SANTOS RODRIGUES LIMA
  • 2022, Tese Doutorado APRENDIZAGENS BIOGRAFICAS DE JOVENS ATUANTES EM MOVIMENTOS CULTURAIS: encontros e desencontros identitarios na experiencia de si, EMANUELLE DE OLIVEIRA SOUZA
  • 2022, Qualificação de Mestrado MAPEANDO PRATICAS INCLUSIVAS E INTEGRADORAS DE UM ESPACO DE DESENVOLVIMENTO INTEGRAL PARA CRIANCAS DE 0 A 3 ANOS NO MUNICIPIO DE MACEIO , JULIANA MELO HOLANDA
  • 2022, Qualificação de Mestrado NARRATIVAS REFLEXIVAS DE ESTUDANTES DO CURSO DE PEDAGOGIA A DISTANCIA DA UFAL (2012, 2013, 2014): UM ESTUDO DE CASO, WILLAMS DOS SANTOS RODRIGUES LIMA
  • 2021, Dissertação de Mestrado UM OLHAR ECOFORMADOR E TRANSDISCIPLINAR SOBRE A FORMACAO CONTINUADA DO PROFESSOR CAMPONES: pensando a inclusao em uma turma multisseriada de uma escola do campo , TAMIRES DE CAMPOS LEITE
  • 2021, Monografia de Graduação TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO BÁSICA: DESAFIOS PARA OS PROFESSORES EM TEMPO DE COVID-19, Maria Aparecida Pereira Viana Elza Maria da Silva Irailde correia de Oliveira
  • 2021, Monografia de Graduação LEITURA E ESCRITA INCENTIVADAS COMUSO DE QUADRINHOS ALIADOS ÀS TIC: RELATO DE EXPERIÊNCIAS DO PIBID, Maria Aparecida Pereira Viana - presidente Elza Maria da Silva abdizia Maria Alves barros
  • 2021, Monografia de Graduação A VALORIZAÇÃO DA CULTURA POPULAR E A ORALIDADE NA EJAI: EXPERIÊNCIAS FORMATIVAS DO PIBID CONTRIBUINDO PARA A CONSTRUÇÃO DOS MODOS DE ENSINAR, Maria Aparecida Pereira Viana Elza Maria da Silva Abdizia Maria Alves Barros
  • 2021, Dissertação de Mestrado E-DIALOGICIDADE COMO PERSPECTIVA DA COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA ABERTA NOS PERIÓDICOS DE EDUCAÇÃO, Maria Aparecida Pereira Viana, Ronaldo Ferreira de Araujo, Luis Paulo Leopoldo Mercado
  • 2020, Monografia de Graduação COORDENADOR PEDAGÓGICO: DAS URGÊNCIAS CONTIDIANAS AO RESGATE DE SUA FUNÇÃO PROFISSIONAL, Iralde Correia de Souza Oliveira, Elza Maria da Silva, Maria Aparecida Pereira Viana
  • 2020, Monografia de Graduação O ESTÁGIO SUPERVISONADO NO CURSO DE PEDAGOGIA: NARRATIVAS EXPERIENCIADAS POR DUAS ALUNAS, Maria Aparecida Pereira Viana - Presidente Givanildo da Silva Edlene Cavalcante Santos
  • 2020, Monografia de Graduação Contribuíções do Programa de bolsa de Iniciação à Docência para o processo de inclusão Escolar de uma aluna com transtorno de Espectro Autista, Márcia Lúcia Nogueira de Lima Barros, Marily Oliveira Barbosa, Neiza Fúmer, Maria Aparecida Pereira Viana
  • 2020, Monografia de Especialização LETRAMENTO DIGITAL NO COMBATE À PROPAGAÇÃO DAS FAKE NEWS NO WHATSAPP., Luis Paulo Leopoldo Mercado, Vera Lucia Pontes dos Santos, Maria Aparecida Pereira Viana
  • 2020, Monografia de Especialização PRODUÇÃO INTERTEXTUAL NAS AULAS DE GEOGRAFIA COMINTERMÉDIO DO WHATSAPP., Luis Paulo Leopoldo Mercado, Vera Lucia Pontes dos Santos, Maria Aparecida Pereira Viana
  • 2020, Monografia de Graduação O ENSINO DE MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DO PEDAGOGO: COTIDIANOS DA MONITORIA E A PRÁTICA COLABORATIVA, Carloney Alves de Oliveira, Mercedes Bêtta Quintano de Carvalho Pereira dos Santos, Maria Aparecida Pereira Viana
  • 2020, Monografia de Especialização ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS DIGITAIS PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM DA LÍNGUA INGLESA NA EDUCAÇÃO BÁSICA COM A UTILIZAÇÃO DO INSTAGRAM., Luis Paulo Leopoldo Mercado, Vera Lucia Pontes dos Santos, Maria Aparecida Pereira Viana
  • 2020, Monografia de Especialização REDES SOCIAIS E ATIVIDADES DE LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA., Luis Paulo Leopoldo Mercado, Vera Lucia Pontes dos Santos, Maria Aparecida Pereira Viana
  • 2020, Monografia de Especialização POTENCIALIDADES DE SIMULADORES NO ENSINO DE FÍSICA., Luis Paulo Leopoldo Mercado, Vera Lucia Pontes dos Santos, Maria Aparecida Pereira Viana
  • 2019, Monografia de Graduação MATERIAIS MANIPULATIVOS NO ENSINO DE MATEMÁTICA, Maria Aparecida Pereira Viana, Carloney Alves de Oliveira, Raphael Oliveira de Freitas, Maria Aparecida Pereira Viana
  • 2019, Monografia de Graduação O USO DE JOGOS VIRTUAIS PARA A ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL, Ferrnando Sílvio Cavalcante Pimentel, Maria Dolores Fortes Alves, Maria Aparecida Pereira Viana
  • 2019, Monografia de Graduação O ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO CURSO DE PEDAGOGIA DA UFAL, Abdizia Maria Alves Barros, Valéria Campos Cavalcante, Maria Aparecida Pereira Viana
  • 2019, Monografia de Graduação DESENVOLVIMENTO DE ESTRATÉGIAS COGNITIVAS COM JOGOS DIGITAIS NO ENSINO DE INGLÊS, Ferrnando Sílvio Cavalcante Pimentel, DANIEL AUGUSTOI MONTEIR DE BARROS, Maria Aparecida Pereira Viana
  • 2019, Monografia de Graduação O USO DE JOGOS COM MATERIAIS RECICLÁVEIS NO ENSINO E APRENDIZAGEM DA LÍNGUA DE SINAIS - LIBRAS, Radjama da Silva Teixeira, Thiago Bruno de Souza santos, Maria Aparecida Pereira Viana
  • 2019, Monografia de Graduação A UTILIZAÇÃO DE MATERIAS MANIPULATIVOS NO ENSINO DE MATEMÁTICA, Carloney Alves de Oliveira, Rafhael Oliveira de Freitas, Maria Aparecida Pereira Viana
  • 2019, Monografia de Graduação LEITURA E ESCRITA INCENTIVADAS COM USO DOS QUADRINHOS ALIADOS ÀS TIC: RELATO DE EXPERIÊNCIA, ELMA MARIA SILVA, LÍVIA SOARES FERNANDES, Maria Aparecida Pereira Viana

Participação em Colegiados e Comissões (5)

  • Membro do Colegiado do Curso de Pedagogia, Membro, UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
  • Membro do Colegiado do PPGE, Membro, UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
  • Membro suplente do Colegiado Restrito do curso de Pedagogia, Membro, UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
  • Membro suplente do Colegiado Restrito do Programa de Pós Graduação do CEDU - PPGE, Membro, UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
  • Membro da Comissão de bolsas de 2021.1 do Programa de PPGE, Membro, UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS

Trabalho de Fim de Curso(61)

  • Formação continuada dos docentes da rede estadual de ensino: um estudo de caso dos NTEs trabalhando a inclusão digital., MARIA EDNA DA SILVA ,
  • Formação continuada dos docentes da rede estadual de ensino: um estudo de caso dos NTEs trabalhando a inclusão digital., MAYARA MAGDA DA SILVA ALMEIDA ,
  • A leitura e as escrita com uso das tecnologias digitais: Articulação para a construção do conhecimento, DEISIANE ARAÚJO DO ESPÍRITO SANTO ,
  • Avaliação: instrumento a favor ou arma contra os alunos , VERA LUCIA GAUDÊNCIO DA SILVA ,
  • AS MÍDIAS COMO FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS EM SALA DE AULA:UMA REFLEXÃO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO, ELAINE SOUTO DE MENEZES ,
  • SOB O OLHAR DO MONITOR: CONTRATEMPOS E ANÁLISES DAS EXPERIÊNCIAS DO DOCENTE E DISCENTE NA DISCIPLINA DE ESTÁGIO III, GIUCELLY PALMEIRA DANTAS ,
  • FORMAÇÃO CONTINUADA: REFLEXÕES DO COTIDIANO DOS PROFESSORES DURANTE O ESTÁGIO SUPERVISIONADO, JAKELINE DO NASCIMENTO BONFIM ,
  • Formação de professores da Educação Básica, THAIS EMANUELA DIONISIO DE LIMA ,
  • O uso da música e TIC em práticas de leitura e escrita: experiências do PIBID com alunos do 4º ano do Ensino Fundamental, LEILA CARLA DOS SANTOS QUARESMA ,
  • Reflexão sobre a avaliação da aprendizagem no processo de ensino: um estudo de caso, SIMONE SILVA BEZERRA ,
  • O estagio supervisionado no curso de pedagogia: narrativas experienciadas por duas alunas., LUCIENE GOMES DA SILVA ,
  • NARRATIVAS REFLEXIVAS PROFISSIONAIS: ESTUDO DE CASO NO PRGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA ? PIBIC 2020/2021, SAMYRA BYTTHYAN DE MELO ZEFERINO ,
  • SITUAÇÃO DO COTIDIANO:BRINCADEIRAS DE "FAZ DE CONTAS"NA EDUCAÇÃO INFANTIL, AUDENY FERREIRA DOS SANTOS ,
  • O USO DAS NTIC EM UMA ESCOLA DA REDE MUNICIPAL DE PILAR:AVANÇOS E DESAFIOS, EDNA OLIVEIRA DA SILVA ,
  • O autismo e as novas tecnologias: uma revisão bibliográfica, LIVIA MARIANE SILVA ,
  • FORMAÇÃO DE ROFESSORES ? PRÁTICAS AVALIATIVAS E EDUCATIVAS, SELENE BRAGA DE SOUZA ,
  • A leitura e as escrita com uso das tecnologias digitais: Articulação para a construção do conhecimento, MÁRCIA LÚCIA MAGALHÃES DE OLIVEIRA ,
  • FORMAÇÃO CONTINUADA: REFLEXÕES DO COTIDIANO DOS PROFESSORES DURANTE O ESTÁGIO SUPERVISIONADO, SIMONE PEREIRA MAIA BANDEIRA ,
  • TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO BÁSICA:DESAFIOS PARA OS PROFESSORES EM TEMPO DE COVID-19, ELIZÂNGELA RAMOS DE OLIVEIRA ,
  • ESTÁGIO SUPERVISIONADO: reflexões e experiências na prática docente, BEATRIZ MARTILIANO DA SILVA ,
  • TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO:SUBSÍDIOS E RESIDÊNCIAS DO PROFESSOR DIANTE DO NOVO, MARIZA ALVES DA SILVA ,
  • Novas tecnologias: repensado o fazer pedagógico nas salas de alfabetização , ALEXANDRA VITOR DE MELO OLIVEIRA ,
  • Avaliação: instrumento a favor ou arma contra os alunos , MARLUCE MENDES GAUDENCIO DA SILVA ,
  • O BULLYING NA EDUCAÇÃO:REFLEXÕES A PARTIR DA REALIDADE OBSERVADA EM UMA ESCOLA DA REDE MUNICIPAL DE MACEIÓ, JOÃO MARIA FERNANDES PEREIRA ,
  • EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA COMO ESTRATÉGIA DE APRENDIZAGEM RELATO DE EXPERIÊNCIA, MARIA VALDIRLENE VIEIRA FIRMINO ,
  • Formação de professores da Educação Básica, GLEISE ELIS SOARES ,
  • O USO DAS NTIC EM UMA ESCOLA DA REDE MUNICIPAL DE PILAR:AVANÇOS E DESAFIOS, MARIA MADALENA DOS SANTOS ,
  • O PROFESSOR E A CRISE DE PARADIGMAS:O EDUCADOR EM FOCO, MARIA DE FÁTIMA DOS SANTOS ARAÚJO ,
  • Avaliação: instrumento a favor ou arma contra os alunos , EDNEIDE DA SILVA AMARAL ,
  • As tecnologias, o uso da mídia e ambiente virtuais de aprendizagem no ensino da Matemática, RAFAELLA GOUVEIA MELO BRANDÃO XAVIER ,
  • AS MÍDIAS COMO FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS EM SALA DE AULA:UMA REFLEXÃO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO, MARA LUSIA MACENA DE LIMA SILVA ,
  • Leitura e Escrita incentivadas com uso de quadrinhos aliados às TIC: Relato de experiência do PIBID., KATIUSCIA GOMES DA SILVA MALAFAIA ,
  • A MÚSICA NO ENSINO FUNDAMENTAL I: RELATO DE EXPERIÊNCIA EM UMA CIDADE DO INTERIOR DE ALAGOAS, JACOB DIAS DA SILVA ,
  • A UTILIZAÇÃO DA FÁBULAS COM ALUNOS DAS SÉRIES INICIAIS DE UMA ESCOLA DE REDE MUNICIPAL DA CIDADE DE VIÇOSA, LUZITANIA PEREIRA DA SILVA ,
  • O USO DAS NTIC EM UMA ESCOLA DA REDE MUNICIPAL DE PILAR:AVANÇOS E DESAFIOS, MICHELINE FELIX CORDEIRO ,
  • Educação a Distância: UTILIZAÇÃO DA PLATAFORMA MOODLE NO CURSO DE PEDAGOGIA DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA DE ALAGOAS., ANNA KAROLLYNE ALVES DOS SANTOS ,
  • TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO BÁSICA:DESAFIOS PARA OS PROFESSORES EM TEMPO DE COVID-19, MARICEIA DA SILVA SANTOS ,
  • Novas tecnologias: repensado o fazer pedagógico nas salas de alfabetização , ALECKSANDRA EMIDIO PEREIRA DE OLIVEIRA ,
  • O estagio supervisionado no curso de pedagogia: narrativas experienciadas por duas alunas., MARTA TELES CAVALCANTE ,
  • A valorização da cultura popular e da oralidade na EJA(I): experiências formativas do PIBID contribuindo para a construção dos modos de ensinar, EMANUELLE DE OLIVEIRA SOUZA ,
  • A Influência dos Jogos Eletrônicos aplicados ao Ensino-Aprendizagem das Crianças, Mariana de Fatima Noronha dos Santos ,
  • As tecnologias, o uso da mídia e ambiente virtuais de aprendizagem no ensino da Matemática, MALANE TENÓRIO CAVALCANTE ,
  • Educação a Distância: UTILIZAÇÃO DA PLATAFORMA MOODLE NO CURSO DE PEDAGOGIA DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA DE ALAGOAS., LAISE PATRÍCIA DA SILVA NASCIMENTO ,
  • EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA COMO ESTRATÉGIA DE APRENDIZAGEM RELATO DE EXPERIÊNCIA, ROSANGELA FERREIRA DA SILVA ,
  • EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA COM O USO DAS TIC E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES, POLYANA MARQUES LIMA RODRIGUES ,
  • O ENSINO SUPERIOR A DISTÂNCIA : UMA ANÁLISE SOBRE A EXPANSÃO NA REDE PÚBLICA, NADJANE ALEXANDRINO DE SENA ,
  • Estágio Supervisionado 3: Relato das experiências vivenciadas pelos alunos de Pedagogia, DAYANE THAIS NOGUEIRA DE ALMEIDA ARAÚJO ,
  • O PROFESSOR E A CRISE DE PARADIGMAS:O EDUCADOR EM FOCO, GENISSELLE MARIA DA SILVA ,
  • O USO DO SOFTWARE HAGAQUE COMO FERRAMENTA TECNOLÓGICA NA CONSTRUÇÃO DA LEITURA E DA ESCRITA NO 4º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL1, LEONICE ARCANJO SILVA ,
  • FORMAÇÃO DE ROFESSORES ? PRÁTICAS AVALIATIVAS E EDUCATIVAS, MARICLEIDE MARIA DA SILVA ,
  • O BULLYING NA EDUCAÇÃO:REFLEXÕES A PARTIR DA REALIDADE OBSERVADA EM UMA ESCOLA DA REDE MUNICIPAL DE MACEIÓ, GRACIETE MORAES DA SILVA ,
  • EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA COM O USO DAS TIC E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES, WILLAMS DOS SANTOS RODRIGUES LIMA ,
  • Reflexão sobre a avaliação da aprendizagem no processo de ensino: um estudo de caso, JEILMA GOMES MELO ,
  • LEITURA EM CONTEXTOS DIGITAIS: atuação do pedagogo na Educação Básica, MIRELY ALVES CARDOSO LIMA ,
  • Estágio Supervisionado 3: Relato das experiências vivenciadas pelos alunos de Pedagogia, MARIA HELENA FERREIRA SANTOS ,
  • COMPETÊNCIAS DIGITAIS NO CONTEXTO DE SALA DE AULA:narrativas reflexivas dos professores na educação superior, um estudo pós-pandemia , ROBERIA SOARES DE AQUINO , 02/2024
  • NARRATIVAS REFLEXIVAS DE PROFESSORES: Um estudo de caso em 55uma escola do município de São José da Tapera  , GABRIELLE SANTOS COSTA , 01/2024
  • NARRATIVAS REFLEXIVAS DE PROFESSORES: Um estudo de caso em 55uma escola do município de São José da Tapera, ANA ALVES SILVA , 01/2024
  • Aula inovadora e inclusiva: para o aprendizado ativo durante o ensino remoto na educação básica, LANA GABRIELE DOS SANTOS , 02/2024
  • OS BENEFÍCIOS DO TRABALHO SOCIAL ENTRE ESCOLA E COMUNIDADE: aprofundamento teórico, ISABEL ALVES DA SILVA , 02/2024
  • OS BENEFÍCIOS DO TRABALHO SOCIAL ENTRE ESCOLA E COMUNIDADE: aprofundamento teórico, JULIENE RODRIGUES BENTO , 02/2024

Orientações de Pós-Graduação (10)

  • Mestrado, WILLAMS DOS SANTOS RODRIGUES LIMA, 03/2021 - , Concluída em 01/2023
  • Mestrado, IRIS MARIA DOS SANTOS FARIAS, 03/2021 - , Concluída em 01/2023
  • Mestrado, MARCUS VINICIUS DA SILVA, 03/2022 - , Orientação em Andamento
  • Mestrado, EMILLY AMÂNCIO ARAÚJO BARBOSA, 03/2024 - , Orientação em Andamento
  • Mestrado, SAMYRA BYTTHYAN DE MELO ZEFERINO, 03/2024 - , Orientação em Andamento
  • Mestrado, ROSELY MARIA MORAIS DE LIMA FRAZÃO, 03/2024 - , Orientação em Andamento
  • Mestrado, THELMA VANESSA MOREIRA COSTA, 07/2023 - , Orientação em Andamento
  • Mestrado, DENER RODRIGUES DE SOUZA, 02/2023 - , Orientação em Andamento
  • Mestrado, CICERA GOMES DA SILVA, 02/2023 - , Orientação em Andamento
  • Mestrado, ESMERALDA CARDOSO DE MELO MOURA, 02/2022 - , Orientação em Andamento

SIGAA | NTI - Núcleo de Tecnologia da Informação - (82) 3214-1015 | Copyright © 2006-2024 - UFAL - sig-app-4.srv4inst1 v4.9.3_s.127 13/05/2024 18:25